Contardo Calligaris às quintas-feiras: uma análise da difusão das ideias psicanalíticas na cultura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veronese, Lilian Aracy Affonso
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48135/tde-24062024-105343/
Resumo: Com base no pressuposto de que a propagação do discurso psi consiste em uma intensa força de subjetivação e veridicção no tempo presente, este estudo focalizou a circulação da discursividade psicanalítica na cultura brasileira. Partiu-se da hipótese geral de que a disseminação das ideias psicanalíticas em territórios que ultrapassam sua jurisdição teórico-prática movimenta um jogo discursivo mobilizador de sentidos que incitam determinados modos de governo da conduta dos sujeitos em relação a si e ao mundo. Do ponto de vista empírico, foram eleitas as colunas redigidas por Contardo Calligaris e publicadas semanalmente no caderno Ilustrada do jornal Folha de S.Paulo, por 23 anos consecutivos: de 1999 até sua morte, em 2021. A escolha dessa fonte deu-se tanto pela extensão temporal quanto pela profusão argumentativa que ela comporta. Sob o norte procedimental da pesquisa foucaultiana, o material empírico foi remontado ao modo de um arquivo próprio, em duas etapas: a construção de um mapa apreciativo do material e um reordenamento da massa discursiva em vetores analíticos. A análise destacou três elementos componentes da materialidade discursiva sob exame: a propagação de uma hermenêutica sustentada por ideias forjadas no interior do campo teórico psicanalítico; o arranjo de uma matriz veridictiva que constitui um conjunto de objetos/problemas relativos à subjetividade; a performação de um sujeito que age mirando o horizonte de si mesmo, produzindo sua própria interioridade. Argumentou-se, assim, que a propagação cultural da discursividade psicanalítica se dá consoante a um gesto de teor pedagógico, calcado em uma estratégia explicativa das coisas, do mundo e da vida. Assim, considerase que o éthos produzido pela circulação da discursividade psicanalítica, para além de seu domínio teórico-prático imediato, resulta em um jogo de forças que arregimenta uma visão endógena de mundo, já que fadada a apreendê-lo por meio de uma racionalidade intrinsecamente psicologizada. Por fim, advoga-se que a circulação de ideias psicanalíticas no âmbito cultural arregimenta uma maquinaria discursiva própria, a qual participa ativamente na construção de um sujeito enredado em uma espécie de interioridade tão secreta quanto infinita.
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Do ponto de vista empírico, foram eleitas as colunas redigidas por Contardo Calligaris e publicadas semanalmente no caderno Ilustrada do jornal Folha de S.Paulo, por 23 anos consecutivos: de 1999 até sua morte, em 2021. A escolha dessa fonte deu-se tanto pela extensão temporal quanto pela profusão argumentativa que ela comporta. Sob o norte procedimental da pesquisa foucaultiana, o material empírico foi remontado ao modo de um arquivo próprio, em duas etapas: a construção de um mapa apreciativo do material e um reordenamento da massa discursiva em vetores analíticos. A análise destacou três elementos componentes da materialidade discursiva sob exame: a propagação de uma hermenêutica sustentada por ideias forjadas no interior do campo teórico psicanalítico; o arranjo de uma matriz veridictiva que constitui um conjunto de objetos/problemas relativos à subjetividade; a performação de um sujeito que age mirando o horizonte de si mesmo, produzindo sua própria interioridade. Argumentou-se, assim, que a propagação cultural da discursividade psicanalítica se dá consoante a um gesto de teor pedagógico, calcado em uma estratégia explicativa das coisas, do mundo e da vida. Assim, considerase que o éthos produzido pela circulação da discursividade psicanalítica, para além de seu domínio teórico-prático imediato, resulta em um jogo de forças que arregimenta uma visão endógena de mundo, já que fadada a apreendê-lo por meio de uma racionalidade intrinsecamente psicologizada. Por fim, advoga-se que a circulação de ideias psicanalíticas no âmbito cultural arregimenta uma maquinaria discursiva própria, a qual participa ativamente na construção de um sujeito enredado em uma espécie de interioridade tão secreta quanto infinita.Based on that the propagation of psi discourse consists on an intense force of subjectivation and veridiction in present time, this study focused on the mobility of the psychoanalytic discursivity in Brazilian culture. The general hypothesis about the dissemination of psychoanalytic ideas in territories that go beyond their theoreticalpractical jurisdiction moves to a discursive game that mobilizes meanings and truths that provoke certain ways on individuals` behaviour in relation to themselves and to the world. From an empirical point of view, where chosen the guest columns written by Contardo Calligaris and weekly published in Ilustrada, a section of the newspaper Folha de S.Paulo for 23 consecutive years: from 1999 until his death in 2021. This option was made due to the temporal extension and also to the argumentative profusion that it entails. Under the procedural direction of Foucault\'s research, the empirical material was reassembled as one archive, in two stages: the construction of an appreciative map/chart of the material and a reordering of the discursive body into analytical vectors. The analysis highlighted three component elements of the discursive materiality under study: the propagation of a hermeneutic supported by ideas forged within the psychoanalytic theoretical field; the arrangement of a truthfulness/authenticity matrix that constitutes a set of objects/problems related to subjectivity; the performance of an individual who acts looking towards itself horizon, creating his own interiority. Thus, it was argued that the cultural propagation of psychoanalytic discursivity occurs due to a gesture of pedagogical content, based on an explanatory strategy of things, world and life. Based on the studied corpus, it is considered that the ethos produced by the circulation of psychoanalytic discourse, beyond its immediate theoretical-practical domain, results in a game of forces that regiments an endogenous view of the world, since it is doomed to apprehend it through an intrinsically psychologized rationality. Finally, it is argued that, in the cultural sphere, the circulation of psychoanalytic ideas enroll a discursive machinery of its own, which actively participates in the construction of an individual entangled in a kind of interiority as secret as it is infinite.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAquino, Julio Roberto GroppaVeronese, Lilian Aracy Affonso2024-05-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48135/tde-24062024-105343/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-06-26T23:38:02Zoai:teses.usp.br:tde-24062024-105343Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-06-26T23:38:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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