Análise de conflitos e soluções adotadas por franquias do setor alimentício - um estudo multicaso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maemura, Marcia Mitie Durante
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-27072009-152139/
Resumo: Cada vez mais brasileiros ingressam no sistema de franquias, buscando alternativas estruturadas para iniciar empreendimento. A partir do início da década de 90, o segmento obteve faturamentos crescentes, o que serviu de estímulo aos empreendedores. Buscando regulamentar a ação das redes, em 1994 foi criada a Lei 8.955, que instituiu princípios básicos do sistema no país, buscando legalizar a atuação das redes de franquia por meio da adequação de seus contratos e padrões de operação. Hoje o sistema conta com 1197 redes de franquias e mais de 65.553 unidades dados que comprovam a força do setor. Este crescimento deixa cada vez mais evidente a necessidade das franqueadoras desenvolverem medidas de soluções efetivas de conflitos em suas redes, visto que o sucesso do sistema é dado à medida em que o franqueado acata as normas do franqueador. Desta maneira, a dissertação identifica quais os conflitos organizacionais mais freqüentes nas redes entrevistadas, realizando observações sobre ações preventivas adotadas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, em quatro redes de franquias do setor alimentício. Inicialmente, foram pesquisadas fontes secundárias de dados, com o intuito de se estruturar uma revisão teórica que contextualizasse com precisão o panorama atual da estruturação do sistema de franquias no Brasil, bem como fundamentos de prevenção de conflitos pela negociação. Os dados coletados foram analisados pela análise de proposições teóricas. Identificou-se que os principais conflitos das redes são causados por falhas de comunicação entre as partes, contratos desestruturados e por falhas na padronização de produtos da rede Outra constatação foi a de que algumas redes de franquias adotam medidas de prevenção de conflitos que posteriormente podem originar conflitos ainda maiores.
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