A introdução do som direto no cinema documentário brasileiro na década de 1960

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Clotilde Borges
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-24042009-154141/
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo pesquisar como se deu a introdução no Brasil da técnica de gravação de som sincrônico para o cinema (som direto) com equipamento leve, no começo dos anos 1960, além de estudar como esta nova técnica influenciou a linguagem dos documentários brasileiros. Para isso foram realizadas pesquisas bibliográficas, entrevistas e análises de filmes do período. A pesquisa enfatiza o contexto histórico no qual se insere o uso do som direto. Na análise dos filmes são empregados os conceitos de monologia e dialogia, concebidos por Mikhail Bakhtin, para designar a forma como é usado o registro de outras vozes obtidas através do som direto. É também apresentada a evolução da formação dos profissionais da área de som cinematográfico ao longo da história do cinema brasileiro.
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spelling A introdução do som direto no cinema documentário brasileiro na década de 1960The introduction of the direct sound in the Brazilian documentary cinema in the 1960 decade.Brazilian CinemaCinema brasileiroDialogiaDialogy.Direct soundDocumentárioDocumentaryOther voicesSom diretoVoz do outroEsta dissertação tem como objetivo pesquisar como se deu a introdução no Brasil da técnica de gravação de som sincrônico para o cinema (som direto) com equipamento leve, no começo dos anos 1960, além de estudar como esta nova técnica influenciou a linguagem dos documentários brasileiros. Para isso foram realizadas pesquisas bibliográficas, entrevistas e análises de filmes do período. A pesquisa enfatiza o contexto histórico no qual se insere o uso do som direto. Na análise dos filmes são empregados os conceitos de monologia e dialogia, concebidos por Mikhail Bakhtin, para designar a forma como é usado o registro de outras vozes obtidas através do som direto. É também apresentada a evolução da formação dos profissionais da área de som cinematográfico ao longo da história do cinema brasileiro.The aim of this dissertation is to do research on how it has occured the introduction of the technique of the synchronic sound recording into the cinema (direct sound), using light equipment, in the beginning of the 1960s. Furthermore, this research has also studied how this new technique has influenced the Brazilian documentary language. In order to identify so, some bibliographic research, interviews and films analysis have been done about the period. The research emphasises the historical context in wich the use of the the direct sound is inserted. The concepts of monology and dialogy, conceived by Mikhail Bakhtin, are applied in the analysis of the films, to point out the way how the registration of other voices, gotten through the direct sound, is used. Finally, the evolution of the education of the professionals in the sound of cinematography area is also presented, throughout the history of the Brazilian cinema.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMendes, Eduardo Simões dos SantosGuimarães, Clotilde Borges2008-04-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-24042009-154141/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:59Zoai:teses.usp.br:tde-24042009-154141Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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