Redes como estratégia para o desenvolvimento regional integrado do turismo da região da Costa da Mata Atlântica (SP)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100140/tde-17012017-135004/ |
Resumo: | O turismo pode proporcionar desenvolvimento socioeconômico e bem-estar social, assim para manter-se competitivos, os destinos turísticos necessitam de adequação permanente para atender às expectativas de visitantes que desejam experenciar práticas turísticas diferenciadas.O conceito de regiões turísticas cada vez mais ganha espaço, visto que hoje pode ser considerado como elemento relevante para o desenvolvimento regional, no qual o espaço territorial deve ser visto como um espaço de transformação social, e não somente como espaço físico. O objeto de estudo dessa pesquisa foi a região turística Costa da Mata Atlântica,situada no litoral de São Paulo. A região metropolitana da Baixada Santista, como também é chamada, foi criada em 1996, composta por aglomeração e conurbação de nove municípios:Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente. A pesquisa teve como objetivo analisar as redes de turismo como estratégia para o desenvolvimento regional integrado do turismo da região Costa da Mata Atlântica. A pesquisa foi de natureza qualitativa e exploratória e caráter descritivo e teve como foco as abordagens da dimensão organizacional do turismo, que envolve a cooperação, capital social, competição, governança, as relações de poder e a gestão regional integrada. Foram aplicados questionários para identificar os relacionamentos e o nível destas relações, e os dados foram analisados pelo Ucinet 6, um programa de tratamento de dados relacionais, que permite identificar as características mais estruturais das redes de atores. As assertivas baseadas no referencial da dimensão organizacional do turismo, foram avaliados em escala Likert de 5 níveis, os atores identificaram seu grau de concordância ou discordância em relação às declarações ou atitudes medidas, e foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os atores envolvidos na gestão regional do turismo. Os resultados apontaram uma análise da gestão do turismo regional, com a efetivação de uma rede regional e identificou-se que os processos de relacionamentos precisam ser e estar coesos, de modo que todos percebam e tenham conhecimento de seus papéis, estreitando as alianças estratégicas, despertando maior envolvimento na elaboração, implementação e gestão de programas e de políticas de desenvolvimento turístico. A conectividade entre os atores envolvidos na gestão da região precisa ser fortalecida, para que haja troca de informações, planejamento conjunto, cooperação eficaz, aumentando a competitividade e consequentemente beneficiando e promovendo o protagonismo local e o desenvolvimento regional integrado do turismo |
id |
USP_62dea0f8048ce8dc884e8257fef3ee22 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-17012017-135004 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Redes como estratégia para o desenvolvimento regional integrado do turismo da região da Costa da Mata Atlântica (SP)Networks as a strategy for integrated regional development of tourism of the Costa da Mata Atlântica region (SP)Desenvolvimento regionalNetworksRedesRegião Costa da Mata Atlântica (SP)Region Costa da Mata Atlântica (SP)Regional DevelopmentTourismTurismoO turismo pode proporcionar desenvolvimento socioeconômico e bem-estar social, assim para manter-se competitivos, os destinos turísticos necessitam de adequação permanente para atender às expectativas de visitantes que desejam experenciar práticas turísticas diferenciadas.O conceito de regiões turísticas cada vez mais ganha espaço, visto que hoje pode ser considerado como elemento relevante para o desenvolvimento regional, no qual o espaço territorial deve ser visto como um espaço de transformação social, e não somente como espaço físico. O objeto de estudo dessa pesquisa foi a região turística Costa da Mata Atlântica,situada no litoral de São Paulo. A região metropolitana da Baixada Santista, como também é chamada, foi criada em 1996, composta por aglomeração e conurbação de nove municípios:Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente. A pesquisa teve como objetivo analisar as redes de turismo como estratégia para o desenvolvimento regional integrado do turismo da região Costa da Mata Atlântica. A pesquisa foi de natureza qualitativa e exploratória e caráter descritivo e teve como foco as abordagens da dimensão organizacional do turismo, que envolve a cooperação, capital social, competição, governança, as relações de poder e a gestão regional integrada. Foram aplicados questionários para identificar os relacionamentos e o nível destas relações, e os dados foram analisados pelo Ucinet 6, um programa de tratamento de dados relacionais, que permite identificar as características mais estruturais das redes de atores. As assertivas baseadas no referencial da dimensão organizacional do turismo, foram avaliados em escala Likert de 5 níveis, os atores identificaram seu grau de concordância ou discordância em relação às declarações ou atitudes medidas, e foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os atores envolvidos na gestão regional do turismo. Os resultados apontaram uma análise da gestão do turismo regional, com a efetivação de uma rede regional e identificou-se que os processos de relacionamentos precisam ser e estar coesos, de modo que todos percebam e tenham conhecimento de seus papéis, estreitando as alianças estratégicas, despertando maior envolvimento na elaboração, implementação e gestão de programas e de políticas de desenvolvimento turístico. A conectividade entre os atores envolvidos na gestão da região precisa ser fortalecida, para que haja troca de informações, planejamento conjunto, cooperação eficaz, aumentando a competitividade e consequentemente beneficiando e promovendo o protagonismo local e o desenvolvimento regional integrado do turismoTourism can provide socio-economic development and welfare. Tourist destinations need a new adequacy to meet the new demand of visitors wishing to experience new tourist practices, in order to become competitive destinations. The concept of tourist regions is gaining more and more ground, since it can be considered today as a relevant element for regional development. The territorial space should be seen as social change agent, and not only as physical space. This research aims to study the tourist region of Costa da Mata Atlântica, located in the coast of São Paulo. The metropolitan area of Baixada Santista, as it is also called, was established in 1996, consisting of agglomeration and conurbation of nine