Sistema tutores inteligentes e sua aplicação em empresas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mary Yorinori
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/D.45.2000.tde-20210729-115930
Resumo: Com a finalidade de superar as limitações impostas pelos métodos tradicionais de ensino, os STIs surgiram no meio acadêmico e mostraram-se capazes de oferecer instruções de maneira semelhante a um instrutor humano. Na última década, passaram a ser utilizados para treinamento de funcionários em empresas, como forma de proporcionar o conhecimento e as habilidades necessárias ao aperfeiçoamento profissional. A crescente demanda por formas cada vez mais eficientes de treinamento tem favorecido a entrada dos STIs neste meio, levando à busca por metodologias e ferramentas de autoria que visam facilitar o desenvolvimento destes sistemas. Neste trabalho apresentamos o nosso estudo sobre os aspectos mais importantes a serem considerados no desenvolvimento de STIs, tais como usabilidade, independência de domínio, múltiplas estratégias de ensino, reusabilidade e interoperabilidade. Em seguida apresentamos alguns sistemas existentes e identificamos áreas de aplicação dentro de empresas. Questões sobre a avaliação de STIs e de ferramentas de desenvolvimento são abordadas de maneira a apontar alguns parâmetros considerados na determinação de sua eficiência. Embora os métodos de avaliação não sigam padrões determinados, de uma maneira geral, seus resultados permitem avaliar tanto odesempenho do sistema no ensino quanto a eficiência das ferramentas de desenvolvimento
id USP_588451e58fe4930a743435a88cbe2083
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-20210729-115930
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Sistema tutores inteligentes e sua aplicação em empresas not available 2000-08-31Flávio Soares Corrêa da SilvaMary YorinoriUniversidade de São PauloMatemática AplicadaUSPBR Ensino Por Computador Inteligência Artificial Com a finalidade de superar as limitações impostas pelos métodos tradicionais de ensino, os STIs surgiram no meio acadêmico e mostraram-se capazes de oferecer instruções de maneira semelhante a um instrutor humano. Na última década, passaram a ser utilizados para treinamento de funcionários em empresas, como forma de proporcionar o conhecimento e as habilidades necessárias ao aperfeiçoamento profissional. A crescente demanda por formas cada vez mais eficientes de treinamento tem favorecido a entrada dos STIs neste meio, levando à busca por metodologias e ferramentas de autoria que visam facilitar o desenvolvimento destes sistemas. Neste trabalho apresentamos o nosso estudo sobre os aspectos mais importantes a serem considerados no desenvolvimento de STIs, tais como usabilidade, independência de domínio, múltiplas estratégias de ensino, reusabilidade e interoperabilidade. Em seguida apresentamos alguns sistemas existentes e identificamos áreas de aplicação dentro de empresas. Questões sobre a avaliação de STIs e de ferramentas de desenvolvimento são abordadas de maneira a apontar alguns parâmetros considerados na determinação de sua eficiência. Embora os métodos de avaliação não sigam padrões determinados, de uma maneira geral, seus resultados permitem avaliar tanto odesempenho do sistema no ensino quanto a eficiência das ferramentas de desenvolvimento Whith the purpose of overcoming the limitation imposed by traditional training methods, ITSs emerged in the academic environment and showed their ability to teach in a way similar to human instructors. In the last decade, they had been used for in-company employee training as a means to provide knowledge and skills required on the job. The increasing need for more efficient methods of training contributed for placing ITSs in the business environment, which has lead to the search for methodologies and authoring tools which make system development easier. In this study, we present our research on the most important aspects to be considered in ITSs' development, such as usability,, domain independence, multiple teaching strategies, reusability and interoperability. Afterwards, we present some existing systems and identify application areas inside companies. Issues about ITSs' and development tools' evolution are covered in such a way the we point out a few parameters considered in determining their efficiency. Although evolution methods usually do not follow standards, their outcomes allow evaluation of the system's performance in training and the development tools' efficiency https://doi.org/10.11606/D.45.2000.tde-20210729-115930info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T19:40:44Zoai:teses.usp.br:tde-20210729-115930Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T13:02:15.305305Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Sistema tutores inteligentes e sua aplicação em empresas
dc.title.alternative.en.fl_str_mv not available
title Sistema tutores inteligentes e sua aplicação em empresas
spellingShingle Sistema tutores inteligentes e sua aplicação em empresas
Mary Yorinori
title_short Sistema tutores inteligentes e sua aplicação em empresas
title_full Sistema tutores inteligentes e sua aplicação em empresas
title_fullStr Sistema tutores inteligentes e sua aplicação em empresas
title_full_unstemmed Sistema tutores inteligentes e sua aplicação em empresas
title_sort Sistema tutores inteligentes e sua aplicação em empresas
author Mary Yorinori
author_facet Mary Yorinori
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Flávio Soares Corrêa da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Mary Yorinori
contributor_str_mv Flávio Soares Corrêa da Silva
description Com a finalidade de superar as limitações impostas pelos métodos tradicionais de ensino, os STIs surgiram no meio acadêmico e mostraram-se capazes de oferecer instruções de maneira semelhante a um instrutor humano. Na última década, passaram a ser utilizados para treinamento de funcionários em empresas, como forma de proporcionar o conhecimento e as habilidades necessárias ao aperfeiçoamento profissional. A crescente demanda por formas cada vez mais eficientes de treinamento tem favorecido a entrada dos STIs neste meio, levando à busca por metodologias e ferramentas de autoria que visam facilitar o desenvolvimento destes sistemas. Neste trabalho apresentamos o nosso estudo sobre os aspectos mais importantes a serem considerados no desenvolvimento de STIs, tais como usabilidade, independência de domínio, múltiplas estratégias de ensino, reusabilidade e interoperabilidade. Em seguida apresentamos alguns sistemas existentes e identificamos áreas de aplicação dentro de empresas. Questões sobre a avaliação de STIs e de ferramentas de desenvolvimento são abordadas de maneira a apontar alguns parâmetros considerados na determinação de sua eficiência. Embora os métodos de avaliação não sigam padrões determinados, de uma maneira geral, seus resultados permitem avaliar tanto odesempenho do sistema no ensino quanto a eficiência das ferramentas de desenvolvimento
publishDate 2000
dc.date.issued.fl_str_mv 2000-08-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/D.45.2000.tde-20210729-115930
url https://doi.org/10.11606/D.45.2000.tde-20210729-115930
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Matemática Aplicada
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1794502922263855104