O ensino da física moderna nos livros didáticos do início do século XX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Valeria Rosa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-03062015-150517/
Resumo: O livro didático, mesmo com todos os recursos digitais disponíveis, possui papel de destaque na educação básica brasileira, seja em razão de seu amplo acesso a alunos e professores, seja por causa de sua presença na história da nossa educação. Como fonte de pesquisa, esse material tem atraído cada vez mais interesse dos pesquisadores que o analisam sob diversos aspectos. Neste trabalho analisamos o livro didático como fonte documental histórica e tivemos como objetivo estudar a inserção de conteúdos de física moderna em livros didáticos de Física do começo do século XX. Analisamos cinco livros didáticos de Física: Traité elémentaire de Physique (1918), de Albert Ganot; Curso elementar de Physica (1920), de Antônio de Pádua Dias; Tratado de Physica (1928), de Raul Romano; Tratado de Física elementar (1925), de Francisco Ribeiro Nobre; e Curso de Physica (1936), de Aníbal Freitas. Na perspectiva de caracterizar o ensino de física moderna no período, com base na leitura exaustiva do material e dos referencias utilizados, foi possível construir quatro grandes categorias de análise: histórica, matemática, experimental e aplicativa tecnológica. Na categoria histórica, por exemplo, estão inseridos os elementos relacionados a descobertas e biografias dos cientistas. Foi possível notar que a ênfase nessa categoria é caracterizada pela priorização de fatos e uma história descritiva. A categoria matemática aparece marcada pelo uso de relações de grandeza e proporções, e não pelo predomínio do uso de equações que são comuns nos livros didáticos atuais. Já a categoria experimental caracteriza-se por uma série de apresentações de atividades práticas, as quais, muitas vezes, resumem-se à descrição procedimental acerca do uso de alguns aparelhos. Por último, a categoria aplicativa tecnológica foca na descrição de produtos da tecnologia da época, especialmente no uso das radiações na área médica, ressaltando seus benefícios. As categorias experimental e aplicativa tecnológica são as presentes nos livros didáticos analisados e parecem mostrar a forma como a física moderna era tratada no contexto educacional brasileiro do início do século XX, indicando uma tendência fortemente relacionada ao apelo da inserção de temas mais contemporâneos da ciência e com conteúdos direcionados à aplicação tecnológica. Desta pesquisa identificamos três questões principais, que podem promover à sua continuidade. A primeira trata da pequena expressividade de trabalhos desta natureza, que no Brasil passaram a ser mais frequentes a partir da década de 1990. A segunda ressalta a ausência de conteúdos mais acadêmicos nos livros didáticos analisados (como a Radiação de corpo negro e a Quantização de energia, temas contemporâneos à época). Por último, indagamos sobre a influência francesa no sistema educacional brasileiro, tanto nos modelos de instituições escolares criados no nosso país, como também nos livros didáticos recomendados. Questionamos se essa influência francesa foi percebida apenas no Brasil ou se também pôde ser observada em outros países.
