Um patrimônio cultural inserido no teatro: As brincadeiras cantadas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-06062018-103905/ |
Resumo: | Este trabalho propõe apresentar uma parte do patrimônio cultural brasileiro inserindo-o no teatro através das brincadeiras cantadas que, por sua vez, a cada dia estão fadadas a caírem no esquecimento. Com a intenção de manter a chama viva dessa cultura popular e mergulhar nessa essência brasileira criou-se um registro sonoro e visual, contendo além do CD, as partituras e a descrição de como se pode brincar e do como efetivamente brincamos. Além disso, uma personagem, intitulada \"Menina\", a qual narra toda a experiência brincante com as brincadeiras selecionadas de dois espetáculos, garante-nos os detalhes teóricos dos recortes dos espetáculos. O primeiro refere-se à peça de Georg Büchner \"Woyzeck\", em uma adaptação de Ingrid Dormien Koudela, chamada \"Ferida Woyzeck\" e o segundo, \"Quero ser grande\", criação coletiva dos alunos da Escola Villare, de São Caetano do Sul - SP. Nos dois casos a \"Menina\" nos conta como a brincadeira cantada está relacionada ao estado do teatro por conter elementos inerentes à linguagem dele, das artes do corpo e da performance. Assim, a pesquisa apresenta o conceito de brincante para defender este estado em cena e aprofundar tais relações com a brincadeira no palco. |
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