Sustentabilidade no Panorama das Pesquisas em Educação Ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Rodrigo Acácio Matos de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81133/tde-15082023-162601/
Resumo: Nas últimas décadas, as questões ambientais vêm se tornando cada vez mais relevantes, passando a requerer atenção no campo educacional, o que motivou a discussão e a inserção de políticas, documentos e pesquisas, com a definição de uma área relativa à Educação Ambiental. Ao mesmo tempo, e nos campos da política e da ecologia mais gerais, conceitos como de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável, ainda que polissêmicos, também foram ganhando espaço. Nesse quadro, propomos investigar como vem ocorrendo a atenção à sustentabilidade no conjunto das Pesquisas em Educação Ambiental. Partimos da hipótese de que a compreensão das interações desse conceito possa apontar considerações e reflexões que contribuam para o aprimoramento da Educação Ambiental. Com esse objetivo, foi analisada a produção de teses e dissertações da área de Educação Ambiental, a partir do EArte (Banco de Dados de Pesquisas em Educação Ambiental), acompanhando temporalmente sua presença e evolução até 2016. Foram desenvolvidas duas dimensões de análise, caracterizadas respectivamente por um panorama institucional e por uma análise de fundo conceitual. Do ponto de vista institucional, procurou-se verificar, em uma abordagem quantitativa, onde e como foram sendo desenvolvidas pesquisas que tratam da sustentabilidade. Para a análise conceitual, foi construído um corpo amostral, constituído por um subconjunto de produções de diferentes períodos, em que a presença de relatos de propostas de práticas educacionais era explicitada. Nesse sentido, não se buscou os referenciais das pesquisas desenvolvidas, mas, sobretudo, as práticas relatadas, buscando identificar, dentre outras, representações da relação ser humano-ambiente, espaços para a sustentabilidade na escola e atividades desenvolvidas por alunos e professores. De uma maneira geral, observou-se que as pesquisas envolvendo sustentabilidade permaneceram quantitativamente constantes, ao longo do tempo, mantendo-se em torno de 10% das dissertações e teses do EArte. Em relação às práticas escolares, foram identificadas diferentes situações de envolvimento escolar, com uma compreensão de ambiente mais relacionada aos hábitos de consumo, e uma abordagem pouco disciplinar. Também, embora tenham sido propostas diferentes atividades, identificou-se uma certa dificuldade em articulações com uma Educação mais crítica. Assim, não foi constatada uma clara preponderância por uma dada abordagem específica da sustentabilidade, havendo algumas mais complexas e interdisciplinares, enquanto outras eram menos contextualizadas e fragmentadas. Em nenhum momento houve a intenção de atribuir qualquer tipo de valores às atividades analisadas, uma vez que o amplo espectro de situações relatadas não só reflete realidades diferentes, mas pode ampliar o universo de possibilidades a serem pretendidas por professores e escolas. Assim, consideramos que o quadro polivalente que emerge dessas análises, em conjunto, pode contribuir para reflexões dos professores, das escolas e de inserções nos espaços de formação de professores.
