A Estatística na escola básica: uma prática de inferência informal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-11092019-092309/ |
Resumo: | Este trabalho pretende discutir alguns aspectos de um campo de estudo emergente dentro da educação estatística: a inferência informal, que vem se mostrando como alternativa para a disseminação dos conceitos fundamentais dessa matéria. De um outro lado encontram-se os métodos formais, muito difundidos e praticados nas salas. As ideias que são estabelecidas dentro desse campo visam atender às necessidades atuais que fomentam as pesquisas ligadas à educação estatística. De acordo com Zvi e Garfield (2004), os métodos tradicionais enfatizam técnicas algorítmicas e, como consequência, não promovem o entendimento nem as habilidades de relacionar os conceitos básicos, dessa maneira acabam formando alunos que, apesar calcular medidas e de aplicar os métodos estatísticos, não conseguem interpretar os resultados obtidos. Nesse sentido, uma das necessidades diante desse tipo de prática, encarada como um desafio pelo mesmo autor, é a mudança de foco para abordagens que auxiliem os alunos a compreenderem e relacionarem as ideias estatísticas básicas. Espera-se ainda que uma abordagens menos focadas em técnicas possibilitem o desenvolvimento de habilidades que tornam as pessoas capazes de interpretar os dados extraídos de situações reais e relacionar com informações adicionais para que estas sejam aptas à fazer afirmações e concluir sobre os dados estatísticas de forma coerente. |
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A Estatística na escola básica: uma prática de inferência informalThe teaching of Statistics in elementary school through informal inferenceEducação estatísticaInferência informalInformal inferenceTeaching of StatisticsEste trabalho pretende discutir alguns aspectos de um campo de estudo emergente dentro da educação estatística: a inferência informal, que vem se mostrando como alternativa para a disseminação dos conceitos fundamentais dessa matéria. De um outro lado encontram-se os métodos formais, muito difundidos e praticados nas salas. As ideias que são estabelecidas dentro desse campo visam atender às necessidades atuais que fomentam as pesquisas ligadas à educação estatística. De acordo com Zvi e Garfield (2004), os métodos tradicionais enfatizam técnicas algorítmicas e, como consequência, não promovem o entendimento nem as habilidades de relacionar os conceitos básicos, dessa maneira acabam formando alunos que, apesar calcular medidas e de aplicar os métodos estatísticos, não conseguem interpretar os resultados obtidos. Nesse sentido, uma das necessidades diante desse tipo de prática, encarada como um desafio pelo mesmo autor, é a mudança de foco para abordagens que auxiliem os alunos a compreenderem e relacionarem as ideias estatísticas básicas. Espera-se ainda que uma abordagens menos focadas em técnicas possibilitem o desenvolvimento de habilidades que tornam as pessoas capazes de interpretar os dados extraídos de situações reais e relacionar com informações adicionais para que estas sejam aptas à fazer afirmações e concluir sobre os dados estatísticas de forma coerente.This paper discusses some aspects of an emerging field of study within the statistical education: the informal inference, which is proving to be an alternative to the dissemination of the fundamental concepts of this matter. Another side are formal, and widespread methods practiced in the rooms. The ideas that are established within this field aim to meet current needs that foster research related to statistics education. According cite BenGarfield04, traditional methods emphasize algorithmic techniques and, consequently, do not promote the understanding nor the skills to relate the basic concepts, thus eventually forming students that although calculate measurements and statistical methods applied, can not interpret the results. In this sense, one of the requirements in this kind of practice, seen as a challenge by the same author, is the shift of focus to approaches that help students understand and relate the basic statistical ideas. It is also hoped that a less focused on technical approaches enable the development of skills that make people able to interpret the data extracted from real situations and relate to information so that they are able to make statements and complete statistics on the data so consistent.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCordani, Lisbeth KaiserlianCamargo, Apolo Rubens de2016-06-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-11092019-092309/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-09T21:24:02Zoai:teses.usp.br:tde-11092019-092309Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-09T21:24:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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