Uma contribuição para a avaliação das novas tecnologias e arquiteturas para o sistema elétrico automotivo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Fernando de Brito
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3149/tde-19042024-105911/
Resumo: Este trabalho visa apresentar os principais aspectos relacionados às novas tecnologias e arquiteturas elétricas aplicáveis aos veículos automotores, analisando suas características técnicas face aos sistemas atuais. Em particular, destaca-se a comparação entre a aplicação de sistemas elétricos em 36V / 42V, em corrente contínua (CC) e alternada (CA), e o sistema elétrico em 12V / 14V CC. Apresenta-se, assim, uma revisão da literatura sobre este tema, discutindo-se, de uma forma abrangente, a situação atual e as eventuais conseqüências da implementação de sistemas em 36V / 42V em CC ou CA para os componentes elétricos embarcados de última geração. As características técnicas das arquiteturas para aplicação de tal sistema elétrico, propostas na literatura disponível, são apresentadas, e os diferentes pontos de vista, relacionados à adoção desta nova tecnologia, são considerados no desenvolvimento deste trabalho. A análise destas arquiteturas considera índices de mérito, definidos de acordo com critérios específicos sugeridos neste trabalho, e a aplicação de uma metodologia de avaliação, permitindo, assim, que o compêndio final desta análise seja apresentada e discutida de forma conclusiva.
id USP_5f21ad8bfd2c2b2ad3f3b44c107a2d19
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-19042024-105911
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Uma contribuição para a avaliação das novas tecnologias e arquiteturas para o sistema elétrico automotivo.Untitled in englishElectric vehiclesElectrical systemsSistemas elétricosVeículos elétricosEste trabalho visa apresentar os principais aspectos relacionados às novas tecnologias e arquiteturas elétricas aplicáveis aos veículos automotores, analisando suas características técnicas face aos sistemas atuais. Em particular, destaca-se a comparação entre a aplicação de sistemas elétricos em 36V / 42V, em corrente contínua (CC) e alternada (CA), e o sistema elétrico em 12V / 14V CC. Apresenta-se, assim, uma revisão da literatura sobre este tema, discutindo-se, de uma forma abrangente, a situação atual e as eventuais conseqüências da implementação de sistemas em 36V / 42V em CC ou CA para os componentes elétricos embarcados de última geração. As características técnicas das arquiteturas para aplicação de tal sistema elétrico, propostas na literatura disponível, são apresentadas, e os diferentes pontos de vista, relacionados à adoção desta nova tecnologia, são considerados no desenvolvimento deste trabalho. A análise destas arquiteturas considera índices de mérito, definidos de acordo com critérios específicos sugeridos neste trabalho, e a aplicação de uma metodologia de avaliação, permitindo, assim, que o compêndio final desta análise seja apresentada e discutida de forma conclusiva.The purpose of this work is to present the main aspects related to the new technologies and electrical architectures applicable to automotive vehicles, analyzing their technical characteristics before the current electrical systems. In particular, emphasis is given to a comparison between the application of 36V / 42V electrical system, in direct current (DC) and alternate current (AC), and 12V / 14V DC electrical system. A literature review about the mentioned subject is presented, discussing, in a widely basis, the current situation and the eventual consequences of the 36V / 42V electrical system implementation, in DC or AC, on last generation on-board electrical components. The technical characteristics of the architectures considered for the implementation of that electrical system, proposed in the available literature, are presented, and the different point of views, related to the adoption of this new technology, are considered during the development of this work. The analysis of those architectures considers merit indexes, defined according to specific criterions suggested in this work, and the application of an assessment methodology, allowing, therefore, a conclusive presentation and discussion of the final compendium of this analysis.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSartori, Carlos Antonio FrançaSantos, Fernando de Brito2005-05-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3149/tde-19042024-105911/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-04-25T13:15:03Zoai:teses.usp.br:tde-19042024-105911Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-04-25T13:15:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma contribuição para a avaliação das novas tecnologias e arquiteturas para o sistema elétrico automotivo.
Untitled in english
title Uma contribuição para a avaliação das novas tecnologias e arquiteturas para o sistema elétrico automotivo.
spellingShingle Uma contribuição para a avaliação das novas tecnologias e arquiteturas para o sistema elétrico automotivo.
Santos, Fernando de Brito
Electric vehicles
Electrical systems
Sistemas elétricos
Veículos elétricos
title_short Uma contribuição para a avaliação das novas tecnologias e arquiteturas para o sistema elétrico automotivo.
title_full Uma contribuição para a avaliação das novas tecnologias e arquiteturas para o sistema elétrico automotivo.
title_fullStr Uma contribuição para a avaliação das novas tecnologias e arquiteturas para o sistema elétrico automotivo.
title_full_unstemmed Uma contribuição para a avaliação das novas tecnologias e arquiteturas para o sistema elétrico automotivo.
title_sort Uma contribuição para a avaliação das novas tecnologias e arquiteturas para o sistema elétrico automotivo.
author Santos, Fernando de Brito
author_facet Santos, Fernando de Brito
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sartori, Carlos Antonio França
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Fernando de Brito
dc.subject.por.fl_str_mv Electric vehicles
Electrical systems
Sistemas elétricos
Veículos elétricos
topic Electric vehicles
Electrical systems
Sistemas elétricos
Veículos elétricos
description Este trabalho visa apresentar os principais aspectos relacionados às novas tecnologias e arquiteturas elétricas aplicáveis aos veículos automotores, analisando suas características técnicas face aos sistemas atuais. Em particular, destaca-se a comparação entre a aplicação de sistemas elétricos em 36V / 42V, em corrente contínua (CC) e alternada (CA), e o sistema elétrico em 12V / 14V CC. Apresenta-se, assim, uma revisão da literatura sobre este tema, discutindo-se, de uma forma abrangente, a situação atual e as eventuais conseqüências da implementação de sistemas em 36V / 42V em CC ou CA para os componentes elétricos embarcados de última geração. As características técnicas das arquiteturas para aplicação de tal sistema elétrico, propostas na literatura disponível, são apresentadas, e os diferentes pontos de vista, relacionados à adoção desta nova tecnologia, são considerados no desenvolvimento deste trabalho. A análise destas arquiteturas considera índices de mérito, definidos de acordo com critérios específicos sugeridos neste trabalho, e a aplicação de uma metodologia de avaliação, permitindo, assim, que o compêndio final desta análise seja apresentada e discutida de forma conclusiva.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-05-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3149/tde-19042024-105911/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3149/tde-19042024-105911/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257167830188032