Do corpo ao piano: estudos rítmicos de Gramani e Almeida Prado para a performance de obras compostas nos séculos XX e XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Bianca Gesuato Thomaz
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-29092022-151404/
Resumo: Esta tese de doutorado analisa e inter-relaciona aspectos das estruturas rítmicas utilizadas por José Eduardo Gramani, em suas obras Rítmica (1988) e Rítmica viva: a consciência musical do ritmo (1996), e por Almeida Prado, em sua Cartilha rítmica para piano (2006), como estratégias de estudo para transpor os desafios rítmicos presentes em obras musicais compostas nos séculos XX e XXI. Para tanto, propõe uma perspectiva tripartida analítica, didática e inter-relacional já que as abordagens do universo rítmico por esses dois autores compartilham elementos comuns como polimetrias, polirritmias, assimetrias rítmicas, métrica mista e os princípios divisivo e aditivo. O aspecto didático evidencia a diferenciada elaboração de processos de criação, movimento rítmico e concomitâncias texturais que ocorrem durante a aprendizagem e apreensão rítmica decorrente das propostas brasileiras a partir de comparações de ambas com referenciais didático-rítmicos utilizados em instituições ocidentais estrangeiras pesquisadas. O enfoque analítico, voltado especificamente a ritmo e tempo, justifica-se por colaborar para a construção de uma bibliografia que se volte tanto a processos composicionais, analíticos e interpretativos rítmicos dos séculos XX e XXI, quanto sobre a literatura atual para o ensino deles. A metodologia abrange o estudo e a aplicação de técnicas de análise rítmica, temporal e de sistemas de notação sobre passagens de obras compostas durante os séculos XX e XXI, bem como nos estudos propostos por esses autores. Nas considerações finais, a questão levantada, concernente à existência de um aspecto inovador nas propostas brasileiras, será discutida, assim como sua aplicação para processos criativos didáticos, analíticos e interpretativos.
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