Aracaju: a construção da imagem da cidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz, Dora Neuza Leal
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-15032010-155846/
Resumo: Aracaju: A Construção da Imagem da Cidade discute, em termos de percepção urbana, como a imagem de uma cidade se forma ao longo do tempo, no sentido de ser total ou parcialmente incontrolável ou a conseqüência de um direcionamento intencional dos seus formadores de opinião e agentes públicos, privados ou técnicos, que selecionam apenas os pontos positivos da cidade. Essa idéia é elaborada, no estudo, a partir da clara associação entre os cartões-postais da cidade, comercializados no passado e hoje em dia, e a Aracaju percebida atualmente por seus habitantes, verificada nos questionários aplicados, cada qual com o seu olhar específico, mas com resultados muito homogêneos em relação às características fundamentais da cidade. Numa perspectiva histórica, tenta-se retomar a Aracaju vista ao longo do tempo, por décadas, através principalmente da coletânea dos diversos cartões-postais existentes desde a primeira década do século XX e outras fontes como história escrita, poesias, relatos etc. Os marcos urbanos mais destacados são também evidenciados, quer aqueles resultantes da construção física da cidade, quer os estabelecidos na relação entre a urbe e seu meio ambiente. Assim, faz-se uma tentativa de mostrar como Aracaju foi moldada e se apresenta hoje com a imagem de uma bela capital, cidade tranqüila, admirada por todos, que a têm como o melhor local para se viver, um exemplo de organização... enfim, como a capital com melhor qualidade de vida do país! De certa forma, isso evidencia a falta de uma visão mais crítica da população em relação às questões urbanas e ao modo de viver, fato esperado ao se tratar com imagem, nitidamente falsa e expressão da forte manipulação da mídia na sociedade contemporânea.
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