Tat tvam asi em Schopenhauer e Vivekananda: considerações sobre a moralidade hindu contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Decock, Diana Chao
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-08062021-213431/
Resumo: A admiração de Schopenhauer pela sabedoria indiana perpassa a maior parte de seus escritos, que constantemente fazem uso de conceitos e expressões hindus, como a célebre fórmula sânscrita tat tvam asi (isso és tu). O filósofo alemão toma tat tvam asi como a expressão mais perfeita do conhecimento da identidade metafísica de todos os seres e atribui a este conhecimento o fundamento da moralidade e da ética (da compaixão e da negação da vontade de vida), sem sequer imaginar que um dia a sua interpretação pudesse impactar o próprio hinduísmo, ou aquilo que Hacker denomina \"neo-hinduísmo\". Hacker, um dos grandes indólogos do século XX, apresenta uma categoria ao mundo acadêmico: o \"neo-hinduísmo\" e faz uso da influência de Schopenhauer em Vivekananda para justificar a sua teoria. Vivekananda, um dos grandes líderes espirituais da Índia moderna, teria inserido no hinduísmo elementos propriamente ocidentais, sem qualquer referência à tradição. Por influência da interpretação schopenhaueriana de tat tvam asi, Vivekananda, segundo Hacker, muda seu posicionamento perante o quietismo e cria uma moral, cujo foco é a compaixão. Porém, a teoria de Hacker apresenta problemas metodológicos e epistêmicos, capazes de depreciar o pensamento hindu contemporâneo, em especial, o de Vivekananda. Nesta pesquisa, será demonstrada não somente a fraqueza teórica de Hacker, mas a capacidade criativa e interpretativa de Schopenhauer e de Vivekananda que, com bases e fundamentações filosóficas distintas, apresentaram um novo olhar sobre tat tvam asi. Para isso, a pesquisa será dividida em 3 partes. Primeiramente, será analisada a interpretação schopenhaueriana da fórmula sânscrita, evidenciando as bases epistêmicas e as consequências éticas de tat tvam asi. Em um segundo momento, será demonstrado como a influência de Schopenhauer em Vivekananda foi utilizada por Hacker para ilustrar e justificar o \"neo-hinduísmo\", categoria fortemente criticada por indólogos contemporâneos. E, seguindo os passos dos pesquisadores que visam desconstruir a ideia de \"neo-hinduísmo\", a terceira e última parte da pesquisa denunciará as imprecisões da pesquisa de Hacker, evidenciando que não há uma mudança ou uma ruptura nas considerações morais de Vivekananda, após a utilização da expressão tat tvam asi. Vivekananda apropria-se da interpretação schopenhaueriana de tat tvam asi para justificar o seu Projeto de Ved?nta prático e faz da fórmula sânscrita não somente a base da moralidade, mas do engajamento social, fundamental, ao seu ver, para a mobilização de seu povo. Vivekananda, assim como Schopenhauer, apresenta uma visão inovadora de tat tvam asi e a sua originalidade não deve deslegitimar o seu pensamento ou fazer dele menos hindu do que um suposto \"hinduísmo tradicional\" estabelecido por lentes ocidentais, como as de Hacker.
