Era uma vez... meninas que engravidaram: histórias e trajetórias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lucilia Nunes da
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6136/tde-14032013-113057/
Resumo: Introdução A gravidez na faixa etária de 10 a 14 anos traz alguns desafios quanto à abordagem e análise do tema. Objetivo Compreender o significado da gravidez em meninas gestantes de 10 a 14 anos. Método Pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, com orientação analíticodescritiva, por meio de entrevistas individuais, abertas e semi-estruturadas, gravadas e transcritas pela pesquisadora, mediante prévia aprovação dos Comitês de Ética em Pesquisa da Faculdade de Saúde Pública da USP e do Hospital Municipal Maternidade-Escola Vila Nova Cachoeirinha, além de consentimento esclarecido assinado pelas entrevistadas e seus responsáveis legais. Resultados e Discussão Foram entrevistadas 10 meninas gestantes, nulíparas, em acompanhamento de pré-natal, no período de agosto a outubro de 2009. O tratamento dos dados foi realizado por meio da análise de conteúdo, com enfoque na análise temática. Foram definidas quatro categorias de análise: 1) A sexualidade como expressão do feminino; 2) Saúde: uma relação tão delicada; 3) Tecendo redes sociais e 4) Autopercepção e projetos de vida. No grupo entrevistado a maioria dos parceiros tem idade superior em pelo menos 20% a das meninas. Houve relato de sofrimento de violência psicológica e física causada por parceiros e familiares, em alguns casos, acarretando reações depressivas nas meninas. A maior parte delas interrompeu os estudos em decorrência da gravidez, e apresentam poucas perspectivas futuras de projeto de vida. Considerações finais A gravidez na adolescência tem sido considerada precoce, indesejada e/ou não planejada, ou inadequada para esse período de vida, além de ser vista como um problema de saúde pública a ser enfrentado. Além disso, o direito ao exercício da sexualidade na adolescência é mais valorizado quando associado à vida masculina, o que dificulta que essa temática seja contemplada nas questões associadas à gravidez em meninas. É necessário que o atendimento em saúde para adolescentes inclua discussões sobre questões de gênero e de saúde sexual e reprodutiva, possibilitando o fortalecimento dessas meninas enquanto sujeitos de direitos, criando recursos para que elas decidam quando, com quem desejam ter sexo, além de optar sobre o momento da gravidez. A falta de opções para projetos de vida pode conduzir essas meninas a situações de gestação que, mesmo quando consideradas desejadas, aumentam a vulnerabilidade a qual estão expostas. A ampliação do acesso a serviços de saúde, que contemplem temáticas próprias de adolescentes, muito além da atenção médica estrita, pode ajudar no fortalecimento da cidadania desses sujeitos.
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spelling Era uma vez... meninas que engravidaram: histórias e trajetóriasOnce upon a time... girls who got pregnant: stories and pathsAdolescence. Girls pregnancy. Teenage pregnancy.Adolescência. Gravidez em meninas. Gravidez na adolescência.Introdução A gravidez na faixa etária de 10 a 14 anos traz alguns desafios quanto à abordagem e análise do tema. Objetivo Compreender o significado da gravidez em meninas gestantes de 10 a 14 anos. Método Pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, com orientação analíticodescritiva, por meio de entrevistas individuais, abertas e semi-estruturadas, gravadas e transcritas pela pesquisadora, mediante prévia aprovação dos Comitês de Ética em Pesquisa da Faculdade de Saúde Pública da USP e do Hospital Municipal Maternidade-Escola Vila Nova Cachoeirinha, além de consentimento esclarecido assinado pelas entrevistadas e seus responsáveis legais. Resultados e Discussão Foram entrevistadas 10 meninas gestantes, nulíparas, em acompanhamento de pré-natal, no período de agosto a outubro de 2009. O tratamento dos dados foi realizado por meio da análise de conteúdo, com enfoque na análise temática. Foram definidas quatro categorias de análise: 1) A sexualidade como expressão do feminino; 2) Saúde: uma relação tão delicada; 3) Tecendo redes sociais e 4) Autopercepção e projetos de vida. No grupo entrevistado a maioria dos parceiros tem idade superior em pelo menos 20% a das meninas. Houve relato de sofrimento de violência psicológica e física causada por parceiros e familiares, em alguns casos, acarretando reações depressivas nas meninas. A maior parte delas interrompeu os estudos em decorrência da gravidez, e apresentam poucas perspectivas futuras de projeto de vida. Considerações finais A gravidez na adolescência tem sido considerada precoce, indesejada e/ou não planejada, ou inadequada para esse período de vida, além de ser vista como um problema de saúde pública a ser enfrentado. Além disso, o direito ao exercício da sexualidade na adolescência é mais valorizado quando associado à vida masculina, o que dificulta que essa temática seja contemplada nas questões associadas à gravidez em meninas. É necessário que o atendimento em saúde para adolescentes inclua discussões sobre questões de gênero e de saúde sexual e reprodutiva, possibilitando o fortalecimento dessas meninas enquanto sujeitos de direitos, criando recursos para que elas decidam quando, com quem desejam ter sexo, além de optar sobre o momento da gravidez. A falta de opções para projetos de vida pode conduzir essas meninas a situações de gestação que, mesmo quando consideradas desejadas, aumentam a vulnerabilidade a qual estão expostas. A ampliação do acesso a serviços de saúde, que contemplem temáticas próprias de adolescentes, muito além da atenção médica estrita, pode ajudar no fortalecimento da cidadania desses sujeitos.Introduction Pregnancy at the age range from 10 to 14 years old brings some challenges related to the approach and to the topic analysis. Objectives Understand the meaning of pregnancy in pregnant girls at the age of 10 to 14 years old. Methods Exploratory, qualitative research, with analytical-descriptive orientation, through individual interviews, open and semi-structured, recorded and transcribed by the researcher, upon authorization from the Committees of Ethics in Research from the College of Public Health of USP and from the Municipal Maternity School Hospital Vila Nova Cachoeirinha, and the agreement signed by the interviewees and their legal sponsors. Results and Discussion Ten nulliparous, pregnant girls during prenatal care were interviewed between August and October in 2009. The data treatment was made through content analysis, focusing on the topic analysis. Four categories were defined: 1) Sexuality as the female expression; 2) Health: a delicate relationship; 3) Building social networks and 4) Selfperception and life projects. In the interviewed group, most of the partners ages are at least 20% higher than the girls. There were reports about psychological and physical violence caused by partners and family, in some cases, leading to depressive reactions in the girls. Most of them interrupted the studies due to pregnancy, and present few prospects of life projects. Conclusions: Teenage pregnancy has been considered premature, unwanted and/or not planned, or inadequate to this period of life, and it is also seen as a Public Heath problem to be faced. Besides, the right of practicing sexuality during the adolescence period is more valuable when associated to male life, making it difficult to associate this issue on questions related to girls pregnancy. It is necessary the inclusion of discussions about gender and sexual and reproductive health in the health care for teenagers, allowing the strengthening of these girls as subjects of rights, creating resources for them to decide when, whom to have sex with, and also choose about the time for pregnancy. The lack of options related to life projects may lead these girls to pregnancy situations that, even when they are considered desired, raise the vulnerability to which they are exposed. The improvement of the access to health services, having proper issues for teenagers, beyond the strict medical attention may help strengthening citizenship of these individuals.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSchor, NéiaSilva, Lucilia Nunes da2010-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6136/tde-14032013-113057/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T13:16:04Zoai:teses.usp.br:tde-14032013-113057Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T13:16:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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