Pontos de contato entre as propostas de ensino de Leo Meira e José Eduardo Gramani : novos caminhos para aulas de guitarra elétrica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vicente, Rodolfo Adriel Lopes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26634
Resumo: O presente trabalho pretende trazer luz aos pontos de contato entre os exercícios de rítmica do professor José Eduardo Gramani e as abordagens metodológicas do professor Leonardo Meira nas aulas do curso de guitarra da UFPB, com uma reflexão sobre os aspectos positivos para uma percepção musical do ritmo e seus desdobramentos. Com uma breve contextualização sobre a guitarra e seu ensino, o texto se debruça sobre alguns princípios e atividades das aulas de Leo Meira, bem como de materiais de Gramani, apontando suas propostas para uma educação musical mais sensível e crítica. O trabalho propõe um diálogo entre a experiência de seu autor e referencial bibliográfico pertinente, propondo uma reflexão sobre novos caminhos para o ensino da guitarra brasileira.
id UFPB-2_f7deee562c027dfba0ee36d8833b5fcb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:123456789/26634
network_acronym_str UFPB-2
network_name_str Repositório Institucional da UFPB
repository_id_str
spelling 2023-04-03T12:35:20Z2023-01-202023-04-03T12:35:20Z2022-12-15https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26634O presente trabalho pretende trazer luz aos pontos de contato entre os exercícios de rítmica do professor José Eduardo Gramani e as abordagens metodológicas do professor Leonardo Meira nas aulas do curso de guitarra da UFPB, com uma reflexão sobre os aspectos positivos para uma percepção musical do ritmo e seus desdobramentos. Com uma breve contextualização sobre a guitarra e seu ensino, o texto se debruça sobre alguns princípios e atividades das aulas de Leo Meira, bem como de materiais de Gramani, apontando suas propostas para uma educação musical mais sensível e crítica. O trabalho propõe um diálogo entre a experiência de seu autor e referencial bibliográfico pertinente, propondo uma reflexão sobre novos caminhos para o ensino da guitarra brasileira.This work intends to bring light to the points of contact between the rhythm exercises of professor José Eduardo Gramani and the methodological approaches of professor Leonardo Meira in the classes of eletric guitar course of the UFPB, with a reflection on the positive aspects for a musical perception of rhythm and its developments. With a brief contextualization about the guitar and its teaching, the text focuses on some principles and activities of Leo Meira's classes, as well as Gramani's materials, pointing out his proposals for a more sensitive and critical musical education. The work proposes a dialogue between its author's experience and pertinent bibliographic reference, proposing a reflection on new ways to teach the Brazilian guitar.Submitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2023-04-03T12:35:20Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RALV20012023.pdf: 734012 bytes, checksum: e4eda1def673d2d1de08af4c1e5b605c (MD5)Made available in DSpace on 2023-04-03T12:35:20Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RALV20012023.pdf: 734012 bytes, checksum: e4eda1def673d2d1de08af4c1e5b605c (MD5) Previous issue date: 2022-12-15porUniversidade Federal da ParaíbaUFPBBrasilEducação MusicalAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICAEducação musicial.Guitarra elétrica - Ensino - UFPB.Rítmica - Exercícios - Gramani, J. E.Guitarra elétrica - Ensino - Meira, L. I. S. F.Pontos de contato entre as propostas de ensino de Leo Meira e José Eduardo Gramani : novos caminhos para aulas de guitarra elétrica.Points of contact between the teaching proposals of Leo Meira and José Eduardo Gramani : new paths for electric guitar lessons.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMestrinel, Francisco de Assis Santana09269893405Vicente, Rodolfo Adriel LopesBONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência.Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, jan-abr., 2002. CARABETTA, Silvia. Las músicas que habitamos: Aportes para una justicia curricular. In: CARABETTA, S.; NÚÑEZ, D. D.Tramas latinoamericanas para una educación musical plural. (Eds). La Plata: Universidad Nacional de La Plata: Facultad de Artes, 2020. p. 11-20. CIAVATTA, Lucas. O Passo: música e educação. Rio de Janeiro: Autor, 2009. COELHO, Marcelo Pereira; PICCINI, A. R. Medida e Desmedida na Rítmica de José Eduardo Gramani. Música em Perspectiva, v. 2, p. 108-126, 2011. DANTAS, Leonardo Meira. O ensino da guitarra elétrica nos cursos de música da Universidade Federal da Paraíba: reflexões a partir de demandas discentes. 2015. 167 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015. FIAMINGHI, Luiz Henrique. O (anti-)método de rítmica de José Eduardo Gramani: uma proposta para o equilíbrio entre o sensorial e o racional. Opus, v. 24, n. 3, p. 92-119, set./dez. 2018. Disponível em:http://dx.doi.org/10.20504/opus2018c2405. Acesso em: 23 out. 2020. FILHO, João Barreto de Medeiros. Guitarra elétrica: um método para o estudo do aspecto criativo de melodias aplicadas às escalas modais de improvisação jazzística. In: ENCONTRO ANUAL DA ABEM, 11., 2002, Natal, RN. Anais […]. Natal, RN: ABEM, 2002. Disponível em: http://www.academicoo.com/artigo/guitarra-eletrica-um-metodo-para-o-estudo-do aspecto-criativo-de-melodias-aplicadas-as-escalas-modais-deimprovisacaojazzistica. Acesso em: 23 out. 2020. GARCIA, Marcos Rosa. O que estudam: guitarristas. Modalidade: Comunicação. Subárea: Educação Musical. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, 29., 2019, Pelotas, RS. Anais [...]. Pelotas, RS: ANPPOM, 2019. Disponível em: http://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2019/5840/public/5840-20633-1-PB.pdf. Acesso em: 23 out. 2020 GODINHO, José Carlos. O corpo na aprendizagem musical e na representação mental da música. In: ILLARI, Beatriz Senoi (org.) Em busca da mente musical: ensaios sobre os processos cognitivos em música - da percepção à produção. Curitiba: UFPR, 2006. GRAMANI, José Eduardo. Rítmica. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 2010. ________. Rítmica Viva - a consciência musical do ritmo. 2. ed. Campinas: UNICAMP, 2008. GRAMANI, Daniella; CUNHA, Glória Pereira da. José Eduardo Gramani: rítmica do Gramani - a consciência musical do ritmo. In: MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz (org). Pedagogias brasileiras em educação musical. Curitiba: Intersaberes, 2016. GRAMANI, José Eduardo; CUNHA, Glória Pereira. Rítmica: níveis 1,2, 3 e 4. São Caetano: FASCS, 1977. LEITE, Leitieres. Rumpilezzinho laboratório musical de jovens - relatos de uma experiência. Salvador: LeL Produção Artística, 2017. MCNEIL, Legs; MCCAIN, Gillian. Mate-me por favor. Porto Alegre: L&PM, 2004. MESTRINEL, Francisco de Assis Santana. A batucada como experiência significativa - a Bateria Alcalina. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 22., 2015, Natal, RN. Anais […]. Natal, RN: ABEM, 2015. Disponível em: http//: www.abemeducacaomusical.com.br/anais_congresso/v1/papers/1169/public/1169-4451-1-PB.pdf. Acesso em: 15 out. 2022. MOREIRA, Ana Lúcia Iara Gaborim. Método Dalcroze: educação musical para o corpo e a mente. Monografia apresentada para a conclusão da disciplina: Tópicos em Educação Musical – Música e Educação: Tradição e contemporaneidade. Universidade Estadual Paulista – UNESP, São Paulo, 2003. PAZ, E. A pedagogia musical brasileira no século XX: metodologias e tendências. Brasília: Musimed, 2000. PENNA, M. Ensino de música: para além das fronteiras do conservatório. In: PEREGRINO, Yara R. (Org.). Da camiseta ao museu: o ensino das artes na democratização da cultura. João Pessoa: UFPB, 1995. p. 129-140. QUEIROZ, Luis Ricardo Silva. Traços de colonialidade na educação superior em música do Brasil: análises a partir de uma trajetória de epistemicídios musicais e exclusões. Revista da ABEM, Londrina, n.39. 2017, pp.132-143. SANTANA, Chico. Reverberações de saberes na batucada de samba. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 24., 2019, Campo Grande. Anais [...]. Campo Grande: ABEM, 2019. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_congresso/v3/index.html. Acesso em: 15 out. 2022. SANTANA, Chico. Batucada: experiência em movimento. Tese de doutorado em música. Instituto de Artes, Unicamp, Campinas, 2018. _________. Samba o dono do corpo: a batucada em movimento. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PERCUSSÃO, 2., 2019, Belo Horizonte, MG. Anais [...]. Belo Horizonte, MG, 2019b. Disponível em: http:// musica.ufmg.br/ppgmus/wp content/uploads/2020/07/ANAIS-Congresso-de-Percussao_compressed.pdf. Acesso em: 15 out. 2022. VISCONTI, Eduardo de Lima. A Guitarra Brasileira de Heraldo do Monte. Dissertação (mestrado) – Orientador: Antonio Rafael Carvalho dos Santos. Universidade Estadual de Campinas, Instituto das Artes, 2005. ___________. A guitarra elétrica na música popular brasileira: os estilos dos músicos José Menezes e Olmir Stocker. 2010. 292 fls. Tese de Doutorado. Instituto de Artes, UNICAMP, Campinas– Campinas: 2010. VITA, Juliana; SANTANA, Chico. Brazilian black music: Latin America beyond the stigmas. Decolonizing the music room, 2020. Disponível em: https://decolonizingthemusicroom.com/songs-%26-stories/f/brazilian-black-music-latin america-beyond-the-stigmas?blogcategory=Songs+and+Stories. Acesso em: 20 out. 2020reponame:Repositório Institucional da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPBTEXTRALV20012023.pdf.txtRALV20012023.pdf.txtExtracted texttext/plain93660https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26634/4/RALV20012023.pdf.txtaec09001ca9fd63a9a5e76e5372ef052MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82390https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26634/3/license.txte20ac18e101915e6935b82a641b985c0MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26634/2/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD52ORIGINALRALV20012023.pdfRALV20012023.pdfapplication/pdf734012https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26634/1/RALV20012023.pdfe4eda1def673d2d1de08af4c1e5b605cMD51123456789/266342023-04-04 03:03:52.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Repositório InstitucionalPUB
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Pontos de contato entre as propostas de ensino de Leo Meira e José Eduardo Gramani : novos caminhos para aulas de guitarra elétrica.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Points of contact between the teaching proposals of Leo Meira and José Eduardo Gramani : new paths for electric guitar lessons.
title Pontos de contato entre as propostas de ensino de Leo Meira e José Eduardo Gramani : novos caminhos para aulas de guitarra elétrica.
spellingShingle Pontos de contato entre as propostas de ensino de Leo Meira e José Eduardo Gramani : novos caminhos para aulas de guitarra elétrica.
Vicente, Rodolfo Adriel Lopes
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Educação musicial.
Guitarra elétrica - Ensino - UFPB.
Rítmica - Exercícios - Gramani, J. E.
Guitarra elétrica - Ensino - Meira, L. I. S. F.
title_short Pontos de contato entre as propostas de ensino de Leo Meira e José Eduardo Gramani : novos caminhos para aulas de guitarra elétrica.
title_full Pontos de contato entre as propostas de ensino de Leo Meira e José Eduardo Gramani : novos caminhos para aulas de guitarra elétrica.
title_fullStr Pontos de contato entre as propostas de ensino de Leo Meira e José Eduardo Gramani : novos caminhos para aulas de guitarra elétrica.
title_full_unstemmed Pontos de contato entre as propostas de ensino de Leo Meira e José Eduardo Gramani : novos caminhos para aulas de guitarra elétrica.
title_sort Pontos de contato entre as propostas de ensino de Leo Meira e José Eduardo Gramani : novos caminhos para aulas de guitarra elétrica.
author Vicente, Rodolfo Adriel Lopes
author_facet Vicente, Rodolfo Adriel Lopes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mestrinel, Francisco de Assis Santana
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 09269893405
dc.contributor.author.fl_str_mv Vicente, Rodolfo Adriel Lopes
contributor_str_mv Mestrinel, Francisco de Assis Santana
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Educação musicial.
