Desafios estético-formais na peça Blasted, de Sarah Kane
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-13022017-114925/ |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo estudar pontuais questões estéticas e formais na peça da dramaturga inglesa Sarah Kane: Blasted (1995), de modo a entender a forma e sua respectiva correspondência com o contexto sócio-histórico. Em linhas gerais, o estudo objetiva investigar os procedimentos formais utilizados por Kane e as relações entre tema e forma, partindo do pressuposto de Peter Szondi que compreende a forma como conteúdo precipitado. Nesse sentido, analisaremos de que maneira elementos temáticos, tais como a violência (psicológica, verbal, física), a guerra, o abuso sexual e tabus, tais como, cenas de intercurso hetero e homossexual, canibalismo, entre outros, são amplamente utilizados pela dramaturga e como se engendram estruturalmente no enredo da peça. Para tanto, procuramos fazer uma breve introdução histórico teatral ao contexto político, econômico e social da Inglaterra nos anos noventa, à peça, à dramaturga e à estética teatral do In-yer-face theatre. Em seguida, focamos na apresentação cena-a-cena da peça, dedicada à análise pormenorizada de Blasted e ao levantamento das temáticas relevantes expressas na peça. Finalmente, nos dedicamos às relações formais e escolhas estéticas presentes em Blasted, relacionadas aos eventos histórico-sociais a que a peça remete. |
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Desafios estético-formais na peça Blasted, de Sarah KaneFormal-aesthetic challenges in Blasted by Sarah KaneBritish theatreFinal do século XXIn-yer-face theatreLate 20th centurySarah KaneSarah KaneTeatro britânicoTeatro in-yer-faceO presente trabalho tem por objetivo estudar pontuais questões estéticas e formais na peça da dramaturga inglesa Sarah Kane: Blasted (1995), de modo a entender a forma e sua respectiva correspondência com o contexto sócio-histórico. Em linhas gerais, o estudo objetiva investigar os procedimentos formais utilizados por Kane e as relações entre tema e forma, partindo do pressuposto de Peter Szondi que compreende a forma como conteúdo precipitado. Nesse sentido, analisaremos de que maneira elementos temáticos, tais como a violência (psicológica, verbal, física), a guerra, o abuso sexual e tabus, tais como, cenas de intercurso hetero e homossexual, canibalismo, entre outros, são amplamente utilizados pela dramaturga e como se engendram estruturalmente no enredo da peça. Para tanto, procuramos fazer uma breve introdução histórico teatral ao contexto político, econômico e social da Inglaterra nos anos noventa, à peça, à dramaturga e à estética teatral do In-yer-face theatre. Em seguida, focamos na apresentação cena-a-cena da peça, dedicada à análise pormenorizada de Blasted e ao levantamento das temáticas relevantes expressas na peça. Finalmente, nos dedicamos às relações formais e escolhas estéticas presentes em Blasted, relacionadas aos eventos histórico-sociais a que a peça remete.The present work aims to study specific formal-aesthetic issues in the 1995 play Blasted by British playwright Sarah Kane in order to understand the play´s form as related to its socio-historical context. In general terms, this study aims to investigate the formal procedures used by Kane and the plays relations between theme and form, according to Peter Szondi´s assumptions which comprehend that form could be conceived of as precipitated content. In this sense, we will analyze how themes such as psychological, verbal and physical violence, war, sexual abuse and taboo scenes of heterosexual and homosexual intercourse, for example, or cannibalism, among others, are widely used by the playwright and how they are structurally embedded in the plot of the play. The study starts with a brief historical introduction to the political, economic and social context of England in the nineties, followed by an introduction to the play and its theatrical context, to the playwright and to the aesthetic principles of In-yer-face theatre. Then, we focus on the detailed analysis of each scene of the play, stressing its relevant issues. Lastly, we proceed to analyze the formal relations and the aesthetic choices present in Blasted, as related to the social-historical events that the play refers to.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPIlari, Mayumi Denise SenoiAmaral, Camila Aparecida Viana2016-10-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-13022017-114925/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-17T16:34:08Zoai:teses.usp.br:tde-13022017-114925Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-17T16:34:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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