Regionalismo e fragmentação na experiência Barravento: estudo de assimilações e análise de personagens
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8149/tde-16032021-112445/ |
Resumo: | Esta pesquisa trata do primeiro longa-metragem de Glauber Rocha, Barravento (1962) à luz das aproximações e distanciamentos que estabelece com dois precursores: a literatura regionalista de Jorge Amado e os documentários pioneiros de Alexandre Robatto Filho sobre a capoeira e a pesca de xaréu no litoral da Bahia. No processo de constituição de sua própria linguagem fílmica, o cineasta estreante tenta estabelecer uma perspectiva crítica da religião e um olhar antiimersivo para a cultura negra, mas produz uma obra rica em contradições internas. No intuito de observar mais em detalhe como essa complexidade de sentidos se projeta na estrutura do filme, propomos em um segundo momento uma análise de cada uma das personagens centrais. |
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Regionalismo e fragmentação na experiência Barravento: estudo de assimilações e análise de personagensRegionalism and fragmentation in the Barravento experience: study of assimilations and character analysisBlack cultureBrazilian cinemaCinema brasileiroCultura negraGlauber RochaGlauber RochaLiteratura e cinemaLiterature and cinemaRegionalismRegionalismoEsta pesquisa trata do primeiro longa-metragem de Glauber Rocha, Barravento (1962) à luz das aproximações e distanciamentos que estabelece com dois precursores: a literatura regionalista de Jorge Amado e os documentários pioneiros de Alexandre Robatto Filho sobre a capoeira e a pesca de xaréu no litoral da Bahia. No processo de constituição de sua própria linguagem fílmica, o cineasta estreante tenta estabelecer uma perspectiva crítica da religião e um olhar antiimersivo para a cultura negra, mas produz uma obra rica em contradições internas. No intuito de observar mais em detalhe como essa complexidade de sentidos se projeta na estrutura do filme, propomos em um segundo momento uma análise de cada uma das personagens centrais.This research examines Glauber Rocha\'s first feature film Barravento (1962) in the light of the approximations and distances it establishes with two precursors: Jorge Amado\'s regional literature, and Alexandre Robatto Filho\'s pioneering documentaries about capoeira and the xareu fishing on the coast of Bahia. In his own film language constitution process, the debutant filmmaker tries to establish a religion critical perspective and an anti-immersive look at the black culture. However, he produces a work rich in internal contradictions. In order to observe in more detail how this meaning complexity is projected in the film structure, we propose in a second moment an analysis of each of the main characters.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMarques, Ivan FranciscoSilva, Cleiton Oliveira da2020-09-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8149/tde-16032021-112445/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-03-16T19:31:03Zoai:teses.usp.br:tde-16032021-112445Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-03-16T19:31:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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