Learning Analytics no apoio, planejamento e avaliação de metodologias ativas no Ensino de Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Robson Douglas da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/76/76133/tde-06072023-094213/
Resumo: Neste trabalho, foi desenvolvida uma análise exploratória de dados relativos às atividades e o desempenho de estudantes do curso de física básica matriculados em cursos de bacharelado do campus da USP de São Carlos. O objetivo da análise foi identificar padrões de correlação associados à aprovação na disciplina que possam auxiliar docentes nas tomadas de decisão em relação ao desenvolvimento da disciplina e no processo de retomada e/ou recuperação dos conteúdos. Foram analisados dados de nove turmas, com um total de 565 estudantes, coletados usando um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e analisados (de forma anonimizada) através de scripts em linguagem Python, com auxílio de ferramentas e técnicas matemáticas, computacionais e estatísticas que formam a base das técnicas utilizadas em Learning Analytics e Data Science aplicados a educação. Foram encontradas correlações positivas entre as notas de provas e aprovação na disciplina bem como poucas correlações entre a presença nas aulas e a nota final. Observou-se também uma relativa evasão de estudantes durante o período letivo, levantando questionamentos para estudos futuro a respeito do estímulo que possa ter levado a tal evasão.
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