Procedimentos de trabalho na captação de som direto nos longas-metragens brasileiros Contra todos e Antônia: a técnica e o espaço criativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-02062011-111819/ |
Resumo: | Este estudo é uma reflexão sobre a prática de trabalho do registro sonoro sincrônico centrado na descrição e na análise dos procedimentos empregados na captação de som direto na realização dos longas-metragens brasileiros Contra todos e Antônia. A prática do registro sonoro sincrônico é conceituada como um método de trabalho compartilhado por uma categoria profissional, com procedimentos norteados por parâmetros técnicos que se conformaram precocemente no período de transição para o cinema sonoro durante a constituição do código de representação do cinema clássico norte-americano. Dependente da tecnologia, o método de trabalho de captação de som direto reestrutura-se com o advento de novas ferramentas, permitindo o surgimento de formas alternativas de realização. As experiências analisadas permitem perceber o amplo espectro de escolhas envolvidas na atuação do profissional do som direto, indicando a existência de uma componente criativa na aplicação e desenvolvimento desta prática de trabalho. Premissas particulares de realização, condicionantes orçamentárias e o advento de nova tecnologia estimulam o surgimento de procedimentos que dinamicamente reanimam o tradicional método de trabalho de captação de som direto. |
id |
USP_6223ad13b223e95088f55c63a86ccab9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-02062011-111819 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Procedimentos de trabalho na captação de som direto nos longas-metragens brasileiros Contra todos e Antônia: a técnica e o espaço criativoWorking methods in synchronous sound recording in the Brazilian feature films Contra todos and Antônia: techniques and creative space.CinemaCinemaDirect soundDirect sound recordistSom diretoTécnico de som direto.Este estudo é uma reflexão sobre a prática de trabalho do registro sonoro sincrônico centrado na descrição e na análise dos procedimentos empregados na captação de som direto na realização dos longas-metragens brasileiros Contra todos e Antônia. A prática do registro sonoro sincrônico é conceituada como um método de trabalho compartilhado por uma categoria profissional, com procedimentos norteados por parâmetros técnicos que se conformaram precocemente no período de transição para o cinema sonoro durante a constituição do código de representação do cinema clássico norte-americano. Dependente da tecnologia, o método de trabalho de captação de som direto reestrutura-se com o advento de novas ferramentas, permitindo o surgimento de formas alternativas de realização. As experiências analisadas permitem perceber o amplo espectro de escolhas envolvidas na atuação do profissional do som direto, indicando a existência de uma componente criativa na aplicação e desenvolvimento desta prática de trabalho. Premissas particulares de realização, condicionantes orçamentárias e o advento de nova tecnologia estimulam o surgimento de procedimentos que dinamicamente reanimam o tradicional método de trabalho de captação de som direto.This study is a reflection on the working methods of synchronous sound recording focusing on the description and analysis of the procedures used in the sound recording of the Brazilian feature films Contra todos and Antônia. The practice of synchronous sound recording is conceived as a working method shared by professional recordists, with procedures guided by technical parameters that surfaced very early in the transition period from silent to sound films, then to the establishment of representational standards of the American classical cinema. Being technology dependent, the working method of sound recording renews itself with the coming of new tools, that enables new ways of working. The experiences in focus reveal the broad spectrum of choices involved in the practice of the sound recordist, unveiling the existence of a creative component in the process. Production issues, budgetary constraints and the advent of new technology stimulate the emergence of procedures that dynamically reform the traditional working method in sound recording.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMourão, Maria Dora GenisSouza, João Baptista Godoy de2011-03-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-02062011-111819/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:31Zoai:teses.usp.br:tde-02062011-111819Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Procedimentos de trabalho na captação de som direto nos longas-metragens brasileiros Contra todos e Antônia: a técnica e o espaço criativo Working methods in synchronous sound recording in the Brazilian feature films Contra todos and Antônia: techniques and creative space. |
title |
Procedimentos de trabalho na captação de som direto nos longas-metragens brasileiros Contra todos e Antônia: a técnica e o espaço criativo |
spellingShingle |
Procedimentos de trabalho na captação de som direto nos longas-metragens brasileiros Contra todos e Antônia: a técnica e o espaço criativo Souza, João Baptista Godoy de Cinema Cinema Direct sound Direct sound recordist Som direto Técnico de som direto. |
title_short |
Procedimentos de trabalho na captação de som direto nos longas-metragens brasileiros Contra todos e Antônia: a técnica e o espaço criativo |
title_full |
Procedimentos de trabalho na captação de som direto nos longas-metragens brasileiros Contra todos e Antônia: a técnica e o espaço criativo |
title_fullStr |
Procedimentos de trabalho na captação de som direto nos longas-metragens brasileiros Contra todos e Antônia: a técnica e o espaço criativo |
title_full_unstemmed |
Procedimentos de trabalho na captação de som direto nos longas-metragens brasileiros Contra todos e Antônia: a técnica e o espaço criativo |
title_sort |
Procedimentos de trabalho na captação de som direto nos longas-metragens brasileiros Contra todos e Antônia: a técnica e o espaço criativo |
author |
Souza, João Baptista Godoy de |
author_facet |
Souza, João Baptista Godoy de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mourão, Maria Dora Genis |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, João Baptista Godoy de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinema Cinema Direct sound Direct sound recordist Som direto Técnico de som direto. |
topic |
Cinema Cinema Direct sound Direct sound recordist Som direto Técnico de som direto. |
description |
Este estudo é uma reflexão sobre a prática de trabalho do registro sonoro sincrônico centrado na descrição e na análise dos procedimentos empregados na captação de som direto na realização dos longas-metragens brasileiros Contra todos e Antônia. A prática do registro sonoro sincrônico é conceituada como um método de trabalho compartilhado por uma categoria profissional, com procedimentos norteados por parâmetros técnicos que se conformaram precocemente no período de transição para o cinema sonoro durante a constituição do código de representação do cinema clássico norte-americano. Dependente da tecnologia, o método de trabalho de captação de som direto reestrutura-se com o advento de novas ferramentas, permitindo o surgimento de formas alternativas de realização. As experiências analisadas permitem perceber o amplo espectro de escolhas envolvidas na atuação do profissional do som direto, indicando a existência de uma componente criativa na aplicação e desenvolvimento desta prática de trabalho. Premissas particulares de realização, condicionantes orçamentárias e o advento de nova tecnologia estimulam o surgimento de procedimentos que dinamicamente reanimam o tradicional método de trabalho de captação de som direto. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-03-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-02062011-111819/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-02062011-111819/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256608178962432 |