Educação e cultura em direitos humanos na ordem internacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2140/tde-05122013-154918/ |
Resumo: | Considerando a atual situação do Direito à Educação em Direitos Humanos no Brasil e no mundo e a importância de se inserir nos sistemas educacionais a proposta da gestão de um plano em Direitos Humanos, balizada por interculturalidade e interacionismo, a presente pesquisa tem como objetivo institucionalizar a promoção do acesso aos conhecimentos multiculturalistas, inerentes à afirmação histórica dos Direitos Humanos. Entendemos que tanto os alunos quanto os educadores são sujeitos dos direitos históricos da humanidade. Assim, diagnosticamos a necessidade de uma intervenção pedagógica humanista nas escolas a ser institucionalizada por uma cultura em educação alternativa contida no projeto-piloto, ora anexado. |
id |
USP_5c269db784ae22d826fa63a7ea656810 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-05122013-154918 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Educação e cultura em direitos humanos na ordem internacionalHuman rights education and culture in the world orderAprendizagemBrazilCultureDireito à educaçãoDireitos humanosEducaçãoEducationFundamental rightsGenocideHistory of human rightsHuman rightsHuman rights educationHumanismHumanisticHumanitarianInternational matrixLawPilot projectSocial rightsViolationsConsiderando a atual situação do Direito à Educação em Direitos Humanos no Brasil e no mundo e a importância de se inserir nos sistemas educacionais a proposta da gestão de um plano em Direitos Humanos, balizada por interculturalidade e interacionismo, a presente pesquisa tem como objetivo institucionalizar a promoção do acesso aos conhecimentos multiculturalistas, inerentes à afirmação histórica dos Direitos Humanos. Entendemos que tanto os alunos quanto os educadores são sujeitos dos direitos históricos da humanidade. Assim, diagnosticamos a necessidade de uma intervenção pedagógica humanista nas escolas a ser institucionalizada por uma cultura em educação alternativa contida no projeto-piloto, ora anexado.Considering the actual state of the Right to Human Rights Education in Brazil, its global present context and the importance to insert its proposals in the educational systems as a political action of a Human Rights plan, oriented by interculturality and interactionism, in this research the main objective has been to institutionalize the promotion of access to multicultural knowledge, associated to the historical affirmation of Human Rights, and to view the students and the educators as mankinds historical rights subjects. It has also been diagnosticated the urgency of a humanistic pedagogical intervention in schools yet to be institutionalized by an alternative educational culture, included in the attached pilot project.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCarneiro, Maria Luiza TucciCaceres, Felipe Chinalli2013-06-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2140/tde-05122013-154918/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T12:18:05Zoai:teses.usp.br:tde-05122013-154918Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T12:18:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação e cultura em direitos humanos na ordem internacional Human rights education and culture in the world order |
title |
Educação e cultura em direitos humanos na ordem internacional |
spellingShingle |
Educação e cultura em direitos humanos na ordem internacional Caceres, Felipe Chinalli Aprendizagem Brazil Culture Direito à educação Direitos humanos Educação Education Fundamental rights Genocide History of human rights Human rights Human rights education Humanism Humanistic Humanitarian International matrix Law Pilot project Social rights Violations |
title_short |
Educação e cultura em direitos humanos na ordem internacional |
title_full |
Educação e cultura em direitos humanos na ordem internacional |
title_fullStr |
Educação e cultura em direitos humanos na ordem internacional |
title_full_unstemmed |
Educação e cultura em direitos humanos na ordem internacional |
title_sort |
Educação e cultura em direitos humanos na ordem internacional |
author |
Caceres, Felipe Chinalli |
author_facet |
Caceres, Felipe Chinalli |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carneiro, Maria Luiza Tucci |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caceres, Felipe Chinalli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Brazil Culture Direito à educação Direitos humanos Educação Education Fundamental rights Genocide History of human rights Human rights Human rights education Humanism Humanistic Humanitarian International matrix Law Pilot project Social rights Violations |
topic |
Aprendizagem Brazil Culture Direito à educação Direitos humanos Educação Education Fundamental rights Genocide History of human rights Human rights Human rights education Humanism Humanistic Humanitarian International matrix Law Pilot project Social rights Violations |
description |
Considerando a atual situação do Direito à Educação em Direitos Humanos no Brasil e no mundo e a importância de se inserir nos sistemas educacionais a proposta da gestão de um plano em Direitos Humanos, balizada por interculturalidade e interacionismo, a presente pesquisa tem como objetivo institucionalizar a promoção do acesso aos conhecimentos multiculturalistas, inerentes à afirmação histórica dos Direitos Humanos. Entendemos que tanto os alunos quanto os educadores são sujeitos dos direitos históricos da humanidade. Assim, diagnosticamos a necessidade de uma intervenção pedagógica humanista nas escolas a ser institucionalizada por uma cultura em educação alternativa contida no projeto-piloto, ora anexado. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2140/tde-05122013-154918/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2140/tde-05122013-154918/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256490502520832 |