id USP_618bb13609b2a0d979a61396dd4aa808
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-03062015-150517
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O ensino da física moderna nos livros didáticos do início do século XXThe modern physics teaching in the textbooks of the early twentieth century dissertationCurrículoCurriculumFísica modernaHistória da educaçãoHistória do ensino de FísicaHistory of EducationHistory of Physical EducationLivro didáticoModern PhysicsTextbookO livro didático, mesmo com todos os recursos digitais disponíveis, possui papel de destaque na educação básica brasileira, seja em razão de seu amplo acesso a alunos e professores, seja por causa de sua presença na história da nossa educação. Como fonte de pesquisa, esse material tem atraído cada vez mais interesse dos pesquisadores que o analisam sob diversos aspectos. Neste trabalho analisamos o livro didático como fonte documental histórica e tivemos como objetivo estudar a inserção de conteúdos de física moderna em livros didáticos de Física do começo do século XX. Analisamos cinco livros didáticos de Física: Traité elémentaire de Physique (1918), de Albert Ganot; Curso elementar de Physica (1920), de Antônio de Pádua Dias; Tratado de Physica (1928), de Raul Romano; Tratado de Física elementar (1925), de Francisco Ribeiro Nobre; e Curso de Physica (1936), de Aníbal Freitas. Na perspectiva de caracterizar o ensino de física moderna no período, com base na leitura exaustiva do material e dos referencias utilizados, foi possível construir quatro grandes categorias de análise: histórica, matemática, experimental e aplicativa tecnológica. Na categoria histórica, por exemplo, estão inseridos os elementos relacionados a descobertas e biografias dos cientistas. Foi possível notar que a ênfase nessa categoria é caracterizada pela priorização de fatos e uma história descritiva. A categoria matemática aparece marcada pelo uso de relações de grandeza e proporções, e não pelo predomínio do uso de equações que são comuns nos livros didáticos atuais. Já a categoria experimental caracteriza-se por uma série de apresentações de atividades práticas, as quais, muitas vezes, resumem-se à descrição procedimental acerca do uso de alguns aparelhos. Por último, a categoria aplicativa tecnológica foca na descrição de produtos da tecnologia da época, especialmente no uso das radiações na área médica, ressaltando seus benefícios. As categorias experimental e aplicativa tecnológica são as presentes nos livros didáticos analisados e parecem mostrar a forma como a física moderna era tratada no contexto educacional brasileiro do início do século XX, indicando uma tendência fortemente relacionada ao apelo da inserção de temas mais contemporâneos da ciência e com conteúdos direcionados à aplicação tecnológica. Desta pesquisa identificamos três questões principais, que podem promover à sua continuidade. A primeira trata da pequena expressividade de trabalhos desta natureza, que no Brasil passaram a ser mais frequentes a partir da década de 1990. A segunda ressalta a ausência de conteúdos mais acadêmicos nos livros didáticos analisados (como a Radiação de corpo negro e a Quantização de energia, temas contemporâneos à época). Por último, indagamos sobre a influência francesa no sistema educacional brasileiro, tanto nos modelos de instituições escolares criados no nosso país, como também nos livros didáticos recomendados. Questionamos se essa influência francesa foi percebida apenas no Brasil ou se também pôde ser observada em outros países.The textbook, even with all digital resources available, has a major role in the Brazilian basic education, either because of their broad access to students and teachers, either because of their presence in the history of our education. As a research resource, this material has attracted increasing interest of researchers who analyze it from different aspects. We examined the textbook as a historical documentary source and our objective was to study the insertion of content in modern physics Physics textbooks from the early twentieth century. We analyzed five Physics textbooks: Traité elémentaire de Physique (1918), of Albert Ganot; Curso elementar de Physica (1920), of Antônio de Pádua Dias; Tratado de Physica (1928), of Raul Romano; Tratado de Física elementar (1925), of Francisco Ribeiro Nobre; and Curso de Physica (1936), of Aníbal Freitas. From the perspective of characterizing the teaching of modern physics in the period, based on extensive reading of materials and references used, it was possible to build four broad categories of analysis: historical, mathematical, experimental and applicative technology. In the historical category, for example, are inserted elements related to discoveries and biographies of scientists. We observed that the emphasis in this category is characterized by prioritizing facts and a descriptive story. The math category appears marked by the use of ratios and proportions greatness, and not by the prevalence of the use of equations that are common in today\'s textbooks. Already the experimental category is characterized by a series of presentations from practical activities, which often boil down to the procedural description about the use of some appliances. Finally, technological applicational category focuses on the description of the technology of the time products, especially in the use of radiation in medicine, emphasizing its benefits. The experimental applicative and technological categories are present in the textbooks analyzed and seem to show how modern physics was treated in the Brazilian educational context of the early twentieth century, indicating a trend appeal strongly related to the insertion of more contemporary issues of science and with content targeted to technological application. This research identified three main issues, which can promote its continuity. The first deals with the expressiveness of small works of this nature, in which Brazil became more frequent from the 1990s The second highlights the absence of more academic content in the textbooks analyzed (such as black body radiation and the quantization energy, contemporary at the time) themes. Lastly, inquire about the French influence in the Brazilian educational system, both the models of educational institutions created in our country, as well as the recommended textbooks. We question whether this French influence was seen only in Brazil or could also be observed in other countries.