A bacia hidrográfica como conteúdo estruturante para diferentes disciplinas nos anos finais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Polo, Flávio Renato Marqueti
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18160/tde-05112021-171506/
Resumo: A bacia hidrográfica vem sendo apontada em muitos trabalhos como temática que favorece a prática de ensino interdisciplinar e a conscientização sobre os problemas ambientais. A estrutura curricular está organizada em disciplinas, ou componentes curriculares sendo possível a interdisciplinaridade, por meio do desenvolvimento de práticas de ensino que integram os conteúdos que tornam o processo de ensino-aprendizagem contextualizado ao estudante. Tendo como referencial teórico estudos sobre o currículo e seu ensino, o trabalho teve como objetivo propor e analisar, na visão dos(as) professores(as) participantes, um projeto colaborativo que visou integrar a bacia hidrográfica como conteúdo das disciplinas envolvidas de forma interdisciplinar nos anos finais do ensino fundamental em uma escola da rede pública. Por meio da metodologia de pesquisa-ação, um grupo de professores(as) foi convidado a desenvolver sequências didáticas estruturadas a partir da bacia hidrográfica, em reuniões formativas, de discussão do currículo, visitas à campo e elaboração de planos de aula nas disciplinas de Matemática, Língua Portuguesa, História e Ciências. Para coleta de dados foram analisados questionários, reflexão escrita, roteiros de atividade de campo, planos de aula e entrevistas. Os resultados indicam que a formação de um grupo foi determinante para colaboração e preparação de aulas, apoiadas na reflexão sobre a bacia hidrográfica e o currículo. Para estes(as) professores(as), a conquista de um espaço de formação continuada coletiva na escola possibilitou tornar a bacia hidrográfica um conteúdo estruturante e fortaleceu a interdisciplinaridade, resultado que sinaliza o elevado potencial pedagógico das iniciativas de colaboração docente na escola para tornar viável a interdisciplinaridade no ensino.
id USP_5804cdfaf452640f24d2d0c1bfd1fa88
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-05112021-171506
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A bacia hidrográfica como conteúdo estruturante para diferentes disciplinas nos anos finais do ensino fundamentalThe river basin as structuring content for different subjects in the final years of elementary schoolBacia hidrográficaCurrículoCurriculumEnsinoInterdisciplinaridadeInterdisciplinarityRiver basinTeachingA bacia hidrográfica vem sendo apontada em muitos trabalhos como temática que favorece a prática de ensino interdisciplinar e a conscientização sobre os problemas ambientais. A estrutura curricular está organizada em disciplinas, ou componentes curriculares sendo possível a interdisciplinaridade, por meio do desenvolvimento de práticas de ensino que integram os conteúdos que tornam o processo de ensino-aprendizagem contextualizado ao estudante. Tendo como referencial teórico estudos sobre o currículo e seu ensino, o trabalho teve como objetivo propor e analisar, na visão dos(as) professores(as) participantes, um projeto colaborativo que visou integrar a bacia hidrográfica como conteúdo das disciplinas envolvidas de forma interdisciplinar nos anos finais do ensino fundamental em uma escola da rede pública. Por meio da metodologia de pesquisa-ação, um grupo de professores(as) foi convidado a desenvolver sequências didáticas estruturadas a partir da bacia hidrográfica, em reuniões formativas, de discussão do currículo, visitas à campo e elaboração de planos de aula nas disciplinas de Matemática, Língua Portuguesa, História e Ciências. Para coleta de dados foram analisados questionários, reflexão escrita, roteiros de atividade de campo, planos de aula e entrevistas. Os resultados indicam que a formação de um grupo foi determinante para colaboração e preparação de aulas, apoiadas na reflexão sobre a bacia hidrográfica e o currículo. Para estes(as) professores(as), a conquista de um espaço de formação continuada coletiva na escola possibilitou tornar a bacia hidrográfica um conteúdo estruturante e fortaleceu a interdisciplinaridade, resultado que sinaliza o elevado potencial pedagógico das iniciativas de colaboração docente na escola para tornar viável a interdisciplinaridade no ensino.The river basin has been reported in many academic papers as a theme which favors the practice of interdisciplinary teaching, as well as the awareness of environmental problems. The curriculum framework is organized in subjects, or curriculum components, enabling interdisciplinarity through teaching practices that integrate the contents and contextualize the teaching-learning process for the student. Having studies about the curriculum and its teaching as theoretical reference, the work sought to propose and analyze, in the view of the participating teachers, a collaborative project which aimed to integrate the river basin as content of the subjects interdisciplinarily involved in the final years of elementary school at a