A didatização do ensino de astronomia dentro da perspectiva transdisciplinar: um caminho para a sustentabilidade planetária
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/14/14134/tde-28072023-135100/ |
Resumo: | Resumo: A questão inicial da presente pesquisa foi como didatizar o Ensino de Astronomia na Educação Básica. Este trabalho partiu da análise da presença da Astronomia na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologada em 2019 como um dos documentos norteadores para reformulação dos currículos escolares em todas unidades de ensino do país. Verificou-se que os conceitos relacionados à Astronomia ocorriam de maneira diluída e dispersa na BNCC e que o potencial de transversalidade do saber astronômico não era explicitado. Um campo onde o ensino de Astronomia poderia ser muito relevante mas que ainda é pouco explorado é na educação ambiental, dado o caráter transdisciplinar das ciências ambientais e o poder integrador do saber astronômico. Assim, elaboramos Sequências Didáticas (SDs) transdisciplinares conectando Ensino de Astronomia e educação ambiental, com o objetivo de promover uma educação planetária para a sustentabilidade e o diálogo entre os conhecimentos abordados na escola regular. Respeitamos as competências e habilidades estabelecidas na BNCC e no Currículo de Pernambuco, mas também transcendemos estes fundamentos quando necessário. Dentro da BNCC, integramos a área de Ciências da Natureza com as áreas de Linguagens, Matemática e Ciências Sociais. O produto final desta pesquisa foi um conjunto de SDs para os Anos Finais da Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), que foram aplicadas em duas unidades de ensino, uma da rede pública e outra da rede privada da região metropolitana do Recife. Os resultados obtidos com a aplicação das SDs nas duas unidades de ensino, pertencentes à redes distintas, permitiram comprovar que, tanto na esfera pública quanto na privada, é perfeitamente exequível conectar o Ensino de Astronomia à educação ambiental na Educação Básica, promovendo simultaneamente o letramento científico, a cidadania ambiental e a consciência planetária |
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A didatização do ensino de astronomia dentro da perspectiva transdisciplinar: um caminho para a sustentabilidade planetáriaDidacticsation of astronomy teaching within a transdisciplinary perspective: a path to planetary sustainabilityAstronomy teaching; Transdisciplinarity; Environmental education; Scientific Literacy; Curriculum; Didactic sequences; Sustainability.Competências e Habilidades; SustentabilidadeEnsino de Astronomia; Transdisciplinaridade; Educação Ambiental; Letramento Científico; CurrículoSequências DidáticasResumo: A questão inicial da presente pesquisa foi como didatizar o Ensino de Astronomia na Educação Básica. Este trabalho partiu da análise da presença da Astronomia na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologada em 2019 como um dos documentos norteadores para reformulação dos currículos escolares em todas unidades de ensino do país. Verificou-se que os conceitos relacionados à Astronomia ocorriam de maneira diluída e dispersa na BNCC e que o potencial de transversalidade do saber astronômico não era explicitado. Um campo onde o ensino de Astronomia poderia ser muito relevante mas que ainda é pouco explorado é na educação ambiental, dado o caráter transdisciplinar das ciências ambientais e o poder integrador do saber astronômico. Assim, elaboramos Sequências Didáticas (SDs) transdisciplinares conectando Ensino de Astronomia e educação ambiental, com o objetivo de promover uma educação planetária para a sustentabilidade e o diálogo entre os conhecimentos abordados na escola regular. Respeitamos as competências e habilidades estabelecidas na BNCC e no Currículo de Pernambuco, mas também transcendemos estes fundamentos quando necessário. Dentro da BNCC, integramos a área de Ciências da Natureza com as áreas de Linguagens, Matemática e Ciências Sociais. O produto final desta pesquisa foi um conjunto de SDs para os Anos Finais da Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), que foram aplicadas em duas unidades de ensino, uma da rede pública e outra da rede privada da região metropolitana do Recife. Os resultados obtidos com a aplicação das SDs nas duas unidades de ensino, pertencentes à redes distintas, permitiram comprovar que, tanto na esfera pública quanto na privada, é perfeitamente exequível conectar o Ensino de Astronomia à educação ambiental na Educação Básica, promovendo simultaneamente o letramento científico, a cidadania ambiental e a consciência planetáriaAbstract: The initial question of this research was how to teach Astronomy in Basic Education. This work started from the analysis of the presence of Astronomy in the National Common Curricular Base (BNCC), approved in 2019 as one of the guiding documents for the reformulation of school curricula in all teaching units in the country. It was verified that the concepts related to Astronomy occurred in a diluted and dispersed way in the BNCC and that the potential of transversality of astronomical knowledge was not made explicit. A field in whuch astronomy teaching could be very relevant but which is still little explored is in environmental education, given the transdisciplinary nature of environmental sciences and the integrative power of astronomical knowledge. Thus, we elaborated transdisciplinary Didactic Sequences (DSs) connecting Astronomy Teaching and environmental education, with the objective of promoting a planetary education for sustainability and the dialogue between the knowledge covered in regular school. We respect the skills and abilities established in the BNCC and in the Pernambuco Curriculum, but we also transcend these fundamentals when necessary. Within the BNCC, we integrate the area of Natural Sciences with the areas of Languages, Mathematics and Social Sciences. The final product of this research was a set of SDs for the Final Years of Elementary School (6th to 9th grade), which were applied in two teaching units, one from the public network and the other from the private network in the metropolitan region of Recife.The results obtained with the application of SDs in the two teaching units, belonging to different networks, allowed proving that, both in the public and private spheres, it is perfectly feasible to connect Astronomy Teaching to environmental education in Basic Education, simultaneously promoting scientific literacy, environmental citizenship and planetary awarenessBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFriaca, Amancio Cesar SantosSilva, Luciana Alves Sales da2023-05-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/14/14134/tde-28072023-135100/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-07-31T14:34:00Zoai:teses.usp.br:tde-28072023-135100Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-07-31T14:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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