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLeite, CristinaMartins, Valeria Rosa2014-11-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-03062015-150517/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:57Zoai:teses.usp.br:tde-03062015-150517Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da física moderna nos livros didáticos do início do século XX
The modern physics teaching in the textbooks of the early twentieth century dissertation
title O ensino da física moderna nos livros didáticos do início do século XX
spellingShingle O ensino da física moderna nos livros didáticos do início do século XX
Martins, Valeria Rosa
Currículo
Curriculum
Física moderna
História da educação
História do ensino de Física
History of Education
History of Physical Education
Livro didático
Modern Physics
Textbook
title_short O ensino da física moderna nos livros didáticos do início do século XX
title_full O ensino da física moderna nos livros didáticos do início do século XX
title_fullStr O ensino da física moderna nos livros didáticos do início do século XX
title_full_unstemmed O ensino da física moderna nos livros didáticos do início do século XX
title_sort O ensino da física moderna nos livros didáticos do início do século XX
author Martins, Valeria Rosa
author_facet Martins, Valeria Rosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leite, Cristina
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Valeria Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Curriculum
Física moderna
História da educação
História do ensino de Física
History of Education
History of Physical Education
Livro didático
Modern Physics
Textbook
topic Currículo
Curriculum
Física moderna
História da educação
História do ensino de Física
History of Education
History of Physical Education
Livro didático
Modern Physics
Textbook
description O livro didático, mesmo com todos os recursos digitais disponíveis, possui papel de destaque na educação básica brasileira, seja em razão de seu amplo acesso a alunos e professores, seja por causa de sua presença na história da nossa educação. Como fonte de pesquisa, esse material tem atraído cada vez mais interesse dos pesquisadores que o analisam sob diversos aspectos. Neste trabalho analisamos o livro didático como fonte documental histórica e tivemos como objetivo estudar a inserção de conteúdos de física moderna em livros didáticos de Física do começo do século XX. Analisamos cinco livros didáticos de Física: Traité elémentaire de Physique (1918), de Albert Ganot; Curso elementar de Physica (1920), de Antônio de Pádua Dias; Tratado de Physica (1928), de Raul Romano; Tratado de Física elementar (1925), de Francisco Ribeiro Nobre; e Curso de Physica (1936), de Aníbal Freitas. Na perspectiva de caracterizar o ensino de física moderna no período, com base na leitura exaustiva do material e dos referencias utilizados, foi possível construir quatro grandes categorias de análise: histórica, matemática, experimental e aplicativa tecnológica. Na categoria histórica, por exemplo, estão inseridos os elementos relacionados a descobertas e biografias dos cientistas. Foi possível notar que a ênfase nessa categoria é caracterizada pela priorização de fatos e uma história descritiva. A categoria matemática aparece marcada pelo uso de relações de grandeza e proporções, e não pelo predomínio do uso de equações que são comuns nos livros didáticos atuais. Já a categoria experimental caracteriza-se por uma série de apresentações de atividades práticas, as quais, muitas vezes, resumem-se à descrição procedimental acerca do uso de alguns aparelhos. Por último, a categoria aplicativa tecnológica foca na descrição de produtos da tecnologia da época, especialmente no uso das radiações na área médica, ressaltando seus benefícios. As categorias experimental e aplicativa tecnológica são as presentes nos livros didáticos analisados e parecem mostrar a forma como a física moderna era tratada no contexto educacional brasileiro do início do século XX, indicando uma tendência fortemente relacionada ao apelo da inserção de temas mais contemporâneos da ciência e com conteúdos direcionados à aplicação tecnológica. Desta pesquisa identificamos três questões principais, que podem promover à sua continuidade. A primeira trata da pequena expressividade de trabalhos desta natureza, que no Brasil passaram a ser mais frequentes a partir da década de 1990. A segunda ressalta a ausência de conteúdos mais acadêmicos nos livros didáticos analisados (como a Radiação de corpo negro e a Quantização de energia, temas contemporâneos à época). Por último, indagamos sobre a influência francesa no sistema educacional brasileiro, tanto nos modelos de instituições escolares criados no nosso país, como também nos livros didáticos recomendados. Questionamos se essa influência francesa foi percebida apenas no Brasil ou se também pôde ser observada em outros países.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-03062015-150517/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-03062015-150517/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256637608296448