municipalities: Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos and Sao Vicente. The research aims to analyze the networks as a strategy for integrated regional development of tourism of the Costa da Mata Atlântica region. The research method is qualitative and exploratory, with descriptive nature. It focuses on the approaches of the organizational dimension of tourism, which involves cooperation, capital, competition, governance, power relations and integrated regional management. Surveys were applied to identify relationships and the level of relations, and the data were analyzed by the software Ucinet 6. The assertions based on the framework of the organizational dimension of tourism were evaluated in Likert scale of 5 levels, as well as semi-structured interviews with actors involved in regional tourism management. The results show an analysis of the regional tourism management, with the execution of a regional network. It was identified that the relationships of processes need to be cohesive, in which every actor understands and is aware of his role, arranging strategic alliances, evoking involvement in the preparation, implementation and management of programs and tourism development policies. Connectedness between the actors involved in the management of the region needs to be strengthened, so that there is exchange of information, joint planning, effective cooperation, increasing competitiveness and consequently benefiting and promoting local leadership and integrated regional development of tourismBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPTomazzoni, Edegar LuísBeck, Daniela Tineo Oliveira2016-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100140/tde-17012017-135004/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-17T16:34:08Zoai:teses.usp.br:tde-17012017-135004Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-17T16:34:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Redes como estratégia para o desenvolvimento regional integrado do turismo da região da Costa da Mata Atlântica (SP) Networks as a strategy for integrated regional development of tourism of the Costa da Mata Atlântica region (SP) |
title |
Redes como estratégia para o desenvolvimento regional integrado do turismo da região da Costa da Mata Atlântica (SP) |
spellingShingle |
Redes como estratégia para o desenvolvimento regional integrado do turismo da região da Costa da Mata Atlântica (SP) Beck, Daniela Tineo Oliveira Desenvolvimento regional Networks Redes Região Costa da Mata Atlântica (SP) Region Costa da Mata Atlântica (SP) Regional Development Tourism Turismo |
title_short |
Redes como estratégia para o desenvolvimento regional integrado do turismo da região da Costa da Mata Atlântica (SP) |
title_full |
Redes como estratégia para o desenvolvimento regional integrado do turismo da região da Costa da Mata Atlântica (SP) |
title_fullStr |
Redes como estratégia para o desenvolvimento regional integrado do turismo da região da Costa da Mata Atlântica (SP) |
title_full_unstemmed |
Redes como estratégia para o desenvolvimento regional integrado do turismo da região da Costa da Mata Atlântica (SP) |
title_sort |
Redes como estratégia para o desenvolvimento regional integrado do turismo da região da Costa da Mata Atlântica (SP) |
author |
Beck, Daniela Tineo Oliveira |
author_facet |
Beck, Daniela Tineo Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Tomazzoni, Edegar Luís |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Beck, Daniela Tineo Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento regional Networks Redes Região Costa da Mata Atlântica (SP) Region Costa da Mata Atlântica (SP) Regional Development Tourism Turismo |
topic |
Desenvolvimento regional Networks Redes Região Costa da Mata Atlântica (SP) Region Costa da Mata Atlântica (SP) Regional Development Tourism Turismo |
description |
O turismo pode proporcionar desenvolvimento socioeconômico e bem-estar social, assim para manter-se competitivos, os destinos turísticos necessitam de adequação permanente para atender às expectativas de visitantes que desejam experenciar práticas turísticas diferenciadas.O conceito de regiões turísticas cada vez mais ganha espaço, visto que hoje pode ser considerado como elemento relevante para o desenvolvimento regional, no qual o espaço territorial deve ser visto como um espaço de transformação social, e não somente como espaço físico. O objeto de estudo dessa pesquisa foi a região turística Costa da Mata Atlântica,situada no litoral de São Paulo. A região metropolitana da Baixada Santista, como também é chamada, foi criada em 1996, composta por aglomeração e conurbação de nove municípios:Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente. A pesquisa teve como objetivo analisar as redes de turismo como estratégia para o desenvolvimento regional integrado do turismo da região Costa da Mata Atlântica. A pesquisa foi de natureza qualitativa e exploratória e caráter descritivo e teve como foco as abordagens da dimensão organizacional do turismo, que envolve a cooperação, capital social, competição, governança, as relações de poder e a gestão regional integrada. Foram aplicados questionários para identificar os relacionamentos e o nível destas relações, e os dados foram analisados pelo Ucinet 6, um programa de tratamento de dados relacionais, que permite identificar as características mais estruturais das redes de atores. As assertivas baseadas no referencial da dimensão organizacional do turismo, foram avaliados em escala Likert de 5 níveis, os atores identificaram seu grau de concordância ou discordância em relação às declarações ou atitudes medidas, e foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os atores envolvidos na gestão regional do turismo. Os resultados apontaram uma análise da gestão do turismo regional, com a efetivação de uma rede regional e identificou-se que os processos de relacionamentos precisam ser e estar coesos, de modo que todos percebam e tenham conhecimento de seus papéis, estreitando as alianças estratégicas, despertando maior envolvimento na elaboração, implementação e gestão de programas e de políticas de desenvolvimento turístico. A conectividade entre os atores envolvidos na gestão da região precisa ser fortalecida, para que haja troca de informações, planejamento conjunto, cooperação eficaz, aumentando a competitividade e consequentemente beneficiando e promovendo o protagonismo local e o desenvolvimento regional integrado do turismo |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100140/tde-17012017-135004/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100140/tde-17012017-135004/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257089109393408 |