A aprendizagem baseada na resolução de problemas no desenvolvimento de competências do aluno do século XXI: um estudo com alunos do 5.º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freiria, Miguel Ângelo Carreiras
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/15843
Resumo: Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_a357b9afd28cde644cc27164839874d7
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15843
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A aprendizagem baseada na resolução de problemas no desenvolvimento de competências do aluno do século XXI: um estudo com alunos do 5.º anoAprendizagem2.º ciclo do ensino básicoCompetênciasResolução de problemas.Problem solvingBased learning2nd cycle of primary educationCompetencesRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório final foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Lisboa. Este documento é constituído por duas partes: uma de descrição e reflexão sobre a prática no 1.º e no 2.º CEB; e outra que corresponde à investigação desenvolvida durante a intervenção pedagógica no 2.º CEB. O presente estudo pretende compreender os contributos da metodologia da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) no desenvolvimento de competências no aluno do século XXI. Neste sentido, pretendeu-se estudar numa turma de 5.º ano de escolaridade, com 19 alunos, no âmbito do 2.º Ciclo do Ensino Básico: (1) Quais os contributos da fase de pesquisa da ABRP no desenvolvimento de competências nos alunos; (2) Quais os contributos da fase de construção do produto de avaliação da ABRP no desenvolvimento de competências nos alunos; (3) Quais os contributos da fase de apresentação do produto de avaliação da ABRP no desenvolvimento de competências nos alunos e (4) Quais os contributos da fase de avaliação da ABRP no desenvolvimento de competências nos alunos. Para o efeito foram construídas grelhas de observação das três primeiras fases da ABRP com indicadores de competências que vão ao encontro do documento europeu 21st Century Skills and Competences for New Millennium Learners in OECD Countries. Na mesma perspetiva, na fase de avaliação, correspondente às questões de aplicação, foram construídas grelhas com indicadores de avaliação que se enquadram igualmente nas dimensões de competências desse documento. A partir da análise das grelhas verificou-se que a metodologia ABRP (a) promoveu o desenvolvimento de competências da dimensão da informação, mais visíveis na fase de pesquisa, de apresentação e de avaliação; (b) contribuiu positivamente também para o desenvolvimento de competências da dimensão da comunicação, sobretudo nas fases de pesquisa, de construção do produto e de avaliação, salientando-se, assim, a comunicação escrita; e (c) potenciou igualmente as competências enquadradas no âmbito da ética e impacto social, essencialmente, nas fases de pesquisa, de apresentação e de avaliação.Abstract This final report was carried out within the scope of the curricular unit of Supervised Teaching Practice II (PES II), of the Master's in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education (CEB) and of Mathematics and Science in the 2nd Cycle of Teaching Basic, from the Lisbon School of Education. This document consists of two parts: one describing and reflecting on the practice in the 1st and 2nd Cycle of Primary Education; and another that corresponds to the investigation developed during the pedagogical intervention in the 2nd Cycle. The present study intends to understand the contributions of the Problem-Based Learning (PBL) methodology in the development of competences in the 21st century student. In this sense, it was intended to study within the scope of the 2nd Cycle of Primary Education, in a 5th grade class: (1) What are the contributions of PBL research phase in the development of competences in students; (2) What are the contributions of PBL elaboration product phase in the development of competences in students; (3) What are the contributions of PBL assessment product presentation phase in the development of competences in students and (4) What are the contributions of PBL assessment phase in the development of competences in students. For this purpose, observation grids of the first three phases of the PBL were designed with several competence indicators that are proposed by the European document 21st Century Skills and Competences for New Millennium Learners in OECD Countries. In the same perspective, in the assessment phase, corresponding to the application questions, grids were built with evaluation indicators that also fit the competence dimensions of this document. From the analysis of the grids, it was found that PBL methodology (a) promoted the development of competences in the information dimension, more visible in the research, presentation and assessment phase; (b) it also contributed positively to the development of competences in the communication dimension, especially in the research, product elaboration and assessment phases, with emphasis on written communication; and (c) it also further enhanced the development of competences within the scope of ethics and social impact, essentially in the research, presentation and assessment phases.Almeida, AntónioRCIPLFreiria, Miguel Ângelo Carreiras2023-03-27T10:07:48Z2022-07-142022-07-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15843TID:203189205porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:50Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15843Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:26.710656Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A aprendizagem baseada na resolução de problemas no desenvolvimento de competências do aluno do século XXI: um estudo com alunos do 5.º ano
title A aprendizagem baseada na resolução de problemas no desenvolvimento de competências do aluno do século XXI: um estudo com alunos do 5.º ano
spellingShingle A aprendizagem baseada na resolução de problemas no desenvolvimento de competências do aluno do século XXI: um estudo com alunos do 5.º ano
Freiria, Miguel Ângelo Carreiras
Aprendizagem
2.º ciclo do ensino básico
Competências
Resolução de problemas.
Problem solving
Based learning
2nd cycle of primary education
Competences
title_short A aprendizagem baseada na resolução de problemas no desenvolvimento de competências do aluno do século XXI: um estudo com alunos do 5.º ano
title_full A aprendizagem baseada na resolução de problemas no desenvolvimento de competências do aluno do século XXI: um estudo com alunos do 5.º ano
title_fullStr A aprendizagem baseada na resolução de problemas no desenvolvimento de competências do aluno do século XXI: um estudo com alunos do 5.º ano
title_full_unstemmed A aprendizagem baseada na resolução de problemas no desenvolvimento de competências do aluno do século XXI: um estudo com alunos do 5.º ano
title_sort A aprendizagem baseada na resolução de problemas no desenvolvimento de competências do aluno do século XXI: um estudo com alunos do 5.º ano
author Freiria, Miguel Ângelo Carreiras
author_facet Freiria, Miguel Ângelo Carreiras
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, António
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Freiria, Miguel Ângelo Carreiras
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
2.º ciclo do ensino básico
Competências
Resolução de problemas.
Problem solving
Based learning
2nd cycle of primary education
Competences
topic Aprendizagem
2.º ciclo do ensino básico
Competências
Resolução de problemas.
Problem solving
Based learning
2nd cycle of primary education
Competences
description Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-14
2022-07-14T00:00:00Z
2023-03-27T10:07:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/15843
TID:203189205
url http://hdl.handle.net/10400.21/15843
identifier_str_mv TID:203189205
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133506943582208