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Hacker, um dos grandes indólogos do século XX, apresenta uma categoria ao mundo acadêmico: o \"neo-hinduísmo\" e faz uso da influência de Schopenhauer em Vivekananda para justificar a sua teoria. Vivekananda, um dos grandes líderes espirituais da Índia moderna, teria inserido no hinduísmo elementos propriamente ocidentais, sem qualquer referência à tradição. Por influência da interpretação schopenhaueriana de tat tvam asi, Vivekananda, segundo Hacker, muda seu posicionamento perante o quietismo e cria uma moral, cujo foco é a compaixão. Porém, a teoria de Hacker apresenta problemas metodológicos e epistêmicos, capazes de depreciar o pensamento hindu contemporâneo, em especial, o de Vivekananda. Nesta pesquisa, será demonstrada não somente a fraqueza teórica de Hacker, mas a capacidade criativa e interpretativa de Schopenhauer e de Vivekananda que, com bases e fundamentações filosóficas distintas, apresentaram um novo olhar sobre tat tvam asi. Para isso, a pesquisa será dividida em 3 partes. Primeiramente, será analisada a interpretação schopenhaueriana da fórmula sânscrita, evidenciando as bases epistêmicas e as consequências éticas de tat tvam asi. Em um segundo momento, será demonstrado como a influência de Schopenhauer em Vivekananda foi utilizada por Hacker para ilustrar e justificar o \"neo-hinduísmo\", categoria fortemente criticada por indólogos contemporâneos. E, seguindo os passos dos pesquisadores que visam desconstruir a ideia de \"neo-hinduísmo\", a terceira e última parte da pesquisa denunciará as imprecisões da pesquisa de Hacker, evidenciando que não há uma mudança ou uma ruptura nas considerações morais de Vivekananda, após a utilização da expressão tat tvam asi. Vivekananda apropria-se da interpretação schopenhaueriana de tat tvam asi para justificar o seu Projeto de Ved?nta prático e faz da fórmula sânscrita não somente a base da moralidade, mas do engajamento social, fundamental, ao seu ver, para a mobilização de seu povo. Vivekananda, assim como Schopenhauer, apresenta uma visão inovadora de tat tvam asi e a sua originalidade não deve deslegitimar o seu pensamento ou fazer dele menos hindu do que um suposto \"hinduísmo tradicional\" estabelecido por lentes ocidentais, como as de Hacker.Schopenhauer\'s admiration for Indian wisdom runs through most of his writings. In them he makes use of Hindu concepts and expressions, such as the Sanskrit formula tat tvam asi (thou art that). The German philosopher undestands tat tvam asi as the basis of morality, which despite being intuited by Indian sages, it was perfected in his own philosophy. Schopenhauer believes he is briging the rational and abstract clarity of the immediate knowledge of the metaphysical identity of all beings, as well as its ethical consequences: compassion and the denial of the will to live, without supposing that eventually his interpretation could impact Hinduism, or as Hacker has put it \"neo-Hinduism\". Hacker, a key indologists of the 20th century, introduces \"neo-Hinduism\" as a category into academia and explore the connections of Schopenhauer\'s theoretical influence in Vivekananda to formulate his argument. Vivekananda, a key spiritual leader of modern India, would have, according to Hacker, integrated Western elements to Hinduism. Influenced by the Schopenhauerian interpretation of at tat tvam asi, Vivekananda changes his view on quietism and establishes a new moral, focusing in compassion and social engagement. However, Hacker\'s theory faces serious issues, both methodological and epistemic, with the consequence of depreciating contemporary Hindu thought - especially Vivekananda\'s. This research will demonstrate Hacker\'s theoretical weakness and the creative and interpretive capacity of Schopenhauer and Vivekananda, whose different philosophical bases and foundations, brought a new contribution to tat tvam asi. The dissertation is divided in 3 parts. First, the Schopenhauerian interpretation of the Sanskrit formula is analyzed, according to its epistemic bases and the ethical consequences of tat tvam asi. Second, it is demonstrated how Schopenhauer\'s influence in Vivekananda was used by Hacker to illustrate and justify \"neo-Hinduism, a category strongly criticized by contemporary indologists. And, following the steps of contemporary scholars who aim to deconstruct the idea of \"neo-Hinduism\", the third and last part of the dissertation denounces Hacker\'s epistemic inaccuracies, showing that there is no change or rupture in Vivekananda\'s moral considerations after he starts using the expression tat tvam asi. Vivekananda appropriates the Schopenhauerian interpretation of tat tvam asi to justify the basis of morality and the social engagement, necessary, in his view, for the activism of hidus. Vivekananda, like Schopenhauer, produces an innovative view of tat tvam asi and his originality should not delegitimize his thinking, as would Hacker, which, using Western lenses, made Vivekananda less Hindu than an alleged \"traditional Hinduism\".Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCacciola, Maria Lucia Mello e OliveiraDecock, Diana Chao2021-03-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-08062021-213431/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-06-10T01:04:02Zoai:teses.usp.br:tde-08062021-213431Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-06-10T01:04:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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