APRENDIZADO DE MÁQUINA POR EXEMPLOS USANDO ÁRVORES DE DECISÃO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1990 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-21022019-100634/ |
Resumo: | O Aprendizado de Máquina é uma importante área de pesquisa em Inteligência Artificial pois a capacidade de aprender é essencial para um comportamento inteligente. Em particular, um dos objetivos da pesquisa em Aprendizado de Máquina é o de auxiliar o processo de aquisição de conhecimento facilitando a construção de Sistemas Baseados em Conhecimento. Uma das formas de aprendizagem é por generalizações, isto é, através de processos indutivos. São várias as estratégias desenvolvidas para Aprendizado de Máquina por Indução. Uma delas está baseada na construção de árvores de decisão. Esta estratégia abrange uma determinada família de sistemas de aprendizado por indução: a família TDIDT - Top Down Decision Trees. Neste trabalho são apresentadas algumas estratégias de Aprendizado de Máquina, dando ênfase aos sistemas da família TDIDT, bem como detalhes da implementação realizada. Mostra-se que é possível realizar uma implementação geral dos algoritmos desta família. Mostra-se também a importância dos diversos mecanismos de poda em árvores de decisão. Um método de poda específico é usado para podar árvores geradas em diversos domínios. Os resultados obtidos evidenciam que este método reduz a complexidade da árvore e produz ganhos significativos na classificação por ela realizada. |
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