Sistema tutores inteligentes e sua aplicação em empresas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45132/tde-20210729-115930/ |
Resumo: | Com a finalidade de superar as limitações impostas pelos métodos tradicionais de ensino, os STIs surgiram no meio acadêmico e mostraram-se capazes de oferecer instruções de maneira semelhante a um instrutor humano. Na última década, passaram a ser utilizados para treinamento de funcionários em empresas, como forma de proporcionar o conhecimento e as habilidades necessárias ao aperfeiçoamento profissional. A crescente demanda por formas cada vez mais eficientes de treinamento tem favorecido a entrada dos STIs neste meio, levando à busca por metodologias e ferramentas de autoria que visam facilitar o desenvolvimento destes sistemas. Neste trabalho apresentamos o nosso estudo sobre os aspectos mais importantes a serem considerados no desenvolvimento de STIs, tais como usabilidade, independência de domínio, múltiplas estratégias de ensino, reusabilidade e interoperabilidade. Em seguida apresentamos alguns sistemas existentes e identificamos áreas de aplicação dentro de empresas. Questões sobre a avaliação de STIs e de ferramentas de desenvolvimento são abordadas de maneira a apontar alguns parâmetros considerados na determinação de sua eficiência. Embora os métodos de avaliação não sigam padrões determinados, de uma maneira geral, seus resultados permitem avaliar tanto odesempenho do sistema no ensino quanto a eficiência das ferramentas de desenvolvimento |
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