Aracaju: a construção da imagem da cidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-15032010-155846/ |
Resumo: | Aracaju: A Construção da Imagem da Cidade discute, em termos de percepção urbana, como a imagem de uma cidade se forma ao longo do tempo, no sentido de ser total ou parcialmente incontrolável ou a conseqüência de um direcionamento intencional dos seus formadores de opinião e agentes públicos, privados ou técnicos, que selecionam apenas os pontos positivos da cidade. Essa idéia é elaborada, no estudo, a partir da clara associação entre os cartões-postais da cidade, comercializados no passado e hoje em dia, e a Aracaju percebida atualmente por seus habitantes, verificada nos questionários aplicados, cada qual com o seu olhar específico, mas com resultados muito homogêneos em relação às características fundamentais da cidade. Numa perspectiva histórica, tenta-se retomar a Aracaju vista ao longo do tempo, por décadas, através principalmente da coletânea dos diversos cartões-postais existentes desde a primeira década do século XX e outras fontes como história escrita, poesias, relatos etc. Os marcos urbanos mais destacados são também evidenciados, quer aqueles resultantes da construção física da cidade, quer os estabelecidos na relação entre a urbe e seu meio ambiente. Assim, faz-se uma tentativa de mostrar como Aracaju foi moldada e se apresenta hoje com a imagem de uma bela capital, cidade tranqüila, admirada por todos, que a têm como o melhor local para se viver, um exemplo de organização... enfim, como a capital com melhor qualidade de vida do país! De certa forma, isso evidencia a falta de uma visão mais crítica da população em relação às questões urbanas e ao modo de viver, fato esperado ao se tratar com imagem, nitidamente falsa e expressão da forte manipulação da mídia na sociedade contemporânea. |
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Aracaju: a construção da imagem da cidadeAracaju: the construction of the city imageAracajuAracajuCartões-postaisEvolução urbanaImagem urbanaMemória urbanaPercepção urbanaPostcardsUrban evolutionUrban imageUrban memoryUrban perceptionAracaju: A Construção da Imagem da Cidade discute, em termos de percepção urbana, como a imagem de uma cidade se forma ao longo do tempo, no sentido de ser total ou parcialmente incontrolável ou a conseqüência de um direcionamento intencional dos seus formadores de opinião e agentes públicos, privados ou técnicos, que selecionam apenas os pontos positivos da cidade. Essa idéia é elaborada, no estudo, a partir da clara associação entre os cartões-postais da cidade, comercializados no passado e hoje em dia, e a Aracaju percebida atualmente por seus habitantes, verificada nos questionários aplicados, cada qual com o seu olhar específico, mas com resultados muito homogêneos em relação às características fundamentais da cidade. Numa perspectiva histórica, tenta-se retomar a Aracaju vista ao longo do tempo, por décadas, através principalmente da coletânea dos diversos cartões-postais existentes desde a primeira década do século XX e outras fontes como história escrita, poesias, relatos etc. Os marcos urbanos mais destacados são também evidenciados, quer aqueles resultantes da construção física da cidade, quer os estabelecidos na relação entre a urbe e seu meio ambiente. Assim, faz-se uma tentativa de mostrar como Aracaju foi moldada e se apresenta hoje com a imagem de uma bela capital, cidade tranqüila, admirada por todos, que a têm como o melhor local para se viver, um exemplo de organização... enfim, como a capital com melhor qualidade de vida do país! De certa forma, isso evidencia a falta de uma visão mais crítica da população em relação às questões urbanas e ao modo de viver, fato esperado ao se tratar com imagem, nitidamente falsa e expressão da forte manipulação da mídia na sociedade contemporânea.Aracaju: The Construction of the City Image discusses, in the context of urban perception, how the image of the city was formed through time, in the sense of being total or in part randomly built or instead formed as a consequence of a driven intent to select mainly positive views of the city, by opinion makers and public agents, private or technical. This idea is developed here starting from the clear association between postcards printed in the past and today and the Aracaju city currently perceived by its inhabitants, evaluated by questionnaires applied. Each one reveals an individual perception of the city, but all provide very homogeneous results in respect to its main characteristics. In an historical perspective, it was tried to recover the temporal trends in viewing the city for decades, by the collection of postcards available since early 20th-century and other sources, like written history, poetry, personal memories, and so on. The highlighted urban marks were also described, both resulting from physical construction of the city, as well as from those established between the city and its environment. Thus, this analysis provides an attempt to show how Aracaju was forged and presents itself as a beautiful State capital, calm and beloved by all, with a high standard in terms of life quality, an example of city organization...In short, the State capital with highest life quality in Brazil! In a certain way, at the same time this supports the lack of a more critical view of the city by its own population, in respect to urban questions and its way of life, an expected issue when dealing with perceived image, clearly false and expressing the strong Midia manipulation in the modern society.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLefevre, José Eduardo de AssisDiniz, Dora Neuza Leal 2009-05-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-15032010-155846/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:03Zoai:teses.usp.br:tde-15032010-155846Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Aracaju: A Construção da Imagem da Cidade discute, em termos de percepção urbana, como a imagem de uma cidade se forma ao longo do tempo, no sentido de ser total ou parcialmente incontrolável ou a conseqüência de um direcionamento intencional dos seus formadores de opinião e agentes públicos, privados ou técnicos, que selecionam apenas os pontos positivos da cidade. Essa idéia é elaborada, no estudo, a partir da clara associação entre os cartões-postais da cidade, comercializados no passado e hoje em dia, e a Aracaju percebida atualmente por seus habitantes, verificada nos questionários aplicados, cada qual com o seu olhar específico, mas com resultados muito homogêneos em relação às características fundamentais da cidade. Numa perspectiva histórica, tenta-se retomar a Aracaju vista ao longo do tempo, por décadas, através principalmente da coletânea dos diversos cartões-postais existentes desde a primeira década do século XX e outras fontes como história escrita, poesias, relatos etc. Os marcos urbanos mais destacados são também evidenciados, quer aqueles resultantes da construção física da cidade, quer os estabelecidos na relação entre a urbe e seu meio ambiente. Assim, faz-se uma tentativa de mostrar como Aracaju foi moldada e se apresenta hoje com a imagem de uma bela capital, cidade tranqüila, admirada por todos, que a têm como o melhor local para se viver, um exemplo de organização... enfim, como a capital com melhor qualidade de vida do país! De certa forma, isso evidencia a falta de uma visão mais crítica da população em relação às questões urbanas e ao modo de viver, fato esperado ao se tratar com imagem, nitidamente falsa e expressão da forte manipulação da mídia na sociedade contemporânea. |
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