Para quem e com quem: ensino de arquitetura e urbanismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pronsato, Sylvia Adriana Dobry
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16136/tde-08112010-162938/
Resumo: O tema deste doutorado refere-se à formação do arquiteto, centrado no debate sobre o ensino de arquitetura e urbanismo que permeou as décadas de 1960, 1970 e 1980, tendo como objeto de trabalho a experiência de ensino na FAU-SJC, Faculdade de Arquitetura de São José dos Campos, inicialmente conhecida como IPC, Instituto de Projeto e Comunicação, nos anos 1970 a 1976. As experiências de ensino de Arquitetura e Urbanismo, nos anos 1970, consideradas pioneiras e analisadas neste trabalho a da FAU-SJC como objeto de trabalho, as das FAUs USP e UnB, como referências diretas no Brasil, e o Taller Total na FAU-UNC Argentina, como referência indireta são parte do debate latino-americano sobre o ensino de arquitetura e urbanismo iniciado nos anos próximos a 1960, que re-valorizava o pensamento da Bauhaus. Parte-se da idéia de que o contexto econômico, social, cultural do país indica um determinado tipo de necessidade de formação profissional. A crença nessa afirmação traz à discussão a organização dos currículos e o projeto pedagógico dos cursos de arquitetura e urbanismo que melhor atendam a essa solicitação.
id USP_5fc4ebb542824e5ce6926a060c4217ad
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-08112010-162938
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Para quem e com quem: ensino de arquitetura e urbanismoFor whom and with whom: teaching of architecture and urbanismArchitecture (study and teaching)ArgentinaArgentinaArquitetura (estudo e ensino)BrasilBrazilUrbanism (study and teaching)Urbanismo (estudo e ensino)O tema deste doutorado refere-se à formação do arquiteto, centrado no debate sobre o ensino de arquitetura e urbanismo que permeou as décadas de 1960, 1970 e 1980, tendo como objeto de trabalho a experiência de ensino na FAU-SJC, Faculdade de Arquitetura de São José dos Campos, inicialmente conhecida como IPC, Instituto de Projeto e Comunicação, nos anos 1970 a 1976. As experiências de ensino de Arquitetura e Urbanismo, nos anos 1970, consideradas pioneiras e analisadas neste trabalho a da FAU-SJC como objeto de trabalho, as das FAUs USP e UnB, como referências diretas no Brasil, e o Taller Total na FAU-UNC Argentina, como referência indireta são parte do debate latino-americano sobre o ensino de arquitetura e urbanismo iniciado nos anos próximos a 1960, que re-valorizava o pensamento da Bauhaus. Parte-se da idéia de que o contexto econômico, social, cultural do país indica um determinado tipo de necessidade de formação profissional. A crença nessa afirmação traz à discussão a organização dos currículos e o projeto pedagógico dos cursos de arquitetura e urbanismo que melhor atendam a essa solicitação.The theme of this thesis refers to the architects education and is centered in the debate of the teaching of architecture and urbanism that occurred during the decades of 1960, 1970 and 1980. It presents, as study object, the teaching experience of the FAU-SJC, Faculdade de Arquitetura de São José dos Campos, known in the beginning, from 1970 to 1976, as IPC, Instituto de Projeto e Comunicação. The teaching experiences in Architecture and Urbanism in the 1970s, which are considered pioneers, are analyzed in this work. They are: FAU-SJC as a central focus, FAU-USP (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Universidade de São Paulo) and UnB (Universidade de Brasília), as direct references in Brazil, and Taller Total in FAU-UNC (Facultad de Arquitectura y Urbanismo de la Universidad Nacional de Córdoba) in Argentina as indirect references. These schools took part of the Latin American debate about the teaching of architecture and urbanism which started in the 1960s and revalued the Bauhaus thinking. It is supposed that the economical, social and cultural context of the country points to a certain kind of professional education. The belief in this affirmation brings to discussion the curriculum organization and the pedagogical project in the schools of architecture and urbanism that better accomplished this solicitation.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLeite, Maria Angela Faggin PereiraPronsato, Sylvia Adriana Dobry2008-05-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16136/tde-08112010-162938/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:12Zoai:teses.usp.br:tde-08112010-162938Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Para quem e com quem: ensino de arquitetura e urbanismo
For whom and with whom: teaching of architecture and urbanism
title Para quem e com quem: ensino de arquitetura e urbanismo
spellingShingle Para quem e com quem: ensino de arquitetura e urbanismo
Pronsato, Sylvia Adriana Dobry
Architecture (study and teaching)
Argentina
Argentina
Arquitetura (estudo e ensino)
Brasil
Brazil
Urbanism (study and teaching)
Urbanismo (estudo e ensino)
title_short Para quem e com quem: ensino de arquitetura e urbanismo
title_full Para quem e com quem: ensino de arquitetura e urbanismo
title_fullStr Para quem e com quem: ensino de arquitetura e urbanismo
title_full_unstemmed Para quem e com quem: ensino de arquitetura e urbanismo
title_sort Para quem e com quem: ensino de arquitetura e urbanismo
author Pronsato, Sylvia Adriana Dobry
author_facet Pronsato, Sylvia Adriana Dobry
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leite, Maria Angela Faggin Pereira
dc.contributor.author.fl_str_mv Pronsato, Sylvia Adriana Dobry
dc.subject.por.fl_str_mv Architecture (study and teaching)
Argentina
Argentina
Arquitetura (estudo e ensino)
Brasil
Brazil
Urbanism (study and teaching)
Urbanismo (estudo e ensino)
topic Architecture (study and teaching)
Argentina
Argentina
Arquitetura (estudo e ensino)
Brasil
Brazil
Urbanism (study and teaching)
Urbanismo (estudo e ensino)
description O tema deste doutorado refere-se à formação do arquiteto, centrado no debate sobre o ensino de arquitetura e urbanismo que permeou as décadas de 1960, 1970 e 1980, tendo como objeto de trabalho a experiência de ensino na FAU-SJC, Faculdade de Arquitetura de São José dos Campos, inicialmente conhecida como IPC, Instituto de Projeto e Comunicação, nos anos 1970 a 1976. As experiências de ensino de Arquitetura e Urbanismo, nos anos 1970, consideradas pioneiras e analisadas neste trabalho a da FAU-SJC como objeto de trabalho, as das FAUs USP e UnB, como referências diretas no Brasil, e o Taller Total na FAU-UNC Argentina, como referência indireta são parte do debate latino-americano sobre o ensino de arquitetura e urbanismo iniciado nos anos próximos a 1960, que re-valorizava o pensamento da Bauhaus. Parte-se da idéia de que o contexto econômico, social, cultural do país indica um determinado tipo de necessidade de formação profissional. A crença nessa afirmação traz à discussão a organização dos currículos e o projeto pedagógico dos cursos de arquitetura e urbanismo que melhor atendam a essa solicitação.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-05-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16136/tde-08112010-162938/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16136/tde-08112010-162938/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090527721684992