Estudo dos componentes de variância nos experimentos em parcelas subdivididas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Condê, Alcides Reis
Data de Publicação: 1974
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/0/tde-20240301-151330/
Resumo: Propôs-se, no presente trabalho, através da reestruturação do modelo matemático (descrito na dissertação). Deduzir os novos componentes de variância para verificar qual o denominador apropriado para o teste de "F". Fundamentado no modelo matemático (1), prova-se que o denominador é o Resíduo (b), quando se desdobram os tratamentos das subparcelas (T') era cada nível dos tratamentos das parcelas (T). Fundamentado no modelo matemático (2) prova-se que o denominador é 1/k [QMResíduo(a) + (K-1)QMResíduo(b)] quando se desdobram os tratamentos das parcelas (T) em cada nível dos tratamentos das subparcelas (T'), sendo K nº de tratamentos das subparcelas. Para as comparações entre duas médias de T' no mesmo nível de T, T no mesmo nível de T' e T a diferentes níveis de T' foram deduzidas as variâncias de contrastes entre duas médias, bem como suas estimativas, baseando-se nos modelos matemáticos (1) e (2), prova-se que (descrito na dissertação). Finalmente, propôs-se comparar a eficiência dos experimentos: parcelas subdivididas e bloco casualizado, no esquema fatorial. Esta eficiência foi calculada através da relação entre a variância de um contraste entre efeitos de tratamentos no esquema fatorial para a variância do mesmo contraste no experimento em parcelas subdivididas, concluindo-se que a eficiência para comparações de T' e T x T' é (descrita na dissertação).
id USP_59a9188db2ea463752179ba01974cdeb
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-20240301-151330
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Estudo dos componentes de variância nos experimentos em parcelas subdivididasCOMPONENTES DE VARIÂNCIADELINEAMENTO EXPERIMENTALMODELOS MATEMÁTICOSPropôs-se, no presente trabalho, através da reestruturação do modelo matemático (descrito na dissertação). Deduzir os novos componentes de variância para verificar qual o denominador apropriado para o teste de "F". Fundamentado no modelo matemático (1), prova-se que o denominador é o Resíduo (b), quando se desdobram os tratamentos das subparcelas (T') era cada nível dos tratamentos das parcelas (T). Fundamentado no modelo matemático (2) prova-se que o denominador é 1/k [QMResíduo(a) + (K-1)QMResíduo(b)] quando se desdobram os tratamentos das parcelas (T) em cada nível dos tratamentos das subparcelas (T'), sendo K nº de tratamentos das subparcelas. Para as comparações entre duas médias de T' no mesmo nível de T, T no mesmo nível de T' e T a diferentes níveis de T' foram deduzidas as variâncias de contrastes entre duas médias, bem como suas estimativas, baseando-se nos modelos matemáticos (1) e (2), prova-se que (descrito na dissertação). Finalmente, propôs-se comparar a eficiência dos experimentos: parcelas subdivididas e bloco casualizado, no esquema fatorial. Esta eficiência foi calculada através da relação entre a variância de um contraste entre efeitos de tratamentos no esquema fatorial para a variância do mesmo contraste no experimento em parcelas subdivididas, concluindo-se que a eficiência para comparações de T' e T x T' é (descrita na dissertação).Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBarbin, DécioCondê, Alcides Reis1974-11-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/0/tde-20240301-151330/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-03-14T15:42:06Zoai:teses.usp.br:tde-20240301-151330Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-03-14T15:42:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo dos componentes de variância nos experimentos em parcelas subdivididas
title Estudo dos componentes de variância nos experimentos em parcelas subdivididas
spellingShingle Estudo dos componentes de variância nos experimentos em parcelas subdivididas
Condê, Alcides Reis
COMPONENTES DE VARIÂNCIA
DELINEAMENTO EXPERIMENTAL
MODELOS MATEMÁTICOS
title_short Estudo dos componentes de variância nos experimentos em parcelas subdivididas
title_full Estudo dos componentes de variância nos experimentos em parcelas subdivididas
title_fullStr Estudo dos componentes de variância nos experimentos em parcelas subdivididas
title_full_unstemmed Estudo dos componentes de variância nos experimentos em parcelas subdivididas
title_sort Estudo dos componentes de variância nos experimentos em parcelas subdivididas
author Condê, Alcides Reis
author_facet Condê, Alcides Reis
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbin, Décio
dc.contributor.author.fl_str_mv Condê, Alcides Reis
dc.subject.por.fl_str_mv COMPONENTES DE VARIÂNCIA
DELINEAMENTO EXPERIMENTAL
MODELOS MATEMÁTICOS
topic COMPONENTES DE VARIÂNCIA
DELINEAMENTO EXPERIMENTAL
MODELOS MATEMÁTICOS
description Propôs-se, no presente trabalho, através da reestruturação do modelo matemático (descrito na dissertação). Deduzir os novos componentes de variância para verificar qual o denominador apropriado para o teste de "F". Fundamentado no modelo matemático (1), prova-se que o denominador é o Resíduo (b), quando se desdobram os tratamentos das subparcelas (T') era cada nível dos tratamentos das parcelas (T). Fundamentado no modelo matemático (2) prova-se que o denominador é 1/k [QMResíduo(a) + (K-1)QMResíduo(b)] quando se desdobram os tratamentos das parcelas (T) em cada nível dos tratamentos das subparcelas (T'), sendo K nº de tratamentos das subparcelas. Para as comparações entre duas médias de T' no mesmo nível de T, T no mesmo nível de T' e T a diferentes níveis de T' foram deduzidas as variâncias de contrastes entre duas médias, bem como suas estimativas, baseando-se nos modelos matemáticos (1) e (2), prova-se que (descrito na dissertação). Finalmente, propôs-se comparar a eficiência dos experimentos: parcelas subdivididas e bloco casualizado, no esquema fatorial. Esta eficiência foi calculada através da relação entre a variância de um contraste entre efeitos de tratamentos no esquema fatorial para a variância do mesmo contraste no experimento em parcelas subdivididas, concluindo-se que a eficiência para comparações de T' e T x T' é (descrita na dissertação).
publishDate 1974
dc.date.none.fl_str_mv 1974-11-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/0/tde-20240301-151330/
url https://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/0/tde-20240301-151330/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257226491723776