public school. Through the action research methodology, a group of teachers was invited to develop structured teaching sequences from the river basin, in curriculum discussion, formative reunions, field visits and the elaboration of lesson plans in the subjects of Mathematics, Portuguese, History and Science. Questionaries, written reflection, field activity itineraries, lesson plans and interviews were analyzed for data collection. The results indicate the formation of a group was crucial for collaboration and lesson planning, based on the reflection about the river basin and curriculum. For these teachers, the conquest of a collective space for continued formation at school enabled the river basin to become a structuring content which fortified interdisciplinarity, a result that signals the high educational potential of teacher collaborative initiatives at school to make interdisciplinarity viable in teaching.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMassabni, Vânia GalindoPolo, Flávio Renato Marqueti2021-09-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18160/tde-05112021-171506/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-11-08T19:51:02Zoai:teses.usp.br:tde-05112021-171506Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-11-08T19:51:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A bacia hidrográfica como conteúdo estruturante para diferentes disciplinas nos anos finais do ensino fundamental
The river basin as structuring content for different subjects in the final years of elementary school
title A bacia hidrográfica como conteúdo estruturante para diferentes disciplinas nos anos finais do ensino fundamental
spellingShingle A bacia hidrográfica como conteúdo estruturante para diferentes disciplinas nos anos finais do ensino fundamental
Polo, Flávio Renato Marqueti
Bacia hidrográfica
Currículo
Curriculum
Ensino
Interdisciplinaridade
Interdisciplinarity
River basin
Teaching
title_short A bacia hidrográfica como conteúdo estruturante para diferentes disciplinas nos anos finais do ensino fundamental
title_full A bacia hidrográfica como conteúdo estruturante para diferentes disciplinas nos anos finais do ensino fundamental
title_fullStr A bacia hidrográfica como conteúdo estruturante para diferentes disciplinas nos anos finais do ensino fundamental
title_full_unstemmed A bacia hidrográfica como conteúdo estruturante para diferentes disciplinas nos anos finais do ensino fundamental
title_sort A bacia hidrográfica como conteúdo estruturante para diferentes disciplinas nos anos finais do ensino fundamental
author Polo, Flávio Renato Marqueti
author_facet Polo, Flávio Renato Marqueti
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Massabni, Vânia Galindo
dc.contributor.author.fl_str_mv Polo, Flávio Renato Marqueti
dc.subject.por.fl_str_mv Bacia hidrográfica
Currículo
Curriculum
Ensino
Interdisciplinaridade
Interdisciplinarity
River basin
Teaching
topic Bacia hidrográfica
Currículo
Curriculum
Ensino
Interdisciplinaridade
Interdisciplinarity
River basin
Teaching
description A bacia hidrográfica vem sendo apontada em muitos trabalhos como temática que favorece a prática de ensino interdisciplinar e a conscientização sobre os problemas ambientais. A estrutura curricular está organizada em disciplinas, ou componentes curriculares sendo possível a interdisciplinaridade, por meio do desenvolvimento de práticas de ensino que integram os conteúdos que tornam o processo de ensino-aprendizagem contextualizado ao estudante. Tendo como referencial teórico estudos sobre o currículo e seu ensino, o trabalho teve como objetivo propor e analisar, na visão dos(as) professores(as) participantes, um projeto colaborativo que visou integrar a bacia hidrográfica como conteúdo das disciplinas envolvidas de forma interdisciplinar nos anos finais do ensino fundamental em uma escola da rede pública. Por meio da metodologia de pesquisa-ação, um grupo de professores(as) foi convidado a desenvolver sequências didáticas estruturadas a partir da bacia hidrográfica, em reuniões formativas, de discussão do currículo, visitas à campo e elaboração de planos de aula nas disciplinas de Matemática, Língua Portuguesa, História e Ciências. Para coleta de dados foram analisados questionários, reflexão escrita, roteiros de atividade de campo, planos de aula e entrevistas. Os resultados indicam que a formação de um grupo foi determinante para colaboração e preparação de aulas, apoiadas na reflexão sobre a bacia hidrográfica e o currículo. Para estes(as) professores(as), a conquista de um espaço de formação continuada coletiva na escola possibilitou tornar a bacia hidrográfica um conteúdo estruturante e fortaleceu a interdisciplinaridade, resultado que sinaliza o elevado potencial pedagógico das iniciativas de colaboração docente na escola para tornar viável a interdisciplinaridade no ensino.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18160/tde-05112021-171506/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18160/tde-05112021-171506/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090427011203072