Repercussões da pandemia de COVID-19 em uma unidade de pronto atendimento: a implantação de protocolos interprofissionais para a organização do fluxo assistencial e a percepção dos profissionais de saúde
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/61/61132/tde-18042023-104249/ |
Resumo: | Trabalho em formato de dois artigos, sendo primeiro uma pesquisa qualitativa com abordagem da pesquisa-ação cujo objetivo foi descrever os protocolos interprofissionais implantados para a organização do fluxo assistencial em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) durante a pandemia de COVID-19. O estudo considerou os ciclos da pesquisa-ação propostos por TRIPP (2005): planejamento, implementação, a descrição e a avaliação. A reorganização da unidade evidenciou pontos positivos como participação e envolvimento da equipe, revisão de processos, busca por evidências e parcerias intersetoriais; e negativas como a dificuldade na segregação do paciente contaminado dentro da estrutura física da UPA. O segundo artigo teve como objetivo avaliar a percepção de profissionais que atuaram na linha de frente na mesma UPA durante os diferentes períodos de enfrentamento da pandemia de Covid-19 (2020, 2021 e 2022), por meio de um estudo qualitativo com técnicas de análise de conteúdo e análise de similitude, utilizando um instrumento com características sociodemográficas e três questões norteadoras. As percepções de profissionais indicaram sentimentos negativos, alertando sobre a deterioração da saúde mental, com repercussões crônicas que requerem atenção e investimento em saúde do trabalhador adequadas e de longo prazo. Enquanto aspectos positivos, observa-se a relevância do trabalho em equipe e a transformação cultural a nível pessoal e organizacional; a educação em saúde, como ferramenta para autonomia e segurança do profissional. Ambos os trabalhos demonstraram situações relevantes sobre a gestão em saúde durante a pandemia, descrevendo experiências com potencialidades e fragilidades que podem ser replicadas em novos contextos, além do mais, alguns achados das pesquisas sevem de alerta para a condução do setor saúde em um cenário pós pandemia |
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Repercussões da pandemia de COVID-19 em uma unidade de pronto atendimento: a implantação de protocolos interprofissionais para a organização do fluxo assistencial e a percepção dos profissionais de saúdeRepercussions of the COVID-19 pandemic in an emergency care unit: the implementation of interprofessional protocols for the organization of the care flow and the perception of health professionalsAdministração de Serviços de SaúdeCOVID-19COVID-19Gestão em SaúdeHealth ManagementHealth PersonnelHealth Services AdministrationOccupational HealthPessoal de SaúdeProtocolosProtocolsSaúde do TrabalhadorSistema único de SaúdeUnified Health SystemTrabalho em formato de dois artigos, sendo primeiro uma pesquisa qualitativa com abordagem da pesquisa-ação cujo objetivo foi descrever os protocolos interprofissionais implantados para a organização do fluxo assistencial em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) durante a pandemia de COVID-19. O estudo considerou os ciclos da pesquisa-ação propostos por TRIPP (2005): planejamento, implementação, a descrição e a avaliação. A reorganização da unidade evidenciou pontos positivos como participação e envolvimento da equipe, revisão de processos, busca por evidências e parcerias intersetoriais; e negativas como a dificuldade na segregação do paciente contaminado dentro da estrutura física da UPA. O segundo artigo teve como objetivo avaliar a percepção de profissionais que atuaram na linha de frente na mesma UPA durante os diferentes períodos de enfrentamento da pandemia de Covid-19 (2020, 2021 e 2022), por meio de um estudo qualitativo com técnicas de análise de conteúdo e análise de similitude, utilizando um instrumento com características sociodemográficas e três questões norteadoras. As percepções de profissionais indicaram sentimentos negativos, alertando sobre a deterioração da saúde mental, com repercussões crônicas que requerem atenção e investimento em saúde do trabalhador adequadas e de longo prazo. Enquanto aspectos positivos, observa-se a relevância do trabalho em equipe e a transformação cultural a nível pessoal e organizacional; a educação em saúde, como ferramenta para autonomia e segurança do profissional. Ambos os trabalhos demonstraram situações relevantes sobre a gestão em saúde durante a pandemia, descrevendo experiências com potencialidades e fragilidades que podem ser replicadas em novos contextos, além do mais, alguns achados das pesquisas sevem de alerta para a condução do setor saúde em um cenário pós pandemiaWork in the format of two articles, the first being a qualitative research with an action research approach whose objective was to describe the interprofessional protocols implemented for the organization of the care flow in an Emergency Care Unit (UPA) during the COVID-19 pandemic. The study considered the action research cycles proposed by TRIPP (2005): planning, implementation, description and evaluation. The reorganization of the unit showed positive points such as participation and involvement of the team, review of processes, search for evidence and intersectoral partnerships; and negative ones such as the difficulty in segregating the contaminated patient within the physical structure of the UPA. The second article aimed to evaluate the perception of professionals who worked on the front line in the same UPA during the different periods of facing the Covid-19 pandemic (2020, 2021 and 2022), through a qualitative study with analysis techniques of content and analysis of similarity, using an instrument with sociodemographic characteristics and three guiding questions. The professionals\' perceptions indicated negative feelings, warning about the deterioration of mental health, with chronic repercussions that require attention and investment in adequate and long-term worker health. As positive aspects, the relevance of teamwork and cultural transformation at a personal and organizational level can be observed; health education as a tool for professional autonomy and safety. Both works demonstrated relevant situations on health management during the pandemic, describing experiences with strengths and weaknesses that can be replicated in new contexts. pandemicBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMazzo, AlessandraFaria, Mayara Fálico2022-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/61/61132/tde-18042023-104249/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPReter o conteúdo por motivos de patente, publicação e/ou direitos autoriais.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-04-18T21:20:14Zoai:teses.usp.br:tde-18042023-104249Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-04-18T21:20:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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