Guitarra elétrica - Ensino - UFPB.
Rítmica - Exercícios - Gramani, J. E.
Guitarra elétrica - Ensino - Meira, L. I. S. F.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação musicial.
Guitarra elétrica - Ensino - UFPB.
Rítmica - Exercícios - Gramani, J. E.
Guitarra elétrica - Ensino - Meira, L. I. S. F.
description O presente trabalho pretende trazer luz aos pontos de contato entre os exercícios de rítmica do professor José Eduardo Gramani e as abordagens metodológicas do professor Leonardo Meira nas aulas do curso de guitarra da UFPB, com uma reflexão sobre os aspectos positivos para uma percepção musical do ritmo e seus desdobramentos. Com uma breve contextualização sobre a guitarra e seu ensino, o texto se debruça sobre alguns princípios e atividades das aulas de Leo Meira, bem como de materiais de Gramani, apontando suas propostas para uma educação musical mais sensível e crítica. O trabalho propõe um diálogo entre a experiência de seu autor e referencial bibliográfico pertinente, propondo uma reflexão sobre novos caminhos para o ensino da guitarra brasileira.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-12-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-04-03T12:35:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-01-20
2023-04-03T12:35:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26634
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/26634
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.references.pt_BR.fl_str_mv BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência.Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, jan-abr., 2002. CARABETTA, Silvia. Las músicas que habitamos: Aportes para una justicia curricular. In: CARABETTA, S.; NÚÑEZ, D. D.Tramas latinoamericanas para una educación musical plural. (Eds). La Plata: Universidad Nacional de La Plata: Facultad de Artes, 2020. p. 11-20. CIAVATTA, Lucas. O Passo: música e educação. Rio de Janeiro: Autor, 2009. COELHO, Marcelo Pereira; PICCINI, A. R. Medida e Desmedida na Rítmica de José Eduardo Gramani. Música em Perspectiva, v. 2, p. 108-126, 2011. DANTAS, Leonardo Meira. O ensino da guitarra elétrica nos cursos de música da Universidade Federal da Paraíba: reflexões a partir de demandas discentes. 2015. 167 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015. FIAMINGHI, Luiz Henrique. O (anti-)método de rítmica de José Eduardo Gramani: uma proposta para o equilíbrio entre o sensorial e o racional. Opus, v. 24, n. 3, p. 92-119, set./dez. 2018. Disponível em:http://dx.doi.org/10.20504/opus2018c2405. Acesso em: 23 out. 2020. FILHO, João Barreto de Medeiros. Guitarra elétrica: um método para o estudo do aspecto criativo de melodias aplicadas às escalas modais de improvisação jazzística. In: ENCONTRO ANUAL DA ABEM, 11., 2002, Natal, RN. Anais […]. Natal, RN: ABEM, 2002. Disponível em: http://www.academicoo.com/artigo/guitarra-eletrica-um-metodo-para-o-estudo-do aspecto-criativo-de-melodias-aplicadas-as-escalas-modais-deimprovisacaojazzistica. Acesso em: 23 out. 2020. GARCIA, Marcos Rosa. O que estudam: guitarristas. Modalidade: Comunicação. Subárea: Educação Musical. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, 29., 2019, Pelotas, RS. Anais [...]. Pelotas, RS: ANPPOM, 2019. Disponível em: http://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2019/5840/public/5840-20633-1-PB.pdf. Acesso em: 23 out. 2020 GODINHO, José Carlos. O corpo na aprendizagem musical e na representação mental da música. In: ILLARI, Beatriz Senoi (org.) Em busca da mente musical: ensaios sobre os processos cognitivos em música - da percepção à produção. Curitiba: UFPR, 2006. GRAMANI, José Eduardo. Rítmica. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 2010. ________. Rítmica Viva - a consciência musical do ritmo. 