Evolução das crenças de licenciandos relacionadas ao ensino, à aprendizagem e à motivação - um estudo de caso do contexto do PIBID - física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa Neto, Ozório Saturnino
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-10072018-111352/
Resumo: Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada no âmbito do PIBID-Física da USP entre os anos de 2014 e 2015. Trata-se de uma observação participante que teve o objetivo principal de identificar o que quatro licenciandos pensavam em relação à motivação dos alunos. De que forma eles levam em conta essa questão? Além disso, identificamos suas crenças sobre ensino e aprendizagem, procurando indícios de uma evolução nessas crenças durante o período em que eles participaram do grupo assim como se há relação entre elas. Nosso trabalho de observação buscou acompanhar todas as reuniões de grupo realizadas no período, gravando o áudio de cada uma delas. Utilizamos como dados suas declarações diretas, relatórios, análises e discussões ocorridas ao longo dessas reuniões. Também realizamos uma entrevista semiestruturada com cada um dos sujeitos. Através dos resultados concluímos que há relação entre as suas crenças de ensino e aprendizagem com as motivacionais. O nível de desafio oferecido pelo contexto onde os licenciandos desenvolvem sua prática é um ponto importante para a evolução de suas crenças, assim como a reflexão do trabalho desenvolvido pelos licenciandos ao longo das reuniões. Ademais os professores supervisores têm papel importante em relação a essa evolução, assim como as disciplinas cursadas pelos licenciandos.
id USP_5dd154981565d57808c905ea59c5909a
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-10072018-111352
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Evolução das crenças de licenciandos relacionadas ao ensino, à aprendizagem e à motivação - um estudo de caso do contexto do PIBID - físicaEvolução das crenças de licenciandos relacionadas ao ensino, à aprendizagem e à motivação - um estudo de caso do contexto do PIBID - físicacrenças de aprendizagemcrenças de ensinoformação de professoreslearning and teaching beliefs and conceptionsmotivaçãomotivationPIBIDPIBIDteacher educationEste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada no âmbito do PIBID-Física da USP entre os anos de 2014 e 2015. Trata-se de uma observação participante que teve o objetivo principal de identificar o que quatro licenciandos pensavam em relação à motivação dos alunos. De que forma eles levam em conta essa questão? Além disso, identificamos suas crenças sobre ensino e aprendizagem, procurando indícios de uma evolução nessas crenças durante o período em que eles participaram do grupo assim como se há relação entre elas. Nosso trabalho de observação buscou acompanhar todas as reuniões de grupo realizadas no período, gravando o áudio de cada uma delas. Utilizamos como dados suas declarações diretas, relatórios, análises e discussões ocorridas ao longo dessas reuniões. Também realizamos uma entrevista semiestruturada com cada um dos sujeitos. Através dos resultados concluímos que há relação entre as suas crenças de ensino e aprendizagem com as motivacionais. O nível de desafio oferecido pelo contexto onde os licenciandos desenvolvem sua prática é um ponto importante para a evolução de suas crenças, assim como a reflexão do trabalho desenvolvido pelos licenciandos ao longo das reuniões. Ademais os professores supervisores têm papel importante em relação a essa evolução, assim como as disciplinas cursadas pelos licenciandos.This paper presents the results of a research carried out within the framework of the PIBID-Physics of USP between the years 2014 and 2015. It is a participant observation that had the main objective of identifying what four licensees thought about the motivation of the students . How do they take this issue into account? In addition, we identify their beliefs about teaching and learning, looking for evidence of an evolution in these beliefs during the period in which they participated in the group as well as whether there is a relationship between them. We use as data your direct statements, reports, analyzes and discussions that have occurred throughout the meetings of the group. We also conducted a semi-structured interview with each of the subjects. Through the results, we conclude that there is a relationship between their teaching and learning beliefs and their motivational beliefs. Supervisory teachers have an important role in relation to evolution, as do the courses taught by the licenciandos.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPeres, Anne Louise ScarinciBarbosa Neto, Ozório Saturnino2017-11-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-10072018-111352/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-19T20:50:39Zoai:teses.usp.br:tde-10072018-111352Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-19T20:50:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Evolução das crenças de licenciandos relacionadas ao ensino, à aprendizagem e à motivação - um estudo de caso do contexto do PIBID - física
Evolução das crenças de licenciandos relacionadas ao ensino, à aprendizagem e à motivação - um estudo de caso do contexto do PIBID - física
title Evolução das crenças de licenciandos relacionadas ao ensino, à aprendizagem e à motivação - um estudo de caso do contexto do PIBID - física
spellingShingle Evolução das crenças de licenciandos relacionadas ao ensino, à aprendizagem e à motivação - um estudo de caso do contexto do PIBID - física
Barbosa Neto, Ozório Saturnino
crenças de aprendizagem
crenças de ensino
formação de professores
learning and teaching beliefs and conceptions
motivação
motivation
PIBID
PIBID
teacher education
title_short Evolução das crenças de licenciandos relacionadas ao ensino, à aprendizagem e à motivação - um estudo de caso do contexto do PIBID - física
title_full Evolução das crenças de licenciandos relacionadas ao ensino, à aprendizagem e à motivação - um estudo de caso do contexto do PIBID - física
title_fullStr Evolução das crenças de licenciandos relacionadas ao ensino, à aprendizagem e à motivação - um estudo de caso do contexto do PIBID - física
title_full_unstemmed Evolução das crenças de licenciandos relacionadas ao ensino, à aprendizagem e à motivação - um estudo de caso do contexto do PIBID - física
title_sort Evolução das crenças de licenciandos relacionadas ao ensino, à aprendizagem e à motivação - um estudo de caso do contexto do PIBID - física
author Barbosa Neto, Ozório Saturnino
author_facet Barbosa Neto, Ozório Saturnino
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Peres, Anne Louise Scarinci
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa Neto, Ozório Saturnino
dc.subject.por.fl_str_mv crenças de aprendizagem
crenças de ensino
formação de professores
learning and teaching beliefs and conceptions
motivação
motivation
PIBID
PIBID
teacher education
topic crenças de aprendizagem
crenças de ensino
formação de professores
learning and teaching beliefs and conceptions
motivação
motivation
PIBID
PIBID
teacher education
description Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada no âmbito do PIBID-Física da USP entre os anos de 2014 e 2015. Trata-se de uma observação participante que teve o objetivo principal de identificar o que quatro licenciandos pensavam em relação à motivação dos alunos. De que forma eles levam em conta essa questão? Além disso, identificamos suas crenças sobre ensino e aprendizagem, procurando indícios de uma evolução nessas crenças durante o período em que eles participaram do grupo assim como se há relação entre elas. Nosso trabalho de observação buscou acompanhar todas as reuniões de grupo realizadas no período, gravando o áudio de cada uma delas. Utilizamos como dados suas declarações diretas, relatórios, análises e discussões ocorridas ao longo dessas reuniões. Também realizamos uma entrevista semiestruturada com cada um dos sujeitos. Através dos resultados concluímos que há relação entre as suas crenças de ensino e aprendizagem com as motivacionais. O nível de desafio oferecido pelo contexto onde os licenciandos desenvolvem sua prática é um ponto importante para a evolução de suas crenças, assim como a reflexão do trabalho desenvolvido pelos licenciandos ao longo das reuniões. Ademais os professores supervisores têm papel importante em relação a essa evolução, assim como as disciplinas cursadas pelos licenciandos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-10072018-111352/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-10072018-111352/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256915410681856