Ciência, cultura e subjetividade: as representações instituídas pelos livros didáticos para os saberes normativo e cultural.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Maria José Bezerra dos.
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35096
Resumo: A motivação para escrever esse trabalho vem de uma inquietação que tenho atualmente e diz respeito ao lugar de inquestionabilidade que o saber científico atingiu a partir do século XIX no ocidente. A oportunidade de discutir tal questão surgiu da elaboração de um trabalho sobre as práticas populares de cura no começo do século XX. Na ocasião comecei a me perguntar porque o que é científico, provado, testado, medido e pesado é atualmente considerado mais correto do que outros tipos de conhecimentos, os quais supriram as carências e deram sentido à vida dos homens e mulheres que viveram antes da emergência da medicina moderna. A proposta é observar como os livros didáticos de história criam um sentido para as experiências das pessoas que viveram naquela época informados ou comprometidos com um tipo específico de conhecimento, o qual através da narrativa dos mesmos vai ser legitimado e justificado, que seria o saber científico ou normativo. Ou seja, como elaboram uma narrativa para o referido período partindo da escolha de le­lo através das informações e princípios científicos.
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