Aplicação de um marcador luminescente contendo o íon Tb3+ para detecção de possíveis adulterações em etanol combustível
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59138/tde-18092020-131750/ |
Resumo: | Este trabalho foi direcionado á síntese de um marcador luminescente eficiente e economicamente viável, capaz de atestar a origem do etanol utilizado como combustível automotivo. Os complexos formados a partir da acetilacetona (Hacac) e a benzoiltrifluoroacetona (Hbtfa) ligada ao íon Tb3+ foram caracterizados por meio de análise elementar, espectroscopia na região do infravermelho, análise térmica principalmente, medidas espectrofluorométricas. Compostos β-dicetonatos apresentam como características principais a alta absortividade de radiação ultravioleta, além de forte capacidade de transferência de energia para íons terras raras (TR). Baseado na metodologia descrita por Hemmila et ai (1992), foi utilizada também a β-dicetona pivaloiltrifluoroacetona (Hpta) a fim de se atingir um bom limite de detecção do íon Tb3+ utilizando o íon Y3+ como co-fluorescente. Inicialmente foi utilizado o etanol laboratorial para as medidas espectrofluorométricas e encontrou-se um limite de quantificação de 1x10^-8 mol L-1 e 1x10^-10 mol L-1, ou seja, 0,05 ppb como limite de detecção. Em etanol combustível (contendo aditivos/marcadores adicionados pela distribuidora, ex. Ipiranga), não foi possível determinar uma faixa em que a intensidade permanecesse estável, não viabilizando assim o seu uso como marcador. |
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Aplicação de um marcador luminescente contendo o íon Tb3+ para detecção de possíveis adulterações em etanol combustívelApplication of a luminescent marker containing the Tb3 + ion to detect possible adulterations in fuel ethanolβ-dicetonatosβ-diketonatesEtanol combustívelEthanol fuelLuminescent markerMarcador luminescenteTérbioTerbiumEste trabalho foi direcionado á síntese de um marcador luminescente eficiente e economicamente viável, capaz de atestar a origem do etanol utilizado como combustível automotivo. Os complexos formados a partir da acetilacetona (Hacac) e a benzoiltrifluoroacetona (Hbtfa) ligada ao íon Tb3+ foram caracterizados por meio de análise elementar, espectroscopia na região do infravermelho, análise térmica principalmente, medidas espectrofluorométricas. Compostos β-dicetonatos apresentam como características principais a alta absortividade de radiação ultravioleta, além de forte capacidade de transferência de energia para íons terras raras (TR). Baseado na metodologia descrita por Hemmila et ai (1992), foi utilizada também a β-dicetona pivaloiltrifluoroacetona (Hpta) a fim de se atingir um bom limite de detecção do íon Tb3+ utilizando o íon Y3+ como co-fluorescente. Inicialmente foi utilizado o etanol laboratorial para as medidas espectrofluorométricas e encontrou-se um limite de quantificação de 1x10^-8 mol L-1 e 1x10^-10 mol L-1, ou seja, 0,05 ppb como limite de detecção. Em etanol combustível (contendo aditivos/marcadores adicionados pela distribuidora, ex. Ipiranga), não foi possível determinar uma faixa em que a intensidade permanecesse estável, não viabilizando assim o seu uso como marcador.Efficient synthesis of economically viable of luminescent markers for certification of the origin of the ethanol fuel used in automobiles is reported. The complex formed from acetylacetone (Hacac) and benzoyltrifluoroacetone (Hbtfa) bond to Tb3+ ion was characterized by eiemental analysis, infrared spectroscopy and primarily fluorescence. β-Diketones adsorb ultraviolet radiation, efficiently and are able to transfer energy to rare earth ions (RE). Based on the methodology described by Hemmila et al (1992) β-diketone pivaloyltrifluoroacetone (Hpta) was also employed, so that good detection limit would be achieved for the Tb3+ ion, using Y3+ as cofluorescent. Laboratory ethanol was initially utilized for the fluorimetric measurements limits of quantification and detection of 1x1^-8 and 1x10^-10 mol L-1, ie, 0,05 ppb was obtained respectively. In ethanol fuel, it was not possible to determine a range in which the intensity remained stable, due the presence of compounds added by the retail company (ex. Ipiranga), not thus enabling its use as a marker.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSerra, Osvaldo AntonioJanuário, Eliane Ribeiro2011-09-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59138/tde-18092020-131750/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-09-18T19:28:01Zoai:teses.usp.br:tde-18092020-131750Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-09-18T19:28:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Este trabalho foi direcionado á síntese de um marcador luminescente eficiente e economicamente viável, capaz de atestar a origem do etanol utilizado como combustível automotivo. Os complexos formados a partir da acetilacetona (Hacac) e a benzoiltrifluoroacetona (Hbtfa) ligada ao íon Tb3+ foram caracterizados por meio de análise elementar, espectroscopia na região do infravermelho, análise térmica principalmente, medidas espectrofluorométricas. Compostos β-dicetonatos apresentam como características principais a alta absortividade de radiação ultravioleta, além de forte capacidade de transferência de energia para íons terras raras (TR). Baseado na metodologia descrita por Hemmila et ai (1992), foi utilizada também a β-dicetona pivaloiltrifluoroacetona (Hpta) a fim de se atingir um bom limite de detecção do íon Tb3+ utilizando o íon Y3+ como co-fluorescente. Inicialmente foi utilizado o etanol laboratorial para as medidas espectrofluorométricas e encontrou-se um limite de quantificação de 1x10^-8 mol L-1 e 1x10^-10 mol L-1, ou seja, 0,05 ppb como limite de detecção. Em etanol combustível (contendo aditivos/marcadores adicionados pela distribuidora, ex. Ipiranga), não foi possível determinar uma faixa em que a intensidade permanecesse estável, não viabilizando assim o seu uso como marcador. |
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