Learning Analytics no apoio, planejamento e avaliação de metodologias ativas no Ensino de Física
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/76/76133/tde-06072023-094213/ |
Resumo: | Neste trabalho, foi desenvolvida uma análise exploratória de dados relativos às atividades e o desempenho de estudantes do curso de física básica matriculados em cursos de bacharelado do campus da USP de São Carlos. O objetivo da análise foi identificar padrões de correlação associados à aprovação na disciplina que possam auxiliar docentes nas tomadas de decisão em relação ao desenvolvimento da disciplina e no processo de retomada e/ou recuperação dos conteúdos. Foram analisados dados de nove turmas, com um total de 565 estudantes, coletados usando um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e analisados (de forma anonimizada) através de scripts em linguagem Python, com auxílio de ferramentas e técnicas matemáticas, computacionais e estatísticas que formam a base das técnicas utilizadas em Learning Analytics e Data Science aplicados a educação. Foram encontradas correlações positivas entre as notas de provas e aprovação na disciplina bem como poucas correlações entre a presença nas aulas e a nota final. Observou-se também uma relativa evasão de estudantes durante o período letivo, levantando questionamentos para estudos futuro a respeito do estímulo que possa ter levado a tal evasão. |
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Learning Analytics no apoio, planejamento e avaliação de metodologias ativas no Ensino de FísicaLearning analytics in the support, planning and evaluation of active methodologies in physics teachingActive methodologiesData science na educaçãoEducacional dataEnsino de físicaLearning analyticsLearning analyticsMetodologias ativasPhysics teachingNeste trabalho, foi desenvolvida uma análise exploratória de dados relativos às atividades e o desempenho de estudantes do curso de física básica matriculados em cursos de bacharelado do campus da USP de São Carlos. O objetivo da análise foi identificar padrões de correlação associados à aprovação na disciplina que possam auxiliar docentes nas tomadas de decisão em relação ao desenvolvimento da disciplina e no processo de retomada e/ou recuperação dos conteúdos. Foram analisados dados de nove turmas, com um total de 565 estudantes, coletados usando um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e analisados (de forma anonimizada) através de scripts em linguagem Python, com auxílio de ferramentas e técnicas matemáticas, computacionais e estatísticas que formam a base das técnicas utilizadas em Learning Analytics e Data Science aplicados a educação. Foram encontradas correlações positivas entre as notas de provas e aprovação na disciplina bem como poucas correlações entre a presença nas aulas e a nota final. Observou-se também uma relativa evasão de estudantes durante o período letivo, levantando questionamentos para estudos futuro a respeito do estímulo que possa ter levado a tal evasão.In this work, exploratory data analysis was conducted on the activities and performance of students enrolled in introductory physics courses at the São Carlos campus of the University of São Paulo (USP). The goal of the analysis was to identify correlation patterns associated with course approval that could assist professors in decision-making regarding the course\'s development and the process of resuming and/or recovering educational content. In this study, data from nine classes, comprising a total of 565 students, were collected using a virtual learning environment (VLE) and analyzed (anonymized) using Python scripts, aided by mathematical, computational, and statistical tools and techniques that form the foundation of Learning Analytics and Data Science applied to education. Positive correlations were found between exam scores and course approval, while only a small correlation was observed between class attendance and final grade. A relative dropout rate of students was also observed during the academic period, prompting questions for future studies regarding the factors that may have contributed to such dropout.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMuniz, Sérgio RicardoMartins, Robson Douglas da Silva2023-04-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/76/76133/tde-06072023-094213/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-22T21:58:03Zoai:teses.usp.br:tde-06072023-094213Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-22T21:58:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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