As escolhas de adolescentes em aulas de educação física no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Filho, Antonio Sabino da
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39133/tde-16092010-144922/
Resumo: O objetivo do trabalho foi investigar as escolhas de adolescentes em aulas de educação física do ensino médio com relação a atividades de caminhada, corrida e futsal. Essas atividades foram organizadas em quatro temas principais: social, jogo, competição e fitness. Os participantes foram alunos de 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio (N = 271), de ambos os gêneros, com idades entre 15 e 23 anos. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede pública do estado de São Paulo, como parte das aulas de educação física. Foram utilizadas 15 aulas para cada série: três aulas introdutórias (uma para cada atividade), três de fechamento (uma para cada atividade) e três aulas em que ocorriam as escolhas para cada atividade. A variável dependente foi a quantidade de escolhas em cada um dos temas (social, com competição, jogo e fitness) nas atividades de caminhada, corrida e futsal. Os dados foram tratados por meio do módulo Trend (Trend Analysis and Multiple Comparisons) do software PEPI. Os resultados permitiram concluir que: (a) a escolaridade e a idade influenciaram as escolhas de alunos adolescentes de ambos os gêneros em relação à corrida e ao futsal. No caso da caminhada, apenas as moças foram afetadas pela escolaridade e os rapazes pela idade; (b) apenas as moças escolheram em maior quantidade as atividades com o tema social, sendo que em relação ao futsal essas escolhas foram acompanhadas daquelas do tema fitness; (c) para os rapazes, a competição foi o tema mais escolhido. Entretanto, essas escolhas foram acompanhadas daquelas do tema jogo na caminhada e no futsal; e, (d) as atividades com fitness foram aquelas menos escolhidas por alunos adolescentes de ambos os gêneros em relação à caminhada e à corrida. No caso do futsal, isso só ocorreu para os rapazes
id USP_62a2307cc56367f67e1f2995cc397655
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-16092010-144922
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling As escolhas de adolescentes em aulas de educação física no ensino médioThe choices of adolescents in physical education classes in high schoolAdolescentAdolescenteAtividade físicaChoiceEducação físicaEnsino médioEscolhaHigh schoolPhysical activityPhysical educationO objetivo do trabalho foi investigar as escolhas de adolescentes em aulas de educação física do ensino médio com relação a atividades de caminhada, corrida e futsal. Essas atividades foram organizadas em quatro temas principais: social, jogo, competição e fitness. Os participantes foram alunos de 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio (N = 271), de ambos os gêneros, com idades entre 15 e 23 anos. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede pública do estado de São Paulo, como parte das aulas de educação física. Foram utilizadas 15 aulas para cada série: três aulas introdutórias (uma para cada atividade), três de fechamento (uma para cada atividade) e três aulas em que ocorriam as escolhas para cada atividade. A variável dependente foi a quantidade de escolhas em cada um dos temas (social, com competição, jogo e fitness) nas atividades de caminhada, corrida e futsal. Os dados foram tratados por meio do módulo Trend (Trend Analysis and Multiple Comparisons) do software PEPI. Os resultados permitiram concluir que: (a) a escolaridade e a idade influenciaram as escolhas de alunos adolescentes de ambos os gêneros em relação à corrida e ao futsal. No caso da caminhada, apenas as moças foram afetadas pela escolaridade e os rapazes pela idade; (b) apenas as moças escolheram em maior quantidade as atividades com o tema social, sendo que em relação ao futsal essas escolhas foram acompanhadas daquelas do tema fitness; (c) para os rapazes, a competição foi o tema mais escolhido. Entretanto, essas escolhas foram acompanhadas daquelas do tema jogo na caminhada e no futsal; e, (d) as atividades com fitness foram aquelas menos escolhidas por alunos adolescentes de ambos os gêneros em relação à caminhada e à corrida. No caso do futsal, isso só ocorreu para os rapazesThe aim of this study was to investigate the choice made by adolescents at physical education high school classes in relation to walking, running and indoor soccer activities. These activities where organized in four main themes: social, game-like, competition and fitness. Participants were high school 1st, 2nd and 3th grade students (N = 271), of both genders, aged between 15 e 23 years. This research was conducted at a public state school of São Paulo, as part of regular physical education classes. For each grade fifteen classes were carried out: three introductory classes, (one for each activity), three for