id USP_5d21da299811542f6041e4dd2c3df7af
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-15082023-162601
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Sustentabilidade no Panorama das Pesquisas em Educação AmbientalSustainability in the overview of research in environmental educationEducação AmbientalEducational Practices and EArte,Environmental EducationPráticas Escolares e EArte,SustainabilitySustentabilidadeNas últimas décadas, as questões ambientais vêm se tornando cada vez mais relevantes, passando a requerer atenção no campo educacional, o que motivou a discussão e a inserção de políticas, documentos e pesquisas, com a definição de uma área relativa à Educação Ambiental. Ao mesmo tempo, e nos campos da política e da ecologia mais gerais, conceitos como de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável, ainda que polissêmicos, também foram ganhando espaço. Nesse quadro, propomos investigar como vem ocorrendo a atenção à sustentabilidade no conjunto das Pesquisas em Educação Ambiental. Partimos da hipótese de que a compreensão das interações desse conceito possa apontar considerações e reflexões que contribuam para o aprimoramento da Educação Ambiental. Com esse objetivo, foi analisada a produção de teses e dissertações da área de Educação Ambiental, a partir do EArte (Banco de Dados de Pesquisas em Educação Ambiental), acompanhando temporalmente sua presença e evolução até 2016. Foram desenvolvidas duas dimensões de análise, caracterizadas respectivamente por um panorama institucional e por uma análise de fundo conceitual. Do ponto de vista institucional, procurou-se verificar, em uma abordagem quantitativa, onde e como foram sendo desenvolvidas pesquisas que tratam da sustentabilidade. Para a análise conceitual, foi construído um corpo amostral, constituído por um subconjunto de produções de diferentes períodos, em que a presença de relatos de propostas de práticas educacionais era explicitada. Nesse sentido, não se buscou os referenciais das pesquisas desenvolvidas, mas, sobretudo, as práticas relatadas, buscando identificar, dentre outras, representações da relação ser humano-ambiente, espaços para a sustentabilidade na escola e atividades desenvolvidas por alunos e professores. De uma maneira geral, observou-se que as pesquisas envolvendo sustentabilidade permaneceram quantitativamente constantes, ao longo do tempo, mantendo-se em torno de 10% das dissertações e teses do EArte. Em relação às práticas escolares, foram identificadas diferentes situações de envolvimento escolar, com uma compreensão de ambiente mais relacionada aos hábitos de consumo, e uma abordagem pouco disciplinar. Também, embora tenham sido propostas diferentes atividades, identificou-se uma certa dificuldade em articulações com uma Educação mais crítica. Assim, não foi constatada uma clara preponderância por uma dada abordagem específica da sustentabilidade, havendo algumas mais complexas e interdisciplinares, enquanto outras eram menos contextualizadas e fragmentadas. Em nenhum momento houve a intenção de atribuir qualquer tipo de valores às atividades analisadas, uma vez que o amplo espectro de situações relatadas não só reflete realidades diferentes, mas pode ampliar o universo de possibilidades a serem pretendidas por professores e escolas. Assim, consideramos que o quadro polivalente que emerge dessas análises, em conjunto, pode contribuir para reflexões dos professores, das escolas e de inserções nos espaços de formação de professores.The environmental issues in the last decades have become more relevant and they have required more attention in the educational field. This fact motivated discussions and brought in new politics, documents and researches with the creation of a new field related to Environmental Education. At the same time, concepts like sustainability and sustainable development, although yet polysemic, have gained more space in the political landscape and ecology. In this scenario, the research proposes the investigation of the ways the attention to sustainability has been occurring in Environmental Education researches. The research starts from the hypothesis that the comprehension of interaction between those concepts may guide the considerations and reflections which enables contributions to environmental education improvements. The productions of thesis and dissertations in the Environmental Education Field were analyzed from the EArte (Environmental Education Research Database) with a temporal basis and its evolution until the year 2016 of this database. Two analyses dimensions were developed, one of which was characterized by an institutional overview and the other by a conceptual nature. The present thesis verified, from a quantitative approach, where and how the researches that focus on sustainability were developed. For the conceptual analyses a sample group was chosen, formed by a subassembly of studies from different periods in which education practices were reported. The practices reported such as the relation between human and environment, spaces of sustainability in schools and activities implemented by students and teachers were the focus of the investigation that was carried out, instead of the references of researches developed in the area. Through the data analysis, it became clear that the researches involving sustainability, throughout time, represented a constant around 10% of all dissertations and thesis of EArte. The schools approaches were diverse from each other as it was identified with an environment comprehension correlated with the consumption habits instead of scientific procedures. Although different activities have been proposed, a certain difficulty was identified in articulating with a more critic education view. Hence, there was not a noticeable predominance of a specific approach of sustainability, some of them being more complex and interdisciplinary while others were fragmented and less contextualized. Not at any point there was any intention of judgement of worth of the different practices that were analyzed, specially considering that the ample range of the situations described not only shows distinct realities, but also could broaden the universe of possibilities intended by teachers and schools. Therefore, the multipurpose picture that emerges from this analysis, jointly, raises the possibility of contribution to further the depth of the reflections of teachers, institutions, and insertions within the educations and teaching courses.