Conservação e mudança dos projetos de vida de jovens: um estudo longitudinal sobre educação em valores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Danza, Hanna Cebel
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-11122019-165812/
Resumo: O presente estudo, de abordagem qualitativa e corte longitudinal, teve como objetivo investigar os processos de conservação e de mudança dos projetos de vida de jovens participantes de um programa de Educação em Valores no Ensino Médio. A relevância do tema se deve à importância de compreendermos como as intervenções pedagógicas podem contribuir para que os jovens construam projetos de vida orientados por um sentido ético e como os projetos de vida são construídos ao longo do tempo. Para esta investigação partimos do conceito de purpose, entendido como um projeto de vida significativo para o próprio jovem, mas que possui implicações para o mundo além dele e de concepções sobre o funcionamento psicológico que permitiram compreender como são operados os processos de conservação e mudança dos projetos de vida. Também buscamos na Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento o aporte teórico-metodológico que nos permitiu contemplar a ideia de indissociabilidade entre cognição e afetividade e analisar os dados empíricos sem prescindir da complexidade que emerge de ambas as dimensões. A pesquisa foi realizada com 103 jovens do Ensino Médio pertencentes a duas escolas da região sul da cidade de São Paulo. Os jovens da escola A participaram de um programa de Educação em Valores ao longo dos três anos do Ensino Médio, implementado pela autora desse trabalho, enquanto que os jovens da escola B não participaram de qualquer intervenção com os mesmos propósitos, sendo, portanto, nosso grupo controle. A coleta dos dados foi feita mediante a aplicação de um questionário composto por 20 questões dissertativas sobre projetos de vida. Tal procedimento foi repetido no início de cada ano letivo, totalizando quatro fases de coleta de dados. A análise dos dados foi dividida em dois momentos: no primeiro deles buscamos compreender quais eram os projetos de vida dos participantes em cada uma das fases da pesquisa. No segundo momento, buscamos, por meio de uma análise individual, feita sujeito a sujeito, compreender o dinamismo psíquico que culminou nos processos de conservação ou de mudança dos projetos de vida. Os resultados da primeira etapa indicaram que os projetos de vida dos jovens variam entre distintos graus de complexidade, que se iniciam no que denominamos Projeções Normativas, caracterizadas pela presença de desejos normativos, tais como ter uma família e um trabalho, sendo que esses aspectos comparecem esvaziados de significados pessoais, até alcançar os Projetos de Vida e de Sociedade, caracterizados por um planejamento que visa a concretizar um projeto carregado de sentido pessoal que repercute na sociedade por meio do compromisso social. Já na segunda etapa, os resultados evidenciaram que a mudança dos projetos de vida não é um processo linear, que possa ser sistematizado em um modelo generalista. Pelo contrário, há distintas formas de mudar e de conservar os projetos. No entanto, os resultados sugeriram que a intervenção contribuiu para que os jovens do grupo experimental construíssem projetos de vida mais complexos e com compromisso social, em comparação com os jovens do grupo controle. Diante destes achados tecemos algumas considerações relativas às implicações que a inclusão da temática dos projetos de vida nas escolas pode oferecer para a formação dos jovens.
