Discurso da divulgação religiosa: semiótica e retórica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-21082012-111340/ |
Resumo: | Amparados no desenvolvimento da noção semiótica de estilo com a operacionalização da noção de éthos proposta por Discini (2004b), buscamos evidenciar nosso ponto de vista que procura expandir os desenvolvimentos ora apresentados, mediante a proposição de uma revitalização da retórica, associando-a ao ponto de vista tensivo da semiótica. Nessa direção procuramos agregar a noção de estilo enquanto éthos, tom de voz, caráter e corporalidade depreensível de uma totalidade de discursos (Discini, 2004b), ao ponto de vista tensivo proposto por Zilberberg (2006a) em referência às noções de estilo ascendente e descendente estabelecidas pelo autor. Pretendemos, dessa forma, delinear de forma mais abrangente o modo de presença dos enunciados enfeixados pelo discurso de divulgação religiosa e, por conseguinte, do próprio discurso religioso. A partir da observação das recorrências dos mecanismos de construção do sentido dos enunciados reunidos por meio desta tese procuramos estabelecer uma distinção entre os três níveis de práticas no que concerne ao discurso religioso: a) discurso fundador; b) discurso de fidelização religiosa; c) e discurso de divulgação religiosa. Propomos delinear uma tipologia dos discursos de divulgação religiosa, relacionando-a aos diferentes modos segundo os quais se processualiza o paradigma da crença preconizado por Zilberberg (2006a). Destacamos o caráter inovador da tipologia proposta, na medida em que a realizamos, tendo por princípio o enunciatário almejado por tais discursos. Procedemos, assim, ao estabelecimento de cinco cenas enunciativas diferenciadas: a) divulgação religiosa especializada; b) divulgação religiosa instrucional; c) discurso de conversão social; d) divulgação religiosa propagandista; e) divulgação religiosa midiática. Nosso trabalho espera contribuir com as perspectivas contemporâneas de retorno em direção à retórica mediante o estudo dos discursos de fundação, de fidelização e de divulgação religiosa, com o exame da própria esfera de circulação do sentido religioso, ou seja, com reflexões a respeito do discurso religioso, como enunciado, enunciação, éthos, estilo e aspecto. |
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Discurso da divulgação religiosa: semiótica e retóricaDissemination of religious discourse: semiotic and rhetoricDiscurso religiosoEstiloEthosÉthosReligious discourseRetóricaRhetoricSemiótica tensivaStyleTensive semioticAmparados no desenvolvimento da noção semiótica de estilo com a operacionalização da noção de éthos proposta por Discini (2004b), buscamos evidenciar nosso ponto de vista que procura expandir os desenvolvimentos ora apresentados, mediante a proposição de uma revitalização da retórica, associando-a ao ponto de vista tensivo da semiótica. Nessa direção procuramos agregar a noção de estilo enquanto éthos, tom de voz, caráter e corporalidade depreensível de uma totalidade de discursos (Discini, 2004b), ao ponto de vista tensivo proposto por Zilberberg (2006a) em referência às noções de estilo ascendente e descendente estabelecidas pelo autor. Pretendemos, dessa forma, delinear de forma mais abrangente o modo de presença dos enunciados enfeixados pelo discurso de divulgação religiosa e, por conseguinte, do próprio discurso religioso. A partir da observação das recorrências dos mecanismos de construção do sentido dos enunciados reunidos por meio desta tese procuramos estabelecer uma distinção entre os três níveis de práticas no que concerne ao discurso religioso: a) discurso fundador; b) discurso de fidelização religiosa; c) e discurso de divulgação religiosa. Propomos delinear uma tipologia dos discursos de divulgação religiosa, relacionando-a aos diferentes modos segundo os quais se processualiza o paradigma da crença preconizado por Zilberberg (2006a). Destacamos o caráter inovador da tipologia proposta, na medida em que a realizamos, tendo por princípio o enunciatário almejado por tais discursos. Procedemos, assim, ao estabelecimento de cinco cenas enunciativas diferenciadas: a) divulgação religiosa especializada; b) divulgação religiosa instrucional; c) discurso de conversão social; d) divulgação religiosa propagandista; e) divulgação religiosa midiática. Nosso trabalho espera contribuir com as perspectivas contemporâneas de retorno em direção à retórica mediante o estudo dos discursos de fundação, de fidelização e de divulgação religiosa, com o exame da própria esfera de circulação do sentido religioso, ou seja, com reflexões a respeito do discurso religioso, como enunciado, enunciação, éthos, estilo e aspecto.Our aim in this thesis is to show our point of view that seeks to expand the developments presented here, by proposing a revival of rhetoric and association, associating these ideas to the tensive point of view of semiotics. Our work is supported by the development of the Semiotic sense of style with the operationalization of the notion of ethos proposed by Discini (2004b). In this direction we seek to add the notion of ethos as style, tone, voice, character and corporeality which can be understood as a totality of discourses (Discini, 2004b), to the tensive point of view proposed by Zilberberg (2006a) in reference to the notions of upward and downward motions style set forth by the author. We propose, therefore, to delineate more fully the manner of presence of the enunciation set out to disseminate religious speech and therefore of their own religious discourse. From the observation of recurrences of the mechanisms of construction of meaning on the statements gathered by this thesis, we seek to distinguish between the three levels of practices with regard to religious discourse: a) founding discourse b) discourse of religious loyalty, c) and dissemination of religious discourse. We propose to outline a typology of dissemination of religious discourses, relating it to the different ways in which the paradigm of belief is processed according to Zilberberg (2006a). Wed like to highlight the innovative character of the proposed typology, as it has in principle to carry out the enunciatee pursued by such discourses. We proceed thus to the establishment of five different enunciative scenes: a) religious promotion specialist b) instructional religious promotion c) speech aiming at social conversion d) religious promotion aiming to advertize e) religious promotion media. Our work tries to contribute to the contemporary perspectives of return toward the Rhetoric study based on foundation speeches, religious loyalty and promotion by examining one\'s own sphere of circulation of the religious sense, that is, with reflections on the religious discourse , as stated, enunciation, ethos, style and appearance.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCampos, Norma Discini deSilva, Sueli Maria Ramos da2012-03-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-21082012-111340/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:32Zoai:teses.usp.br:tde-21082012-111340Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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