Atividade de montagem estrutural de aeronaves e fatores associados à capacidade para o trabalho e fadiga

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menegon, Fabrício Augusto
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6134/tde-25052011-185842/
Resumo: Objetivo: analisar o trabalho de montagem estrutural de aeronaves e os fatores associados à capacidade para o trabalho e a fadiga, relacionados às cargas de trabalho, condições de vida e estilos de vida, entre trabalhadores da indústria aeronáutica brasileira. Método: foram avaliados 552 operadores de montagem estrutural de aeronaves. Os participantes responderam a questionários padronizados sobre: condições de vida, condições de trabalho, hábitos e estilos de vida, sono, sintomas ósteomusculares, capacidade para o trabalho (ICT) e fadiga. Foram realizadas observações das tarefas de trabalho de montagem estrutural de aeronaves para a elaboração de uma descrição do trabalho e avaliação das demandas de trabalho. Foram elaboradas descrições detalhadas das tarefas observadas e das demandas de trabalho identificadas para a composição de uma análise da situação de trabalho de montagem estrutural de aeronaves. Os dados coletados dos questionários foram submetidos a análises de regressão logística univariada e multivariada. Foram obtidos os valores das razões de chance (OR), brutos e ajustados, e seus respectivos intervalos de confiança (IC 95 por cento ). O nível de significância estabelecido para as análises foi de p<0,05. Resultados: o trabalho de montagem estrutural de aeronaves apresentou demandas no campo físico, cognitivo e organizacional, caracterizadas, principalmente, por: adoção de posturas de trabalho desconfortáveis, restrições de espaço de trabalho, tratamento e interpretação de informações detalhadas, alta exigência técnica, gestão do tempo de trabalho, regulação no trabalho, variabilidade no trabalho e pressão temporal. Foi observada prevalência de 11 por cento para o ICT inadequado entre os trabalhadores de montagem estrutural de aeronaves. A maioria dos casos observados (82 por cento ) ocorreu em trabalhadores jovens, com idade de até 34 anos. Os fatores de associação positiva ao ICT inadequado foram: ser do sexo feminino, ter fadiga referida, ter sonolência no trabalho, ter distúrbios de sono, ter insônia, tempo de trabalho na empresa maior que cinco anos, tempo de trabalho na montagem estrutural maior que cinco anos, trabalhar nos locais de junção/complementação, maior esforço mental no trabalho, não ter auxílio no trabalho doméstico e falta de tempo para cuidados pessoais. Os fatores de associação negativa ao ICT inadequado foram: menor responsabilidade pela renda familiar e prática regular de exercícios físicos nos dias de folga. Os fatores de associação positiva à fadiga referida foram: falta de tempo para repouso durante a semana, ser do sexo feminino, ter conflito com superiores, trabalhar nos locais de junção/complementação, tempo de trabalho na empresa maior que cinco anos, ter referido sintomas ósteomusculares nos últimos 12 meses, ingerir cafeína antes de dormir, ter insônia e ter distúrbios de sono. Os fatores de associação negativa à fadiga referida foram: prática regular de exercícios físicos nos dias de folga, ter idade superior a 35 anos, executar trabalho de baixo desgaste e executar trabalho passivo. Conclusões: o trabalho de montagem estrutural de aeronaves apresenta demandas físicas e cognitivas bem definidas, que dependem da tarefa realizada, mas impões sobrecargas aos trabalhadores. Há múltiplos fatores relacionados às condições de vida, condições de trabalho, hábitos, estilos de vida e condições de saúde, associados ao ICT inadequado e à fadiga referida no trabalho de montagem estrutural de aeronaves. Esses fatores concorrem e se inter relacionam no estabelecimento do risco ou proteção para a capacidade para o trabalho e fadiga
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Foram realizadas observações das tarefas de trabalho de montagem estrutural de aeronaves para a elaboração de uma descrição do trabalho e avaliação das demandas de trabalho. Foram elaboradas descrições detalhadas das tarefas observadas e das demandas de trabalho identificadas para a composição de uma análise da situação de trabalho de montagem estrutural de aeronaves. Os dados coletados dos questionários foram submetidos a análises de regressão logística univariada e multivariada. Foram obtidos os valores das razões de chance (OR), brutos e ajustados, e seus respectivos intervalos de confiança (IC 95 por cento ). O nível de significância estabelecido para as análises foi de p<0,05. Resultados: o trabalho de montagem estrutural de aeronaves apresentou demandas no campo físico, cognitivo e organizacional, caracterizadas, principalmente, por: adoção de posturas de trabalho desconfortáveis, restrições de espaço de trabalho, tratamento e interpretação de informações detalhadas, alta exigência técnica, gestão do tempo de trabalho, regulação no trabalho, variabilidade no trabalho e pressão temporal. Foi observada prevalência de 11 por cento para o ICT inadequado entre os trabalhadores de montagem estrutural de aeronaves. A maioria dos casos observados (82 por cento ) ocorreu em trabalhadores jovens, com idade de até 34 anos. Os fatores de associação positiva ao ICT inadequado foram: ser do sexo