A psicologização da psicanálise na educação: um estudo da conexão psicanálise e educação em São Paulo - Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lins, Flávia Ranoya Seixas
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-15092009-131043/
Resumo: A partir da constatação da forte incidência da psicologização da educação em uma rede municipal de ensino, buscamos compreender como a psicanálise participava desse processo. Partimos da observação de que, uma vez apropriada pela educação, a psicanálise tornava-se um conhecimento psicológico com finalidades adaptativas e normativas e, portanto, mais uma teoria a serviço da psicologização da educação. Nesse contexto, procuramos identificar os caminhos e motivações pelos quais se operou no Brasil e especificamente em São Paulo essa psicologização, bem como os mecanismos de perpetuação desse processo na atualidade. A discussão da psicologização da psicanálise na educação torna-se, assim, o objetivo deste estudo. Iniciamos nossa investigação com um levantamento bibliográfico que nos permitiu estabelecer um panorama histórico das relações entre psicanálise e educação no Brasil. Destaca-se, nesse percurso, que a psicanálise esteve atrelada à educação desde o início de sua difusão, sendo incorporada ao discurso médico higienista da época, tornando-se um dos principais fundamentos teóricos do movimento escolanovista brasileiro e solidificando-se como prática voltada ao campo educacional com a implantação das Clínicas de Higiene Mental Escolar em São Paulo. Esse panorama permite concluir que a psicanálise serviu aos pressupostos da terapêutica médica preventivista e sofreu as influências das correntes psicológicas emergentes (as teorias do comportamento e as psicometrias). A partir da década de 80, constituiu-se em São Paulo um campo de pesquisa em Psicanálise e Educação, que deu lugar a reflexões sobre a aplicação da psicanálise na educação, bem como a críticas ao discurso pedagógico moderno, que possibilitaram o avanço das discussões nesse campo, mas não impediram a continuidade desse processo. Buscando investigar como se opera a transmissão da psicanálise no campo educacional, entrevistamos, em São Paulo, psicanalistas que ministram cursos voltados a educadores e psicanalistas que trabalham como orientadores escolares. Interessava-nos, sobretudo, identificar possíveis relações entre o processo de transmissão e o fenômeno da psicologização da psicanálise na atualidade. Nossa pesquisa de campo parece indicar que a psicanálise é transmitida na educação com maior ênfase na vertente terapêutica, aparecendo de forma pouco vinculada aos processos sociais, culturais e políticos. Concluímos nosso trabalho, procurando apontar as razões da produção e manutenção da psicologização da psicanálise na educação. Identificamos as raízes desse processo no modo como originariamente se estabeleceu a relação entre psicanálise e educação no Brasil, considerando-se, nesse quadro, a crise na educação segundo Hannah Arendt. Indicamos também que o ensino da teoria psicanalítica para educadores parece contribuir para a manutenção desse processo na atualidade.
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A discussão da psicologização da psicanálise na educação torna-se, assim, o objetivo deste estudo. Iniciamos nossa investigação com um levantamento bibliográfico que nos permitiu estabelecer um panorama histórico das relações entre psicanálise e educação no Brasil. Destaca-se, nesse percurso, que a psicanálise esteve atrelada à educação desde o início de sua difusão, sendo incorporada ao discurso médico higienista da época, tornando-se um dos principais fundamentos teóricos do movimento escolanovista brasileiro e solidificando-se como prática voltada ao campo educacional com a implantação das Clínicas de Higiene Mental Escolar em São Paulo. Esse panorama permite concluir que a psicanálise serviu aos pressupostos da terapêutica médica preventivista e sofreu as influências das correntes psicológicas emergentes (as teorias do comportamento e as psicometrias). A partir da década de 80, constituiu-se em São Paulo um campo de pesquisa em Psicanálise e Educação, que deu lugar a reflexões sobre a aplicação da psicanálise na educação, bem como a críticas ao discurso pedagógico moderno, que possibilitaram o avanço das discussões nesse campo, mas não impediram a continuidade desse processo. Buscando investigar como se opera a transmissão da psicanálise no campo educacional, entrevistamos, em São Paulo, psicanalistas que ministram cursos voltados a educadores e psicanalistas que trabalham como orientadores escolares. Interessava-nos, sobretudo, identificar possíveis relações entre o processo de transmissão e o fenômeno da psicologização da psicanálise na atualidade. Nossa pesquisa de campo parece indicar que a psicanálise é transmitida na educação com maior ênfase na vertente terapêutica, aparecendo de forma pouco vinculada aos processos sociais, culturais e políticos. Concluímos nosso trabalho, procurando apontar as razões da produção e manutenção da psicologização da psicanálise na educação. Identificamos as raízes desse processo no modo como originariamente se estabeleceu a relação entre psicanálise e educação no Brasil, considerando-se, nesse quadro, a crise na educação segundo Hannah Arendt. Indicamos também que o ensino da teoria psicanalítica para educadores parece contribuir para a manutenção desse processo na atualidade.After verifying a strong incidence of the psychologisation of education in a pool of municipal schools, we aimed to understand how psychoanalysis participated in this process. We started with the observation that once psychoanalysis has been picked over, it has turned a psychological knowledge with adaptative and normative purposes and, hence, one more theory at service of psychologization of education. In this context, we tried to identify the ways and motivations in Brazil and specifically in São Paulo through which this psychologization occurred, as well as the mechanisms of perpetuation of this process nowadays. We started our investigation with a bibliographic research which permitted to establish a historical panorama of the relation of psychoanalysis and education in Brazil. It stands out in this process that psychoanalysis was connected to education since the beginning of its diffusion, being incorporated in the hygienic medical discourse of the age, turning into one of the main theoretical fundaments of the Brazilian escolanovismo and solidifying itself as a practice connected with the educational field with the implantation of clinics of mental hygienic scholarship in São Paulo. This panorama allows concluding that psychoanalysis served the purpose of preventivist medical therapy and suffered the influences of the emergent psychological currents (the behaviorist and the psychometric theories). From the 80s, it was created a research field in Psychoanalysis and Education in São Paulo, where thoughts about the application of psychoanalysis in education took place, as well as criticisms of the modern pedagogic discourse which permitted the advance in the debate in this area, yet they did not stop the continuity of this process. Investigating how the transmission of psychoanalysis in the educational field occurs, psychoanalysts that teach in courses offered to educators and psychoanalysts that work as school tutors in São Paulo were interviewed. Above all, it was interesting to identify possible relations between the transmission process and the psychologization phenomenon of psychoanalysis today. Our field research seems to indicate that psychoanalysis is transmitted in education with more emphasis in the therapeutical aspect, it appears very little connected with social, cultural and political processes. We conclude our paper trying to point the reasons for the production and maintenance of psychologization of psychoanalysis in education. We identify the roots of this process in the way the relation between psychoanalysis and education was originally established in Brazil, considering, in this case, the crisis of education according to Hannah Arendt. We also suggest that teaching psychoanalytic theory to educators seems to contribute to the maintenance of this process today.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPVoltolini, RinaldoLins, Flávia Ranoya Seixas2009-08-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-15092009-131043/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:00Zoai:teses.usp.br:tde-15092009-131043Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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