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Para esta investigação partimos do conceito de purpose, entendido como um projeto de vida significativo para o próprio jovem, mas que possui implicações para o mundo além dele e de concepções sobre o funcionamento psicológico que permitiram compreender como são operados os processos de conservação e mudança dos projetos de vida. Também buscamos na Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento o aporte teórico-metodológico que nos permitiu contemplar a ideia de indissociabilidade entre cognição e afetividade e analisar os dados empíricos sem prescindir da complexidade que emerge de ambas as dimensões. A pesquisa foi realizada com 103 jovens do Ensino Médio pertencentes a duas escolas da região sul da cidade de São Paulo. Os jovens da escola A participaram de um programa de Educação em Valores ao longo dos três anos do Ensino Médio, implementado pela autora desse trabalho, enquanto que os jovens da escola B não participaram de qualquer intervenção com os mesmos propósitos, sendo, portanto, nosso grupo controle. A coleta dos dados foi feita mediante a aplicação de um questionário composto por 20 questões dissertativas sobre projetos de vida. Tal procedimento foi repetido no início de cada ano letivo, totalizando quatro fases de coleta de dados. A análise dos dados foi dividida em dois momentos: no primeiro deles buscamos compreender quais eram os projetos de vida dos participantes em cada uma das fases da pesquisa. No segundo momento, buscamos, por meio de uma análise individual, feita sujeito a sujeito, compreender o dinamismo psíquico que culminou nos processos de conservação ou de mudança dos projetos de vida. Os resultados da primeira etapa indicaram que os projetos de vida dos jovens variam entre distintos graus de complexidade, que se iniciam no que denominamos Projeções Normativas, caracterizadas pela presença de desejos normativos, tais como ter uma família e um trabalho, sendo que esses aspectos comparecem esvaziados de significados pessoais, até alcançar os Projetos de Vida e de Sociedade, caracterizados por um planejamento que visa a concretizar um projeto carregado de sentido pessoal que repercute na sociedade por meio do compromisso social. Já na segunda etapa, os resultados evidenciaram que a mudança dos projetos de vida não é um processo linear, que possa ser sistematizado em um modelo generalista. Pelo contrário, há distintas formas de mudar e de conservar os projetos. No entanto, os resultados sugeriram que a intervenção contribuiu para que os jovens do grupo experimental construíssem projetos de vida mais complexos e com compromisso social, em comparação com os jovens do grupo controle. Diante destes achados tecemos algumas considerações relativas às implicações que a inclusão da temática dos projetos de vida nas escolas pode oferecer para a formação dos jovens.The present study, developed by a qualitative and longitudinal approach, had the goal to investigate the processes related to the conservation and the changings on the purposes of the young participants in a high school Value Education program. The relevance of such subject is associated to the importance of the understanding on how the pedagogic interferences can contribute to allow the young people to build up their projects of life driven by a ethic sense, as well as on how those projects are built along the time. For this investigation we started from the concept of purpose, understood as a project of life that is significant for the young people, but that has implications to the world beyond them, besides the conceptions about their psychological functioning that allowed to understand how the processes of conservation and changings on the projects of life are operated. We also sought in the Theory of Models Organizers of the Thinking the theoretical-methodological contribution that allowed us to contemplate the idea of inseparability of cognition and affectivity and to analyze the empirical data with no disregarding the complexity that emerges from both dimensions. The research was performed considering 103 high school students from two schools in the southern region of Sao Paulo city. The youth from school A participated in a program, implemented by the author of this study, about Value Education that happened along 3 years of the High School graduation, while the youth from school B did not participate, being identified as a control group. The data were collected by a survey based on a questionnaire with 20 questions concerning to purpose. The questionnaire was applied in the beginning of each one of the 3 school years, plus 1 additionally at the end of the last year of the high school period, resulting in four phases of data collecting. The process of data analysis was divided into two stages: in the first one, we sought to understand the project of life presented by each one of the participants in each phase of the research. In a second we sought, by means of an individual analysis of the participants, understand the psychological dynamism that resulted in both, conservation and changing of the purpose. The results from the first stage have shown that the projects of life of the youth vary between different grades of complexities, starting on what we name as Normative Projections, that are characterized by the presence of normative desires such as to build up a family or to have a regular job, being these aspects emptied of personal meanings, until reaching the Projects of Life and of Society that are characterized by a planning that aim to materialize a project loaded of personal meaning that resonates in the society by means of a social commitment. In the second stage, the results have shown the changings on the projects of life are not linear to be systematized in a generalist model because there are different ways to change and to keep the projects. However, the results have suggested that the intervention contributed to the youth from the experimental group to build more complex projects of life with a social commitment when compared to the youth from the control group. Based on these findings, we made some considerations related to the implications that a inclusion of the Purpose in the schools can contribute effectively to the formation of youth.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAraujo, Valeria Amorim Arantes deDanza, Hanna Cebel2019-09-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-11122019-165812/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-01-22T17:15:02Zoai:teses.usp.br:tde-11122019-165812Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-01-22T17:15:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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