conclusion (one for each activity) and three in which the choice was possible. The dependent variable was choice quantity on each theme (social, competition, game-like and fitness) at walking, running and indoor soccer activities. Trend Analysis and Multiple Comparisons of PEPI software was used for data treatment. Results made it possible to conclude that: (a) school level and age influenced the choices made by adolescent students of both genders in relation to running and indoor soccer. Concerning walking, girls were influenced by school level and boys by age; (b) girls choose social theme more frequently, but in relation to indoor soccer those choices were associated to fitness theme; (c) for boys, competition was the most chosen theme. Nevertheless, those choices were associated to that one of game-like theme on walking and indoor soccer activities; and (d) fitness theme were the least chosen by adolescent students of both genders in relation to walking and running. In the case of indoor soccer this only happened for the boysBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCorrea, Umberto CesarSilva Filho, Antonio Sabino da2010-08-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39133/tde-16092010-144922/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:11Zoai:teses.usp.br:tde-16092010-144922Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv As escolhas de adolescentes em aulas de educação física no ensino médio
The choices of adolescents in physical education classes in high school
title As escolhas de adolescentes em aulas de educação física no ensino médio
spellingShingle As escolhas de adolescentes em aulas de educação física no ensino médio
Silva Filho, Antonio Sabino da
Adolescent
Adolescente
Atividade física
Choice
Educação física
Ensino médio
Escolha
High school
Physical activity
Physical education
title_short As escolhas de adolescentes em aulas de educação física no ensino médio
title_full As escolhas de adolescentes em aulas de educação física no ensino médio
title_fullStr As escolhas de adolescentes em aulas de educação física no ensino médio
title_full_unstemmed As escolhas de adolescentes em aulas de educação física no ensino médio
title_sort As escolhas de adolescentes em aulas de educação física no ensino médio
author Silva Filho, Antonio Sabino da
author_facet Silva Filho, Antonio Sabino da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Correa, Umberto Cesar
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Filho, Antonio Sabino da
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescent
Adolescente
Atividade física
Choice
Educação física
Ensino médio
Escolha
High school
Physical activity
Physical education
topic Adolescent
Adolescente
Atividade física
Choice
Educação física
Ensino médio
Escolha
High school
Physical activity
Physical education
description O objetivo do trabalho foi investigar as escolhas de adolescentes em aulas de educação física do ensino médio com relação a atividades de caminhada, corrida e futsal. Essas atividades foram organizadas em quatro temas principais: social, jogo, competição e fitness. Os participantes foram alunos de 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio (N = 271), de ambos os gêneros, com idades entre 15 e 23 anos. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede pública do estado de São Paulo, como parte das aulas de educação física. Foram utilizadas 15 aulas para cada série: três aulas introdutórias (uma para cada atividade), três de fechamento (uma para cada atividade) e três aulas em que ocorriam as escolhas para cada atividade. A variável dependente foi a quantidade de escolhas em cada um dos temas (social, com competição, jogo e fitness) nas atividades de caminhada, corrida e futsal. Os dados foram tratados por meio do módulo Trend (Trend Analysis and Multiple Comparisons) do software PEPI. Os resultados permitiram concluir que: (a) a escolaridade e a idade influenciaram as escolhas de alunos adolescentes de ambos os gêneros em relação à corrida e ao futsal. No caso da caminhada, apenas as moças foram afetadas pela escolaridade e os rapazes pela idade; (b) apenas as moças escolheram em maior quantidade as atividades com o tema social, sendo que em relação ao futsal essas escolhas foram acompanhadas daquelas do tema fitness; (c) para os rapazes, a competição foi o tema mais escolhido. Entretanto, essas escolhas foram acompanhadas daquelas do tema jogo na caminhada e no futsal; e, (d) as atividades com fitness foram aquelas menos escolhidas por alunos adolescentes de ambos os gêneros em relação à caminhada e à corrida. No caso do futsal, isso só ocorreu para os rapazes
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39133/tde-16092010-144922/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39133/tde-16092010-144922/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257078948691968