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPKawamura, Maria Regina DubeuxAraújo, Rodrigo Acácio Matos de2023-04-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81133/tde-15082023-162601/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-08-17T18:56:48Zoai:teses.usp.br:tde-15082023-162601Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-08-17T18:56:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Sustentabilidade no Panorama das Pesquisas em Educação Ambiental
Sustainability in the overview of research in environmental education
title Sustentabilidade no Panorama das Pesquisas em Educação Ambiental
spellingShingle Sustentabilidade no Panorama das Pesquisas em Educação Ambiental
Araújo, Rodrigo Acácio Matos de
Educação Ambiental
Educational Practices and EArte,
Environmental Education
Práticas Escolares e EArte,
Sustainability
Sustentabilidade
title_short Sustentabilidade no Panorama das Pesquisas em Educação Ambiental
title_full Sustentabilidade no Panorama das Pesquisas em Educação Ambiental
title_fullStr Sustentabilidade no Panorama das Pesquisas em Educação Ambiental
title_full_unstemmed Sustentabilidade no Panorama das Pesquisas em Educação Ambiental
title_sort Sustentabilidade no Panorama das Pesquisas em Educação Ambiental
author Araújo, Rodrigo Acácio Matos de
author_facet Araújo, Rodrigo Acácio Matos de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kawamura, Maria Regina Dubeux
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Rodrigo Acácio Matos de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Educational Practices and EArte,
Environmental Education
Práticas Escolares e EArte,
Sustainability
Sustentabilidade
topic Educação Ambiental
Educational Practices and EArte,
Environmental Education
Práticas Escolares e EArte,
Sustainability
Sustentabilidade
description Nas últimas décadas, as questões ambientais vêm se tornando cada vez mais relevantes, passando a requerer atenção no campo educacional, o que motivou a discussão e a inserção de políticas, documentos e pesquisas, com a definição de uma área relativa à Educação Ambiental. Ao mesmo tempo, e nos campos da política e da ecologia mais gerais, conceitos como de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável, ainda que polissêmicos, também foram ganhando espaço. Nesse quadro, propomos investigar como vem ocorrendo a atenção à sustentabilidade no conjunto das Pesquisas em Educação Ambiental. Partimos da hipótese de que a compreensão das interações desse conceito possa apontar considerações e reflexões que contribuam para o aprimoramento da Educação Ambiental. Com esse objetivo, foi analisada a produção de teses e dissertações da área de Educação Ambiental, a partir do EArte (Banco de Dados de Pesquisas em Educação Ambiental), acompanhando temporalmente sua presença e evolução até 2016. Foram desenvolvidas duas dimensões de análise, caracterizadas respectivamente por um panorama institucional e por uma análise de fundo conceitual. Do ponto de vista institucional, procurou-se verificar, em uma abordagem quantitativa, onde e como foram sendo desenvolvidas pesquisas que tratam da sustentabilidade. Para a análise conceitual, foi construído um corpo amostral, constituído por um subconjunto de produções de diferentes períodos, em que a presença de relatos de propostas de práticas educacionais era explicitada. Nesse sentido, não se buscou os referenciais das pesquisas desenvolvidas, mas, sobretudo, as práticas relatadas, buscando identificar, dentre outras, representações da relação ser humano-ambiente, espaços para a sustentabilidade na escola e atividades desenvolvidas por alunos e professores. De uma maneira geral, observou-se que as pesquisas envolvendo sustentabilidade permaneceram quantitativamente constantes, ao longo do tempo, mantendo-se em torno de 10% das dissertações e teses do EArte. Em relação às práticas escolares, foram identificadas diferentes situações de envolvimento escolar, com uma compreensão de ambiente mais relacionada aos hábitos de consumo, e uma abordagem pouco disciplinar. Também, embora tenham sido propostas diferentes atividades, identificou-se uma certa dificuldade em articulações com uma Educação mais crítica. Assim, não foi constatada uma clara preponderância por uma dada abordagem específica da sustentabilidade, havendo algumas mais complexas e interdisciplinares, enquanto outras eram menos contextualizadas e fragmentadas. Em nenhum momento houve a intenção de atribuir qualquer tipo de valores às atividades analisadas, uma vez que o amplo espectro de situações relatadas não só reflete realidades diferentes, mas pode ampliar o universo de possibilidades a serem pretendidas por professores e escolas. Assim, consideramos que o quadro polivalente que emerge dessas análises, em conjunto, pode contribuir para reflexões dos professores, das escolas e de inserções nos espaços de formação de professores.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81133/tde-15082023-162601/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81133/tde-15082023-162601/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090749471391744