Otimização de investimentos no transporte ferroviário de soja no estado do Mato Grosso.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3148/tde-13022020-111947/ |
Resumo: | Considerando a insuficiência da malha logística atual para o escoamento da soja mato-grossense em direção aos portos, busca-se determinar os investimentos ótimos do ponto de vista do investidor privado detentor de uma parte da malha ferroviária, considerando especialmente os eventuais impactos no custo de transporte ocasionados pela entrada de novas soluções logísticas previstas para os próximos anos. A modelagem desenvolvida utiliza conceitos de programação linear e de transporte em redes orientadas. Seu objetivo é determinar o menor custo para atendimento da meta de transporte ferroviário, seja pela expansão da malha, seja pela concessão de subsídios. Foram realizadas análises sobre 45 cenários, visando determinar a sensibilidade da modelagem quanto aos principais fatores que podem alterar as relações de escolha do melhor fluxo. Estes fatores são: efeitos da entrada de novas soluções logísticas na disponibilidade da produção e no custo de transporte, efeitos da estimativa de custo de implantação das novas instalações, impactos da variação da meta de transporte a alcançar, e, por fim, consequências da estruturação dos investimentos em grupo. As análises apresentadas apontam que, além da definição da meta de transporte, também os efeitos das novas alternativas logísticas e os custos para implantação da extensão da malha são os principais fatores que alteram o equilíbrio entre a decisão pela implantação de novos terminais ferroviários e pela concessão de subsídios. |
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Otimização de investimentos no transporte ferroviário de soja no estado do Mato Grosso.Optimization in rail transportation of soybean rail in the state of Mato Grosso, Brazil.FerroviasInvestimentos nacionaisMathematical optimizationNational investmentsOtimização matemáticaRailroadsConsiderando a insuficiência da malha logística atual para o escoamento da soja mato-grossense em direção aos portos, busca-se determinar os investimentos ótimos do ponto de vista do investidor privado detentor de uma parte da malha ferroviária, considerando especialmente os eventuais impactos no custo de transporte ocasionados pela entrada de novas soluções logísticas previstas para os próximos anos. A modelagem desenvolvida utiliza conceitos de programação linear e de transporte em redes orientadas. Seu objetivo é determinar o menor custo para atendimento da meta de transporte ferroviário, seja pela expansão da malha, seja pela concessão de subsídios. Foram realizadas análises sobre 45 cenários, visando determinar a sensibilidade da modelagem quanto aos principais fatores que podem alterar as relações de escolha do melhor fluxo. Estes fatores são: efeitos da entrada de novas soluções logísticas na disponibilidade da produção e no custo de transporte, efeitos da estimativa de custo de implantação das novas instalações, impactos da variação da meta de transporte a alcançar, e, por fim, consequências da estruturação dos investimentos em grupo. As análises apresentadas apontam que, além da definição da meta de transporte, também os efeitos das novas alternativas logísticas e os custos para implantação da extensão da malha são os principais fatores que alteram o equilíbrio entre a decisão pela implantação de novos terminais ferroviários e pela concessão de subsídios.Having as background the insufficiency of the logistics network of Mato Grosso for exportation of soybean, it is sought to determine the optimum range of investments in the rail network. This decision sees from the point of view of the private investor holding part of the rail network, especially when taking into account the possible impacts of new logistics solutions and its impact on the cost of transportation. The developed model uses concepts of linear programming and transportation in oriented networks to determine the lowest cost to meet a railway transport target, either through the expansion of the current network or through the use of a subside commercial policy. Analyzes were carried out on 45 scenarios to determine the sensitivity of the modeling regarding the main factors that can alter the decision of the best flows: the effects of the entry of new logistics solutions on the availability of the production and the cost of transportation, the effects of the estimated cost of implementation for the new facilities, and the impacts of the variation of the transportation target to be achieved, and, finally, the consequences of the structuring of group investments. The discussions showed that, in addition to the definition of the transportation target, also the effects of the new logistic alternatives and the costs to implement the extension of the network are the main factors that alter the balance between the decision for the implantation of new rail terminals and the granting of subsidies.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMendes, André BergstenMoller, Adriana Kanashiro da Costa Oest2019-11-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3148/tde-13022020-111947/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-02-13T20:59:02Zoai:teses.usp.br:tde-13022020-111947Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-02-13T20:59:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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