2. ed. Campinas: UNICAMP, 2008. GRAMANI, Daniella; CUNHA, Glória Pereira da. José Eduardo Gramani: rítmica do Gramani - a consciência musical do ritmo. In: MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz (org). Pedagogias brasileiras em educação musical. Curitiba: Intersaberes, 2016. GRAMANI, José Eduardo; CUNHA, Glória Pereira. Rítmica: níveis 1,2, 3 e 4. São Caetano: FASCS, 1977. LEITE, Leitieres. Rumpilezzinho laboratório musical de jovens - relatos de uma experiência. Salvador: LeL Produção Artística, 2017. MCNEIL, Legs; MCCAIN, Gillian. Mate-me por favor. Porto Alegre: L&PM, 2004. MESTRINEL, Francisco de Assis Santana. A batucada como experiência significativa - a Bateria Alcalina. In: CONGRESSO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 22., 2015, Natal, RN. Anais […]. Natal, RN: ABEM, 2015. Disponível em: http//: www.abemeducacaomusical.com.br/anais_congresso/v1/papers/1169/public/1169-4451-1-PB.pdf. Acesso em: 15 out. 2022. MOREIRA, Ana Lúcia Iara Gaborim. Método Dalcroze: educação musical para o corpo e a mente. Monografia apresentada para a conclusão da disciplina: Tópicos em Educação Musical – Música e Educação: Tradição e contemporaneidade. Universidade Estadual Paulista – UNESP, São Paulo, 2003. PAZ, E. A pedagogia musical brasileira no século XX: metodologias e tendências. Brasília: Musimed, 2000. PENNA, M. Ensino de música: para além das fronteiras do conservatório. In: PEREGRINO, Yara R. (Org.). Da camiseta ao museu: o ensino das artes na democratização da cultura. João Pessoa: UFPB, 1995. p. 129-140. QUEIROZ, Luis Ricardo Silva. Traços de colonialidade na educação superior em música do Brasil: análises a partir de uma trajetória de epistemicídios musicais e exclusões. Revista da ABEM, Londrina, n.39. 2017, pp.132-143. SANTANA, Chico. Reverberações de saberes na batucada de samba. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 24., 2019, Campo Grande. Anais [...]. Campo Grande: ABEM, 2019. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/anais_congresso/v3/index.html. Acesso em: 15 out. 2022. SANTANA, Chico. Batucada: experiência em movimento. Tese de doutorado em música. Instituto de Artes, Unicamp, Campinas, 2018. _________. Samba o dono do corpo: a batucada em movimento. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PERCUSSÃO, 2., 2019, Belo Horizonte, MG. Anais [...]. Belo Horizonte, MG, 2019b. Disponível em: http:// musica.ufmg.br/ppgmus/wp content/uploads/2020/07/ANAIS-Congresso-de-Percussao_compressed.pdf. Acesso em: 15 out. 2022. VISCONTI, Eduardo de Lima. A Guitarra Brasileira de Heraldo do Monte. Dissertação (mestrado) – Orientador: Antonio Rafael Carvalho dos Santos. Universidade Estadual de Campinas, Instituto das Artes, 2005. ___________. A guitarra elétrica na música popular brasileira: os estilos dos músicos José Menezes e Olmir Stocker. 2010. 292 fls. Tese de Doutorado. Instituto de Artes, UNICAMP, Campinas– Campinas: 2010. VITA, Juliana; SANTANA, Chico. Brazilian black music: Latin America beyond the stigmas. Decolonizing the music room, 2020. Disponível em: https://decolonizingthemusicroom.com/songs-%26-stories/f/brazilian-black-music-latin america-beyond-the-stigmas?blogcategory=Songs+and+Stories. Acesso em: 20 out. 2020
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação Musical
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Repositório Institucional da UFPB
collection Repositório Institucional da UFPB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26634/4/RALV20012023.pdf.txt
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26634/3/license.txt
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26634/2/license_rdf
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/26634/1/RALV20012023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv aec09001ca9fd63a9a5e76e5372ef052
e20ac18e101915e6935b82a641b985c0
c4c98de35c20c53220c07884f4def27c
e4eda1def673d2d1de08af4c1e5b605c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777562288076619776