Uma Ferramenta para Auxiliar na Avaliação Estrutural de Hipermídia Educacional na Web

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Daniela
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-27022018-112355/
Resumo: Atualmente a qualidade deve ser uma característica presente em qualquer produto ou serviço, inclusive em todos os tipos de softwares. As aplicações hipermídia, por sua vez, são compostas por milhares de links e nós de uma forma bastante flexível, que as tomam facilmente passíveis de erros e merecem atenção para um efetivo controle de qualidade. Além disso, as aplicações hipermídia na Internet, por meio de páginas da Web, estão aumentando de forma considerável. Uma análise estrutural foi proposta com o objetivo de avaliar a qualidade das ligações de um hiperdocumento Web e uma classificação de casos de reuso de links foi definida. O objetivo deste trabalho é aplicar essa análise estrutural e avaliar os casos de links no domínio educacional, ou seja, identificar o que significa cada caso para esse domínio especifico e fornecer indicativos para que o autor possa melhorar sua aplicação hipermídia educacional.
id USP_bee4c301c492874850d4ae2994e7fe70
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-27022018-112355
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Uma Ferramenta para Auxiliar na Avaliação Estrutural de Hipermídia Educacional na WebNot availableNão disponívelNot availableAtualmente a qualidade deve ser uma característica presente em qualquer produto ou serviço, inclusive em todos os tipos de softwares. As aplicações hipermídia, por sua vez, são compostas por milhares de links e nós de uma forma bastante flexível, que as tomam facilmente passíveis de erros e merecem atenção para um efetivo controle de qualidade. Além disso, as aplicações hipermídia na Internet, por meio de páginas da Web, estão aumentando de forma considerável. Uma análise estrutural foi proposta com o objetivo de avaliar a qualidade das ligações de um hiperdocumento Web e uma classificação de casos de reuso de links foi definida. O objetivo deste trabalho é aplicar essa análise estrutural e avaliar os casos de links no domínio educacional, ou seja, identificar o que significa cada caso para esse domínio especifico e fornecer indicativos para que o autor possa melhorar sua aplicação hipermídia educacional.Currently quality is an essential feature of any product, including all types of software. Hypermedia applications are composed of thousands of links and nodes in such a flexible way that can be easily error-prone and is worth of attention for an effective quality control of software. Moreover, the Internet hypermedia applications and web pages have been increased considerably. A structural analysis was proposed in order to evaluate the quality of hyperdocument links of Web. The analysis is based on an approach to reuse of link components that was also defined. This work describes how to apply the structural analysis and then evaluate those reuse cases of link components for educational domain. So, this paper presents the meaning of each reuse case of link components according to the educational domain. Also, we discuss how the authors (teachers) can improve the educational hypermedia application by using these meaningful cases of analysis.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFortes, Renata Pontin de MattosMarques, Daniela2000-08-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-27022018-112355/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-19T20:50:39Zoai:teses.usp.br:tde-27022018-112355Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-19T20:50:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma Ferramenta para Auxiliar na Avaliação Estrutural de Hipermídia Educacional na Web
Not available
title Uma Ferramenta para Auxiliar na Avaliação Estrutural de Hipermídia Educacional na Web
spellingShingle Uma Ferramenta para Auxiliar na Avaliação Estrutural de Hipermídia Educacional na Web
Marques, Daniela
Não disponível
Not available
title_short Uma Ferramenta para Auxiliar na Avaliação Estrutural de Hipermídia Educacional na Web
title_full Uma Ferramenta para Auxiliar na Avaliação Estrutural de Hipermídia Educacional na Web
title_fullStr Uma Ferramenta para Auxiliar na Avaliação Estrutural de Hipermídia Educacional na Web
title_full_unstemmed Uma Ferramenta para Auxiliar na Avaliação Estrutural de Hipermídia Educacional na Web
title_sort Uma Ferramenta para Auxiliar na Avaliação Estrutural de Hipermídia Educacional na Web
author Marques, Daniela
author_facet Marques, Daniela
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fortes, Renata Pontin de Mattos
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Daniela
dc.subject.por.fl_str_mv Não disponível
Not available
topic Não disponível
Not available
description Atualmente a qualidade deve ser uma característica presente em qualquer produto ou serviço, inclusive em todos os tipos de softwares. As aplicações hipermídia, por sua vez, são compostas por milhares de links e nós de uma forma bastante flexível, que as tomam facilmente passíveis de erros e merecem atenção para um efetivo controle de qualidade. Além disso, as aplicações hipermídia na Internet, por meio de páginas da Web, estão aumentando de forma considerável. Uma análise estrutural foi proposta com o objetivo de avaliar a qualidade das ligações de um hiperdocumento Web e uma classificação de casos de reuso de links foi definida. O objetivo deste trabalho é aplicar essa análise estrutural e avaliar os casos de links no domínio educacional, ou seja, identificar o que significa cada caso para esse domínio especifico e fornecer indicativos para que o autor possa melhorar sua aplicação hipermídia educacional.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-08-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-27022018-112355/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-27022018-112355/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257392232792064