Hibridismo do gênero crônica: discursividade e autoria em produções do E.F.II
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-05022010-110307/ |
Resumo: | Numa perspectiva teórica que parte dos pressupostos de Bakhtin (2000), Vygotsky (1996), estendendo-se a Bronckart (1999), Dolz e Schneuwly (2004), relata-se uma experiência didática aplicada a alunos da 8ª série do ensino fundamental com o gênero crônica, considerado um instrumento que pode ser empregado para o aprimoramento das habilidades de escrita e também da criticidade dos alunos, ou seja, para o desenvolvimento da capacidade linguístico-discursiva dos alunos. Para Schneuwly (2002), essa aprendizagem depende da apropriação dos utensílios da escrita e dos elementos constituintes dos gêneros e suas relações. No tocante à crônica, identificam-se, na materialidade linguística dos textos produzidos, as marcas que revelam alguns dos aspectos relacionados ao contexto de produção: aspectos enunciativos e organizacionais, vistos a partir dos pressupostos do interacionismo sócio-discursivo que propiciaram a observação de aspectos da produção de textos que dizem respeito à dimensão semântica e linguístico-discursiva dos textos. Verificou-se que o gênero crônica é um instrumento que possibilitou ao aluno expressar sua opinião, analisar criticamente os fatos que o rodeiam e aprimorar sua habilidade de escrita. Nas produções dos alunos ficaram evidentes: seu posicionamento, suas intenções - as ações que podem ser realizadas por meio do uso da linguagem e os diferentes efeitos de sentido produzidos. O trabalho foi desenvolvido por meio de uma sequência didática que procurou salientar as características, os parâmetros do gênero e, assim proporcionar aos alunos situações para que eles refletissem sobre a crônica e sobre os diferentes modos de organização do gênero. A análise das crônicas produzidas pelos alunos revelou a assimilação dessas características e de marcas de autoria e estilo, traços que revelam o trabalho de escrita empreendido pelo aluno e o efeito da sequência didática. Para Bronckart, os gêneros textuais veiculam representações ou conhecimentos que estão disponíveis no intertexto e foram elaborados por gerações anteriores ou contemporâneas que as semiotizaram. |
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Hibridismo do gênero crônica: discursividade e autoria em produções do E.F.IIHybridism of the chronicle genre: discursive and authorship of productions on 8th grade classes, Fundamental TeachingAuthorshipAutoriaChronicleCrônicaEducational sequenceGênerosGenresInteracionismoInteractionismSequência didáticaNuma perspectiva teórica que parte dos pressupostos de Bakhtin (2000), Vygotsky (1996), estendendo-se a Bronckart (1999), Dolz e Schneuwly (2004), relata-se uma experiência didática aplicada a alunos da 8ª série do ensino fundamental com o gênero crônica, considerado um instrumento que pode ser empregado para o aprimoramento das habilidades de escrita e também da criticidade dos alunos, ou seja, para o desenvolvimento da capacidade linguístico-discursiva dos alunos. Para Schneuwly (2002), essa aprendizagem depende da apropriação dos utensílios da escrita e dos elementos constituintes dos gêneros e suas relações. No tocante à crônica, identificam-se, na materialidade linguística dos textos produzidos, as marcas que revelam alguns dos aspectos relacionados ao contexto de produção: aspectos enunciativos e organizacionais, vistos a partir dos pressupostos do interacionismo sócio-discursivo que propiciaram a observação de aspectos da produção de textos que dizem respeito à dimensão semântica e linguístico-discursiva dos textos. Verificou-se que o gênero crônica é um instrumento que possibilitou ao aluno expressar sua opinião, analisar criticamente os fatos que o rodeiam e aprimorar sua habilidade de escrita. Nas produções dos alunos ficaram evidentes: seu posicionamento, suas intenções - as ações que podem ser realizadas por meio do uso da linguagem e os diferentes efeitos de sentido produzidos. O trabalho foi desenvolvido por meio de uma sequência didática que procurou salientar as características, os parâmetros do gênero e, assim proporcionar aos alunos situações para que eles refletissem sobre a crônica e sobre os diferentes modos de organização do gênero. A análise das crônicas produzidas pelos alunos revelou a assimilação dessas características e de marcas de autoria e estilo, traços que revelam o trabalho de escrita empreendido pelo aluno e o efeito da sequência didática. Para Bronckart, os gêneros textuais veiculam representações ou conhecimentos que estão disponíveis no intertexto e foram elaborados por gerações anteriores ou contemporâneas que as semiotizaram.In a theoretical perspective which started from the presuppositions of Bakhtin (2000), Vygotsky (1996), extend as far as Bronckart (1999), Dolz and Schneuwly (2004) reports an educational experience applied to pupils of the 8th grades on fundamental teaching with the chronicle genre, considered a way that can be used to improve writing skills and also pupils criticism, in other words, to the development of discursive language ability of these pupils. For Schneuwly (2002), this apprenticeship depends on the appropriation of the writing tools and on the elements of this genre and their relations. Regarding the chronicle, aspects are identified, in the linguistic materiality of the produced texts, the tools show some of the aspects relating to the context of the production: enunciatively and organizational aspects, which concern the semantic and language discursive dimension. It was checked that chronicle genre is one of the tools that let the pupils express their own opinions, analyze the facts around them and improve their writing skills. In the pupils\' productions they were obvious: their positioning, their intentions - the actions can be carried out by the language use and the different effects of the produced sense. This paper was developed by an educational sequence that aims to point out the characteristics of the genre and makes pupils think about the different ways of genre organizing. The analysis of chronicles produced by the pupils revealed the assimilation of these characteristics and the authorship and style registration. For Bronckart, the textual genre shows us knowledge available in the intertext and they were prepared by previous or contemporary generations, on a semiotics way.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGoldstein, Norma SeltzerCoelho, Irene da Silva2009-12-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-05022010-110307/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:01Zoai:teses.usp.br:tde-05022010-110307Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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