Evolução das crenças de licenciandos relacionadas ao ensino, à aprendizagem e à motivação - um estudo de caso do contexto do PIBID - física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-10072018-111352/ |
Resumo: | Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada no âmbito do PIBID-Física da USP entre os anos de 2014 e 2015. Trata-se de uma observação participante que teve o objetivo principal de identificar o que quatro licenciandos pensavam em relação à motivação dos alunos. De que forma eles levam em conta essa questão? Além disso, identificamos suas crenças sobre ensino e aprendizagem, procurando indícios de uma evolução nessas crenças durante o período em que eles participaram do grupo assim como se há relação entre elas. Nosso trabalho de observação buscou acompanhar todas as reuniões de grupo realizadas no período, gravando o áudio de cada uma delas. Utilizamos como dados suas declarações diretas, relatórios, análises e discussões ocorridas ao longo dessas reuniões. Também realizamos uma entrevista semiestruturada com cada um dos sujeitos. Através dos resultados concluímos que há relação entre as suas crenças de ensino e aprendizagem com as motivacionais. O nível de desafio oferecido pelo contexto onde os licenciandos desenvolvem sua prática é um ponto importante para a evolução de suas crenças, assim como a reflexão do trabalho desenvolvido pelos licenciandos ao longo das reuniões. Ademais os professores supervisores têm papel importante em relação a essa evolução, assim como as disciplinas cursadas pelos licenciandos. |
id |
USP_5dd154981565d57808c905ea59c5909a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-10072018-111352 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Evolução das crenças de licenciandos relacionadas ao ensino, à aprendizagem e à motivação - um estudo de caso do contexto do PIBID - físicaEvolução das crenças de licenciandos relacionadas ao ensino, à aprendizagem e à motivação - um estudo de caso do contexto do PIBID - físicacrenças de aprendizagemcrenças de ensinoformação de professoreslearning and teaching beliefs and conceptionsmotivaçãomotivationPIBIDPIBIDteacher educationEste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada no âmbito do PIBID-Física da USP entre os anos de 2014 e 2015. Trata-se de uma observação participante que teve o objetivo principal de identificar o que quatro licenciandos pensavam em relação à motivação dos alunos. De que forma eles levam em conta essa questão? Além disso, identificamos suas crenças sobre ensino e aprendizagem, procurando indícios de uma evolução nessas crenças durante o período em que eles participaram do grupo assim como se há relação entre elas. Nosso trabalho de observação buscou acompanhar todas as reuniões de grupo realizadas no período, gravando o áudio de cada uma delas. Utilizamos como dados suas declarações diretas, relatórios, análises e discussões ocorridas ao longo dessas reuniões. Também realizamos uma entrevista semiestruturada com cada um dos sujeitos. Através dos resultados concluímos que há relação entre as suas crenças de ensino e aprendizagem com as motivacionais. O nível de desafio oferecido pelo contexto onde os licenciandos desenvolvem sua prática é um ponto importante para a evolução de suas crenças, assim como a reflexão do trabalho desenvolvido pelos licenciandos ao longo das reuniões. Ademais os professores supervisores têm papel importante em relação a essa evolução, assim como as disciplinas cursadas pelos licenciandos.This paper presents the results of a research carried out within the framework of the PIBID-Physics of USP between the years 2014 and 2015. It is a participant observation that had the main objective of identifying what four licensees thought about the motivation of the students . How do they take this issue into account? In addition, we identify their beliefs about teaching and learning, looking for evidence of an evolution in these beliefs during the period in which they participated in the group as well as whether there is a relationship between them. We use as data your direct statements, reports, analyzes and discussions that have occurred throughout the meetings of the group. We also conducted a semi-structured interview with each of the subjects. Through the results, we conclude that there is a relationship between their teaching and learning beliefs and their motivational beliefs. Supervisory teachers have an important role in relation to evolution, as do the courses taught by the licenciandos.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPeres, Anne Louise ScarinciBarbosa Neto, Ozório Saturnino2017-11-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-10072018-111352/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-19T20:50:39Zoai:teses.usp.br:tde-10072018-111352Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-19T20:50:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Evolução das crenças de licenciandos relacionadas ao ensino, à aprendizagem e à motivação - um estudo de caso do contexto do PIBID - física Evolução das crenças de licenciandos relacionadas ao ensino, à aprendizagem e à motivação - um estudo de caso do contexto do PIBID - física |
title |
Evolução das crenças de licenciandos relacionadas ao ensino, à aprendizagem e à motivação - um estudo de caso do contexto do PIBID - física |
spellingShingle |
Evolução das crenças de licenciandos relacionadas ao ensino, à aprendizagem e à motivação - um estudo de caso do contexto do PIBID - física Barbosa Neto, Ozório Saturnino crenças de aprendizagem crenças de ensino formação de professores learning and teaching beliefs and conceptions motivação motivation PIBID PIBID teacher education |
title_short |
Evolução das crenças de licenciandos relacionadas ao ensino, à aprendizagem e à motivação - um estudo de caso do contexto do PIBID - física |
title_full |
Evolução das crenças de licenciandos relacionadas ao ensino, à aprendizagem e à motivação - um estudo de caso do contexto do PIBID - física |
title_fullStr |
Evolução das crenças de licenciandos relacionadas ao ensino, à aprendizagem e à motivação - um estudo de caso do contexto do PIBID - física |
title_full_unstemmed |
Evolução das crenças de licenciandos relacionadas ao ensino, à aprendizagem e à motivação - um estudo de caso do contexto do PIBID - física |
title_sort |
Evolução das crenças de licenciandos relacionadas ao ensino, à aprendizagem e à motivação - um estudo de caso do contexto do PIBID - física |
author |
Barbosa Neto, Ozório Saturnino |
author_facet |
Barbosa Neto, Ozório Saturnino |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Peres, Anne Louise Scarinci |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa Neto, Ozório Saturnino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
crenças de aprendizagem crenças de ensino formação de professores learning and teaching beliefs and conceptions motivação motivation PIBID PIBID teacher education |
topic |
crenças de aprendizagem crenças de ensino formação de professores learning and teaching beliefs and conceptions motivação motivation PIBID PIBID teacher education |
description |
Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada no âmbito do PIBID-Física da USP entre os anos de 2014 e 2015. Trata-se de uma observação participante que teve o objetivo principal de identificar o que quatro licenciandos pensavam em relação à motivação dos alunos. De que forma eles levam em conta essa questão? Além disso, identificamos suas crenças sobre ensino e aprendizagem, procurando indícios de uma evolução nessas crenças durante o período em que eles participaram do grupo assim como se há relação entre elas. Nosso trabalho de observação buscou acompanhar todas as reuniões de grupo realizadas no período, gravando o áudio de cada uma delas. Utilizamos como dados suas declarações diretas, relatórios, análises e discussões ocorridas ao longo dessas reuniões. Também realizamos uma entrevista semiestruturada com cada um dos sujeitos. Através dos resultados concluímos que há relação entre as suas crenças de ensino e aprendizagem com as motivacionais. O nível de desafio oferecido pelo contexto onde os licenciandos desenvolvem sua prática é um ponto importante para a evolução de suas crenças, assim como a reflexão do trabalho desenvolvido pelos licenciandos ao longo das reuniões. Ademais os professores supervisores têm papel importante em relação a essa evolução, assim como as disciplinas cursadas pelos licenciandos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-10072018-111352/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-10072018-111352/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256915410681856 |