EHDM: Um Método para o Projeto de Aplicações Hipermídia para Ensino
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1999 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-06032018-160144/ |
Resumo: | Este trabalho apresenta o Método para Projeto de Hiperdocumentos para Ensino, ou EHDM (Educational Hyperdocuments Design Method), que proporciona uma abordagem sistemática para apoiar o projeto e desenvolvimento de aplicações hipennídia para ensino. O método utiliza o modelo proposto por Michener e a técnica de mapeamento conceitual para modelar o domínio de conhecimento do hiperdocumento. As três fases que compõem o método modelagem conceitual hierárquica, projeto navegacional de contextos e construção e teste são apresentadas. Uma ferramenta denominada Educational Hyperdocuments Development Tool (EHDT) foi desenvolvida para auxiliar o desenvolvimento de hiperdocumentos para ensino destinados ao sistema SASHE. Essa ferramenta utiliza o EHDM como base metodológica. O EHDT fornece mecanismos para facilitar laços de realimentação rápidos entre as fases do método e para apoiar abordagens de projeto bottom-up e top-down. |
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