Otimização de investimentos no transporte ferroviário de soja no estado do Mato Grosso.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moller, Adriana Kanashiro da Costa Oest
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3148/tde-13022020-111947/
Resumo: Considerando a insuficiência da malha logística atual para o escoamento da soja mato-grossense em direção aos portos, busca-se determinar os investimentos ótimos do ponto de vista do investidor privado detentor de uma parte da malha ferroviária, considerando especialmente os eventuais impactos no custo de transporte ocasionados pela entrada de novas soluções logísticas previstas para os próximos anos. A modelagem desenvolvida utiliza conceitos de programação linear e de transporte em redes orientadas. Seu objetivo é determinar o menor custo para atendimento da meta de transporte ferroviário, seja pela expansão da malha, seja pela concessão de subsídios. Foram realizadas análises sobre 45 cenários, visando determinar a sensibilidade da modelagem quanto aos principais fatores que podem alterar as relações de escolha do melhor fluxo. Estes fatores são: efeitos da entrada de novas soluções logísticas na disponibilidade da produção e no custo de transporte, efeitos da estimativa de custo de implantação das novas instalações, impactos da variação da meta de transporte a alcançar, e, por fim, consequências da estruturação dos investimentos em grupo. As análises apresentadas apontam que, além da definição da meta de transporte, também os efeitos das novas alternativas logísticas e os custos para implantação da extensão da malha são os principais fatores que alteram o equilíbrio entre a decisão pela implantação de novos terminais ferroviários e pela concessão de subsídios.
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