Fatores de influência no mercado de crédito brasileiro no período entre 2000 e 2022: uma análise de regressão com defasagem temporal dos influenciadores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-06112024-114930/ |
Resumo: | Esse estudo analisa fatores que influenciam o mercado brasileiro de crédito, considerando dados do Banco Central do Brasil (BACEN) entre o período de 2000 a 2022. O método utilizado foi a abordagem quantitativa, com regressão linear múltipla, ajustada para máxima correlação considerando o possível retardo do efeito dos influenciadores entre 30 meses até a simultaneidade, avaliando a significância e sentido daqueles fatores que se mostraram habilitados segundo testes de multicolinearidade, autocorrelação entre outros. Foram analisadas as influências nos aspectos de concessões, volume, taxas médias, spreads médios das concessões e percentual de inadimplência para o crédito pessoa física, jurídica e sua combinação, através de 15 modelos de regressão. Observou-se entre os fatores macroeconômicos, fluxos internacionais de capital, aspectos financeiros da população e dos próprios bancos quais apresentavam influências nos diferentes aspectos do crédito, e após que defasagem de tempo. Como resultado puderam ser identificados fatores que significativamente influenciam cada um dos fatores de crédito, seja essa influência de modo positivo ou negativo, havendo resultados corroborando a teoria, como a taxa básica de juros, Selic, tendo um impacto adverso no crédito e outros divergindo, como confiança do consumidor tendo uma influência negativa nas concessões, indicando que expectativas positivas em relação ao futuro afastam novos tomadores de crédito. Conclui-se que o estudo e a atenção a tais fatores e dos demais encontrados que influenciam o crédito podem ser uma ferramenta relevante dada a importância da disponibilidade de crédito no desenvolvimento das nações e na melhoria da vida das populações que as habitam. |
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Fatores de influência no mercado de crédito brasileiro no período entre 2000 e 2022: uma análise de regressão com defasagem temporal dos influenciadoresFactors influencing the Brazilian credit market from 2000 to 2022: a regression analysis with temporal lag of influencersCreditCréditoEconomiaEconomyFinancial intermediationFinancial marketInfluence modelsIntermediação financeiraMercado financeiroModelos de influênciaEsse estudo analisa fatores que influenciam o mercado brasileiro de crédito, considerando dados do Banco Central do Brasil (BACEN) entre o período de 2000 a 2022. O método utilizado foi a abordagem quantitativa, com regressão linear múltipla, ajustada para máxima correlação considerando o possível retardo do efeito dos influenciadores entre 30 meses até a simultaneidade, avaliando a significância e sentido daqueles fatores que se mostraram habilitados segundo testes de multicolinearidade, autocorrelação entre outros. Foram analisadas as influências nos aspectos de concessões, volume, taxas médias, spreads médios das concessões e percentual de inadimplência para o crédito pessoa física, jurídica e sua combinação, através de 15 modelos de regressão. Observou-se entre os fatores macroeconômicos, fluxos internacionais de capital, aspectos financeiros da população e dos próprios bancos quais apresentavam influências nos diferentes aspectos do crédito, e após que defasagem de tempo. Como resultado puderam ser identificados fatores que significativamente influenciam cada um dos fatores de crédito, seja essa influência de modo positivo ou negativo, havendo resultados corroborando a teoria, como a taxa básica de juros, Selic, tendo um impacto adverso no crédito e outros divergindo, como confiança do consumidor tendo uma influência negativa nas concessões, indicando que expectativas positivas em relação ao futuro afastam novos tomadores de crédito. Conclui-se que o estudo e a atenção a tais fatores e dos demais encontrados que influenciam o crédito podem ser uma ferramenta relevante dada a importância da disponibilidade de crédito no desenvolvimento das nações e na melhoria da vida das populações que as habitam.This study analyzes factors that influence the Brazilian credit market, considering data from the Central Bank of Brazil (BACEN) between the period from 2000 to 2022. The method used was a quantitative approach, with multiple linear regression adjusted for maximum correlation considering the possible lag of the effect of influencers between 30 months and simultaneity, evaluating the significance and direction of those factors that were validated according to tests of multicollinearity, autocorrelation, among others. The influences on aspects such as concessions, volume, average rates, average spreads of concessions, and the default rate for individual, corporate, and combined credit were analyzed through 15 regression models. Among the macroeconomic factors, international capital flows, financial aspects of the population and banks themselves, those that presented influences on different aspects of credit and after what time lag were observed. As a result, factors that significantly influence each credit aspect were identified, whether this influence is positive or negative, with results corroborating the theory, such as the basic interest rate, Selic, having an adverse impact on credit, and others diverging, such as consumer confidence having a negative influence on concessions, indicating that positive expectations regarding the future discourage new credit takers. It is concluded that the study and attention to such factors and others found to influence credit can be an relevant tool given the importance of credit availability in the development of nations and the improvement of the lives of the populations that inhabit them.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRebehy, Perla Calil Pongeluppe WadhySalgado Junior, Alexandre PereiraSardelari Júnior, José Roberto2024-09-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-06112024-114930/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-11-07T19:39:03Zoai:teses.usp.br:tde-06112024-114930Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-11-07T19:39:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Esse estudo analisa fatores que influenciam o mercado brasileiro de crédito, considerando dados do Banco Central do Brasil (BACEN) entre o período de 2000 a 2022. O método utilizado foi a abordagem quantitativa, com regressão linear múltipla, ajustada para máxima correlação considerando o possível retardo do efeito dos influenciadores entre 30 meses até a simultaneidade, avaliando a significância e sentido daqueles fatores que se mostraram habilitados segundo testes de multicolinearidade, autocorrelação entre outros. Foram analisadas as influências nos aspectos de concessões, volume, taxas médias, spreads médios das concessões e percentual de inadimplência para o crédito pessoa física, jurídica e sua combinação, através de 15 modelos de regressão. Observou-se entre os fatores macroeconômicos, fluxos internacionais de capital, aspectos financeiros da população e dos próprios bancos quais apresentavam influências nos diferentes aspectos do crédito, e após que defasagem de tempo. Como resultado puderam ser identificados fatores que significativamente influenciam cada um dos fatores de crédito, seja essa influência de modo positivo ou negativo, havendo resultados corroborando a teoria, como a taxa básica de juros, Selic, tendo um impacto adverso no crédito e outros divergindo, como confiança do consumidor tendo uma influência negativa nas concessões, indicando que expectativas positivas em relação ao futuro afastam novos tomadores de crédito. Conclui-se que o estudo e a atenção a tais fatores e dos demais encontrados que influenciam o crédito podem ser uma ferramenta relevante dada a importância da disponibilidade de crédito no desenvolvimento das nações e na melhoria da vida das populações que as habitam. |
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