Posologia do Conhecimento: a dosagem da informação para apoiar a aprendizagem em organizações.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Malachias, Cristina Maria Golhiardi
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-09052024-151013/
Resumo: Este estudo investiga como a posologia do conhecimento pode apoiar a aprendizagem em organizações e propõe um framework para a implementação e execução de programas corporativos de capacitação. A posologia do conhecimento consiste na dosagem deliberada de recursos informacionais e ações de capacitação, constituindo um tratamento holístico para maximizar a criação do conhecimento. O tratamento proposto no framework consiste em processos desenvolvidos a partir de um estudo de caso e fundamentados na literatura acadêmica. Para o estudo de caso único foi selecionado o programa de capacitação de vendas da TecnoCo, empresa tradicional e líder no setor de serviços em Tecnologia da Informação (TI). Para os testes de validade do framework em outros contextos além da TecnoCo, foram selecionados os programas de capacitação de vendas de TI da SoftCo, para comparação dentro do mesmo setor, mas em empresas de portes diferentes; e a capacitação de líderes femininas para ocupar cargos públicos da SocialCo, com a intenção de explorar o modelo em outro setor, governo, e dirigido a não-funcionários. Como resultado, o modelo demostrou ser aplicável além do escopo inicial da capacitação de vendas, objeto do estudo de caso, com potencial de uso imediato para apoiar a implementação de programas de capacitação em geral. Os processos recomendados no framework permeiam os fluxos de informação entre pessoas, e entre documentos e pessoas, e objetivam sua apropriação em espirais do conhecimento, conforme o Modelo SECI, dos autores seminais Nonaka e Takeuchi (1997); consideram as dimensões informacional, gerencial, social e cognitiva das condições capacitadoras do conhecimento organizacional identificadas por Alvarenga Neto e Choo (2011), com base no conceito de Ba, introduzido ao contexto organizacional por Nonaka e Takeuchi (1997) e desenvolvido por Nonaka e Konno (1998); consideram também a dimensões emocional, situacional, motivacional, entre outras, expressas nos modelos teóricos do comportamento informacional de Choo (2006) e de Wilson (2022), e do Modelo de Cinco Fatores de Heinström (2013). A organização do conhecimento foi destacada como um fator influenciador do comportamento informacional, pois por um lado, pode causar sobrecarga cognitiva e desorientação, segundo Campos e Gomes (2005), e por outro lado, conteúdos estruturados em um todo sistêmico podem se refletir na mente do aprendiz, formando blocos de conhecimento (chunks), segundo Oakley (2015), e assim acelerar a aprendizagem.
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Para o estudo de caso único foi selecionado o programa de capacitação de vendas da TecnoCo, empresa tradicional e líder no setor de serviços em Tecnologia da Informação (TI). Para os testes de validade do framework em outros contextos além da TecnoCo, foram selecionados os programas de capacitação de vendas de TI da SoftCo, para comparação dentro do mesmo setor, mas em empresas de portes diferentes; e a capacitação de líderes femininas para ocupar cargos públicos da SocialCo, com a intenção de explorar o modelo em outro setor, governo, e dirigido a não-funcionários. Como resultado, o modelo demostrou ser aplicável além do escopo inicial da capacitação de vendas, objeto do estudo de caso, com potencial de uso imediato para apoiar a implementação de programas de capacitação em geral. Os processos recomendados no framework permeiam os fluxos de informação entre pessoas, e entre documentos e pessoas, e objetivam sua apropriação em espirais do conhecimento, conforme o Modelo SECI, dos autores seminais Nonaka e Takeuchi (1997); consideram as dimensões informacional, gerencial, social e cognitiva das condições capacitadoras do conhecimento organizacional identificadas por Alvarenga Neto e Choo (2011), com base no conceito de Ba, introduzido ao contexto organizacional por Nonaka e Takeuchi (1997) e desenvolvido por Nonaka e Konno (1998); consideram também a dimensões emocional, situacional, motivacional, entre outras, expressas nos modelos teóricos do comportamento informacional de Choo (2006) e de Wilson (2022), e do Modelo de Cinco Fatores de Heinström (2013). A organização do conhecimento foi destacada como um fator influenciador do comportamento informacional, pois por um lado, pode causar sobrecarga cognitiva e desorientação, segundo Campos e Gomes (2005), e por outro lado, conteúdos estruturados em um todo sistêmico podem se refletir na mente do aprendiz, formando blocos de conhecimento (chunks), segundo Oakley (2015), e assim acelerar a aprendizagem.This study investigates how knowledge posology can support learning in organizations and proposes a framework for the implementation and execution of corporate enablement programs. Knowledge posology entails the deliberate dosage of informational resources and enabling actions, constituting a holistic treatment aimed at maximizing knowledge creation. The treatment proposed in the framework consists of processes developed from a case study and grounded in academic literature. For the single case study, the selected program was TecnoCos sales enablement, a traditional company and industry leader in Information Technology (IT) services. For the framework validation tests in contexts beyond TecnoCo, the selected programs were SoftCos IT sales enablement for comparison within the same sector but across different company sizes; and SocialCos female preparation to hold leadership positions in public offices, with the purpose of exploring the model in another sector, Government, and targeting nonemployees. As a result, the model demonstrated its applicability beyond the initial scope of sales enablement, subject of the case study, with the potential for immediate use in supporting the implementation of enablement programs in general. The recommended processes within the framework permeate information flows among people and between documents and people, intended for their appropriation in knowledge spirals, following the SECI Model by seminal authors Nonaka and Takeuchi (1997); The processes recommended in the framework consider informational, managerial, social, and cognitive dimensions of the enabling conditions of organizational knowledge, as elucidated by Alvarenga Neto and Choo (2011) based on the concept of Ba, introduced to the organizational context by Nonaka and Takeuchis (1997) and further developed by Nonaka and Konno (1998); they also consider emotional, motivational, and situational dimensions, among others, embodied in the theoretical models of information behavior by Choo (2006) and by Wilson (2022), along with Heinströms (2013) Five-Factor Model. Knowledge organization was emphasized as an influential factor in informational behavior, as on one hand, it may cause cognitive overload and disorientation, according to Campos and Gomes (2005); on the other hand, contents structured within a systemic whole can be reflected in the learners mind, forming knowledge chunks, as per Oakley (2015), and thus accelerating learning.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPaletta, Francisco CarlosMalachias, Cristina Maria Golhiardi2024-03-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-09052024-151013/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-05-10T18:14:02Zoai:teses.usp.br:tde-09052024-151013Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-05-10T18:14:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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