Uma Ferramenta para Auxiliar na Avaliação Estrutural de Hipermídia Educacional na Web
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-27022018-112355/ |
Resumo: | Atualmente a qualidade deve ser uma característica presente em qualquer produto ou serviço, inclusive em todos os tipos de softwares. As aplicações hipermídia, por sua vez, são compostas por milhares de links e nós de uma forma bastante flexível, que as tomam facilmente passíveis de erros e merecem atenção para um efetivo controle de qualidade. Além disso, as aplicações hipermídia na Internet, por meio de páginas da Web, estão aumentando de forma considerável. Uma análise estrutural foi proposta com o objetivo de avaliar a qualidade das ligações de um hiperdocumento Web e uma classificação de casos de reuso de links foi definida. O objetivo deste trabalho é aplicar essa análise estrutural e avaliar os casos de links no domínio educacional, ou seja, identificar o que significa cada caso para esse domínio especifico e fornecer indicativos para que o autor possa melhorar sua aplicação hipermídia educacional. |
id |
USP_bee4c301c492874850d4ae2994e7fe70 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-27022018-112355 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Uma Ferramenta para Auxiliar na Avaliação Estrutural de Hipermídia Educacional na WebNot availableNão disponívelNot availableAtualmente a qualidade deve ser uma característica presente em qualquer produto ou serviço, inclusive em todos os tipos de softwares. As aplicações hipermídia, por sua vez, são compostas por milhares de links e nós de uma forma bastante flexível, que as tomam facilmente passíveis de erros e merecem atenção para um efetivo controle de qualidade. Além disso, as aplicações hipermídia na Internet, por meio de páginas da Web, estão aumentando de forma considerável. Uma análise estrutural foi proposta com o objetivo de avaliar a qualidade das ligações de um hiperdocumento Web e uma classificação de casos de reuso de links foi definida. O objetivo deste trabalho é aplicar essa análise estrutural e avaliar os casos de links no domínio educacional, ou seja, identificar o que significa cada caso para esse domínio especifico e fornecer indicativos para que o autor possa melhorar sua aplicação hipermídia educacional.Currently quality is an essential feature of any product, including all types of software. Hypermedia applications are composed of thousands of links and nodes in such a flexible way that can be easily error-prone and is worth of attention for an effective quality control of software. Moreover, the Internet hypermedia applications and web pages have been increased considerably. A structural analysis was proposed in order to evaluate the quality of hyperdocument links of Web. The analysis is based on an approach to reuse of link components that was also defined. This work describes how to apply the structural analysis and then evaluate those reuse cases of link components for educational domain. So, this paper presents the meaning of each reuse case of link components according to the educational domain. Also, we discuss how the authors (teachers) can improve the educational hypermedia application by using these meaningful cases of analysis.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFortes, Renata Pontin de MattosMarques, Daniela2000-08-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-27022018-112355/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-19T20:50:39Zoai:teses.usp.br:tde-27022018-112355Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-19T20:50:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma Ferramenta para Auxiliar na Avaliação Estrutural de Hipermídia Educacional na Web Not available |
title |
Uma Ferramenta para Auxiliar na Avaliação Estrutural de Hipermídia Educacional na Web |
spellingShingle |
Uma Ferramenta para Auxiliar na Avaliação Estrutural de Hipermídia Educacional na Web Marques, Daniela Não disponível Not available |
title_short |
Uma Ferramenta para Auxiliar na Avaliação Estrutural de Hipermídia Educacional na Web |
title_full |
Uma Ferramenta para Auxiliar na Avaliação Estrutural de Hipermídia Educacional na Web |
title_fullStr |
Uma Ferramenta para Auxiliar na Avaliação Estrutural de Hipermídia Educacional na Web |
title_full_unstemmed |
Uma Ferramenta para Auxiliar na Avaliação Estrutural de Hipermídia Educacional na Web |
title_sort |
Uma Ferramenta para Auxiliar na Avaliação Estrutural de Hipermídia Educacional na Web |
author |
Marques, Daniela |
author_facet |
Marques, Daniela |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fortes, Renata Pontin de Mattos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Daniela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Não disponível Not available |
topic |
Não disponível Not available |
description |
Atualmente a qualidade deve ser uma característica presente em qualquer produto ou serviço, inclusive em todos os tipos de softwares. As aplicações hipermídia, por sua vez, são compostas por milhares de links e nós de uma forma bastante flexível, que as tomam facilmente passíveis de erros e merecem atenção para um efetivo controle de qualidade. Além disso, as aplicações hipermídia na Internet, por meio de páginas da Web, estão aumentando de forma considerável. Uma análise estrutural foi proposta com o objetivo de avaliar a qualidade das ligações de um hiperdocumento Web e uma classificação de casos de reuso de links foi definida. O objetivo deste trabalho é aplicar essa análise estrutural e avaliar os casos de links no domínio educacional, ou seja, identificar o que significa cada caso para esse domínio especifico e fornecer indicativos para que o autor possa melhorar sua aplicação hipermídia educacional. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000-08-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-27022018-112355/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-27022018-112355/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257392232792064 |