O papel dos trilhos na estruturação territorial da cidade de São Paulo de 1867 a 1930

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kako, Iara Sakitani
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-12092013-105708/
Resumo: Os mapas da cidade de São Paulo, produzidos no período compreendido entre o final do século XIX e meados do século XX, revelam uma cidade em plena transformação e desenvolvimento, com aumento dos seus limites através das obras de infraestrutura, como linha férrea e de bondes, implantação dos sistemas de distribuição de água e principalmente, energia elétrica, além da construção de novas pontes, loteamentos e arruamentos de chácaras, abertura de ruas, avenidas e praças. A influência dos trilhos (trens e bondes) na estruturação territorial da cidade de São Paulo foi avaliada através da análise de mapas históricos e auxiliada pela cartografia digital. Atualmente, com os recursos técnicos disponíveis, os mapas históricos podem ser estudados de forma sistematizada buscando-se obter uma visão de conjunto a respeito das transformações no espaço geográfico ao longo do tempo. A cartografia digital, apoiada nos softwares de Sistemas de Informação Geográfica (SIG), representa essa possibilidade oferecendo recursos para armazenamento, manipulação, e visualização dos dados geográficos.
id USP_60b8ac36aaa56c5e14a767b345d954f2
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-12092013-105708
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O papel dos trilhos na estruturação territorial da cidade de São Paulo de 1867 a 1930The role of rail in the territorial structure of the city of São Paulo from 1867 to 1930BondesCartografiaCartographyFerroviasGeographic information systemsHistorical mapsIconografiaIconographyMapas históricosRailsSão PauloSão PauloSistemas de informação geográficaTrainsTramsTrilhosOs mapas da cidade de São Paulo, produzidos no período compreendido entre o final do século XIX e meados do século XX, revelam uma cidade em plena transformação e desenvolvimento, com aumento dos seus limites através das obras de infraestrutura, como linha férrea e de bondes, implantação dos sistemas de distribuição de água e principalmente, energia elétrica, além da construção de novas pontes, loteamentos e arruamentos de chácaras, abertura de ruas, avenidas e praças. A influência dos trilhos (trens e bondes) na estruturação territorial da cidade de São Paulo foi avaliada através da análise de mapas históricos e auxiliada pela cartografia digital. Atualmente, com os recursos técnicos disponíveis, os mapas históricos podem ser estudados de forma sistematizada buscando-se obter uma visão de conjunto a respeito das transformações no espaço geográfico ao longo do tempo. A cartografia digital, apoiada nos softwares de Sistemas de Informação Geográfica (SIG), representa essa possibilidade oferecendo recursos para armazenamento, manipulação, e visualização dos dados geográficos.The maps of the city of São Paulo produced within period from the late nineteenth and mid-twentieth century, reveal a city undergoing transformation and development, increasing the limits of the urban through infrastructure works such as railway and trams, implementation of water distribution systems and especially electricity, in addition to building new bridges, roads and subdivisions of small farms, open streets, avenues and squares. The influence of the rails (trains and trams) in the territorial structure of the city of São Paulo was evaluated through analysis of historical maps and assisted by digital mapping. Currently, with the available technical resources, historical maps can be studied in a systematic way seeking to get an overview about the changes in geographical space over time. The digital cartography supported by Geographic Information Systems (GIS) software provides resources for storage, manipulation, and visualization of geographic data.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCintra, Jorge PimentelMachado, Reinaldo Paul PérezKako, Iara Sakitani2013-07-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-12092013-105708/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:36Zoai:teses.usp.br:tde-12092013-105708Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel dos trilhos na estruturação territorial da cidade de São Paulo de 1867 a 1930
The role of rail in the territorial structure of the city of São Paulo from 1867 to 1930
title O papel dos trilhos na estruturação territorial da cidade de São Paulo de 1867 a 1930
spellingShingle O papel dos trilhos na estruturação territorial da cidade de São Paulo de 1867 a 1930
Kako, Iara Sakitani
Bondes
Cartografia
Cartography
Ferrovias
Geographic information systems
Historical maps
Iconografia
Iconography
Mapas históricos
Rails
São Paulo
São Paulo
Sistemas de informação geográfica
Trains
Trams
Trilhos
title_short O papel dos trilhos na estruturação territorial da cidade de São Paulo de 1867 a 1930
title_full O papel dos trilhos na estruturação territorial da cidade de São Paulo de 1867 a 1930
title_fullStr O papel dos trilhos na estruturação territorial da cidade de São Paulo de 1867 a 1930
title_full_unstemmed O papel dos trilhos na estruturação territorial da cidade de São Paulo de 1867 a 1930
title_sort O papel dos trilhos na estruturação territorial da cidade de São Paulo de 1867 a 1930
author Kako, Iara Sakitani
author_facet Kako, Iara Sakitani
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cintra, Jorge Pimentel
Machado, Reinaldo Paul Pérez
dc.contributor.author.fl_str_mv Kako, Iara Sakitani
dc.subject.por.fl_str_mv Bondes
Cartografia
Cartography
Ferrovias
Geographic information systems
Historical maps
Iconografia
Iconography
Mapas históricos
Rails
São Paulo
São Paulo
Sistemas de informação geográfica
Trains
Trams
Trilhos
topic Bondes
Cartografia
Cartography
Ferrovias
Geographic information systems
Historical maps
Iconografia
Iconography
Mapas históricos
Rails
São Paulo
São Paulo
Sistemas de informação geográfica
Trains
Trams
Trilhos
description Os mapas da cidade de São Paulo, produzidos no período compreendido entre o final do século XIX e meados do século XX, revelam uma cidade em plena transformação e desenvolvimento, com aumento dos seus limites através das obras de infraestrutura, como linha férrea e de bondes, implantação dos sistemas de distribuição de água e principalmente, energia elétrica, além da construção de novas pontes, loteamentos e arruamentos de chácaras, abertura de ruas, avenidas e praças. A influência dos trilhos (trens e bondes) na estruturação territorial da cidade de São Paulo foi avaliada através da análise de mapas históricos e auxiliada pela cartografia digital. Atualmente, com os recursos técnicos disponíveis, os mapas históricos podem ser estudados de forma sistematizada buscando-se obter uma visão de conjunto a respeito das transformações no espaço geográfico ao longo do tempo. A cartografia digital, apoiada nos softwares de Sistemas de Informação Geográfica (SIG), representa essa possibilidade oferecendo recursos para armazenamento, manipulação, e visualização dos dados geográficos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-12092013-105708/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-12092013-105708/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256991679905792