Revista Recreio: uma publicação para crianças brasileiras: um estudo da primeira fase (1969 a 1982)
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8156/tde-14082024-182938/ |
Resumo: | Este estudo investiga a história, o propósito e a produção da primeira fase da revista Recreio, abrangendo o período de 1969 a 1982. A pesquisa parte da motivação que levou a editora Abril a lançar uma publicação voltada ao público infantil, tendo como objetivo educar por meio do entretenimento. Explora-se a relação entre literatura infantil, pedagogia e escola, considerando seus atritos e consonâncias. Para uma obter uma visão abrangente sobre a publicação, delineia-se uma historiografia sobre o desenvolvimento da revista nos anos que sucederam o seu surgimento, avaliando-se como o contexto marcado pela ditadura militar do Brasil, iniciada em 1964, impacta em sua produção. Destaca-se a análise minuciosa das edições específicas da revista: n.º 112, \"Camilão, o comilão!\", de Ana Maria Machado, publicada em 1971; n.º 15, \"Catapimba!\", de Ruth Rocha, de 1969; e n.º 304, \"A harpa de vento\", de Joel Rufino dos Santos, de 1976. Como referencial teórico, Agamben, Benjamin, Coelho, Cunha, Didi-Huberman, Hunt, Lajolo, Schwarcz, Valenzuela e Zilberman, entre outros, oferecem aporte para a concepção de uma visão crítica a respeito da Recreio como veículo que associa a fruição e a educação. Ao explorar essas edições em detalhes, o presente trabalho busca refletir sobre as relações que se estabelecem entre a literatura infantil, as ilustrações e a proposta pedagógica da revista, perscrutando os diferentes recursos da linguagem verbal e não verbal utilizados na construção dos temas abordados e o contexto em que a publicação estava inserida. Agregam-se às análises das revistas a abordagem crítica centrada na interrelação entre literatura infantil e livro ilustrado, com especial atenção às contribuições de Sophie Van der Linden e Maria Nikolajeva. O estudo contribui para uma compreensão aprofundada de como a Recreio moldou a experiência literária e educacional de crianças brasileiras durante este período |
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Revista Recreio: uma publicação para crianças brasileiras: um estudo da primeira fase (1969 a 1982)Recreio Magazine: a publication for Brazilian children. A study of the first phase (1969 to 1982)Children's literatureEducaçãoEducationEscolaLiteratura infantilLivro ilustradoPicture bookRecreio magazineRevista RecreioSchoolEste estudo investiga a história, o propósito e a produção da primeira fase da revista Recreio, abrangendo o período de 1969 a 1982. A pesquisa parte da motivação que levou a editora Abril a lançar uma publicação voltada ao público infantil, tendo como objetivo educar por meio do entretenimento. Explora-se a relação entre literatura infantil, pedagogia e escola, considerando seus atritos e consonâncias. Para uma obter uma visão abrangente sobre a publicação, delineia-se uma historiografia sobre o desenvolvimento da revista nos anos que sucederam o seu surgimento, avaliando-se como o contexto marcado pela ditadura militar do Brasil, iniciada em 1964, impacta em sua produção. Destaca-se a análise minuciosa das edições específicas da revista: n.º 112, \"Camilão, o comilão!\", de Ana Maria Machado, publicada em 1971; n.º 15, \"Catapimba!\", de Ruth Rocha, de 1969; e n.º 304, \"A harpa de vento\", de Joel Rufino dos Santos, de 1976. Como referencial teórico, Agamben, Benjamin, Coelho, Cunha, Didi-Huberman, Hunt, Lajolo, Schwarcz, Valenzuela e Zilberman, entre outros, oferecem aporte para a concepção de uma visão crítica a respeito da Recreio como veículo que associa a fruição e a educação. Ao explorar essas edições em detalhes, o presente trabalho busca refletir sobre as relações que se estabelecem entre a literatura infantil, as ilustrações e a proposta pedagógica da revista, perscrutando os diferentes recursos da linguagem verbal e não verbal utilizados na construção dos temas abordados e o contexto em que a publicação estava inserida. Agregam-se às análises das revistas a abordagem crítica centrada na interrelação entre literatura infantil e livro ilustrado, com especial atenção às contribuições de Sophie Van der Linden e Maria Nikolajeva. O estudo contribui para uma compreensão aprofundada de como a Recreio moldou a experiência literária e educacional de crianças brasileiras durante este períodoThis study investigates the history, purpose and production of the first phase of Recreio magazine, covering the period from 1969 to 1982. The research starts from the motivation that led Abril Publishing to launch a publication focused on children, with the aim of educating through entertainment. It explores the relationship between children\'s literature, pedagogy and school, considering their frictions and consonances. In order to obtain a comprehensive view of the publication, a historiography of the magazine\'s development in the years following its appearance is outlined, assessing how the context marked by Brazil\'s military dictatorship, which began in 1964, impacts on its production. We highlight the detailed analysis of specific issues of the magazine: No. 112, \"Camilão, o comilão!\", by Ana Maria Machado, published in 1971; No. 15, \"Catapimba!\", by Ruth Rocha, from 1969; and No. 304, \"A harpa de vento\", by Joel Rufino dos Santos, from 1976. As a theoretical reference, Agamben, Benjamin, Coelho, Cunha, Didi-Huberman, Hunt, Lajolo, Schwarcz, Valenzuela and Zilberman, among others, offer support for the conception of a critical view of Recreio as a vehicle that associates fruition and education. By exploring these issues in detail, this paper seeks to reflect on the relationships established between children\'s literature, illustrations and the magazine\'s pedagogical proposal, scrutinizing the different verbal and non-verbal language resources used in the construction of the themes addressedBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPValenzuela, Sandra TrabuccoNascimento, Antonio Augusto Castro do2024-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8156/tde-14082024-182938/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-15T17:33:02Zoai:teses.usp.br:tde-14082024-182938Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-15T17:33:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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