feminino, ter fadiga referida, ter sonolência no trabalho, ter distúrbios de sono, ter insônia, tempo de trabalho na empresa maior que cinco anos, tempo de trabalho na montagem estrutural maior que cinco anos, trabalhar nos locais de junção/complementação, maior esforço mental no trabalho, não ter auxílio no trabalho doméstico e falta de tempo para cuidados pessoais. Os fatores de associação negativa ao ICT inadequado foram: menor responsabilidade pela renda familiar e prática regular de exercícios físicos nos dias de folga. Os fatores de associação positiva à fadiga referida foram: falta de tempo para repouso durante a semana, ser do sexo feminino, ter conflito com superiores, trabalhar nos locais de junção/complementação, tempo de trabalho na empresa maior que cinco anos, ter referido sintomas ósteomusculares nos últimos 12 meses, ingerir cafeína antes de dormir, ter insônia e ter distúrbios de sono. Os fatores de associação negativa à fadiga referida foram: prática regular de exercícios físicos nos dias de folga, ter idade superior a 35 anos, executar trabalho de baixo desgaste e executar trabalho passivo. Conclusões: o trabalho de montagem estrutural de aeronaves apresenta demandas físicas e cognitivas bem definidas, que dependem da tarefa realizada, mas impões sobrecargas aos trabalhadores. Há múltiplos fatores relacionados às condições de vida, condições de trabalho, hábitos, estilos de vida e condições de saúde, associados ao ICT inadequado e à fadiga referida no trabalho de montagem estrutural de aeronaves. Esses fatores concorrem e se inter relacionam no estabelecimento do risco ou proteção para a capacidade para o trabalho e fadigaObjective: To analyze the work of aircraft structural assembly and the factors associated with work ability and fatigue related to workloads, living conditions and lifestyles among employees of the Brazilian aircraft industry. Method: We evaluated 552 operators of aircraft structural assembly. Participants answered standardized questionnaires about: living conditions, work conditions, habits and lifestyles, sleep, musculoskeletal symptoms, work ability (WAI) and fatigue. Observations of the work tasks of aircraft structural assembly were made to draw up a description of the activity and assessment of work demands. Detailed descriptions were made about the tasks observed and demands of work identified. These comprised an analysis of the work situation of structural assembly of aircrafts. The data collected from questionnaires were analyzed by univariate and multivariate logistic regression analysis. We obtained the odds ratios (OR), crude and adjusted, and their respective confidence intervals (IC 95 per cent ). The level of significance for the analysis was p <0.05. Results: the work activity of aircraft structural assembly showed demands in physical, cognitive and organizational areas characterized mainly by: adoption of awkward working postures, workspace constraints, processing and interpretation of detailed information, high technical requirement, management of working time, work regulation, variability in work activity and time pressure. It was observed a prevalence of 11 per cent for inadequate WAI among workers in aircraft structural assembly. Most of the cases observed (82 per cent ) occurred in young workers aged up to 34 years. Factors with positive association with inadequate WAI included: gender (female), perceived fatigue, perceived sleepiness at work, presence of sleep complaints, presence of insomnia, more than five years of work time in the company, more than five years of duration of employment in structural assembly, workplace (junction/complementation), strain job, absence of domestic work support, and lack of time for personal care. Factors with negative association with inadequate WAI included: less responsibility for family income and regular practice of physical exercise. The factors that had positive association to perceived fatigue included: lack of time for rest during the week, gender (female), presence of conflict with superiors, workplace (junction/complementation), time of work in the company over five years, presence of musculoskeletal symptoms in the last twelve months, caffeine intake before bedtime, presence of insomnia, presence of sleep complaints. Factors that had negative association with perceived fatigue included: regular practice of physical exercise, age over thirty-five years, low strain jobs, presence of passive jobs. Conclusions: the work of aircraft structural assembly has well defined physical, cognitive and organizational demands, which depend on the task, but it imposes burdens on workers. There are multiple factors related to living conditions, working conditions, habits, lifestyles and health conditions associated with fatigue and inadequate WAI referred to the work of aircraft structural assembly. These factors contribute to inter relate and in establishing the risk or protection for the work ability and fatigueBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFischer, Frida MarinaMenegon, Fabrício Augusto2011-05-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6134/tde-25052011-185842/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:29Zoai:teses.usp.br:tde-25052011-185842Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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