Ações educativas na assistência pré-natal de mulheres imigrantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Isabella Fontes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100134/tde-07112019-220307/
Resumo: O aumento dos fluxos migratórios internacionais na atualidade tem alcançado grande repercussão na mídia, ocupado agendas públicas e provocado ações de acolhida da população imigrante e efetivação de seus direitos. No Brasil, a saúde é um direito estabelecido constitucionalmente, e o acesso universal às ações e serviços que compõe o sistema de saúde é garantido para toda a população e inclui a população imigrante. A busca pelos serviços públicos de saúde por mulheres imigrantes ocorre, sobretudo, durante a gestação, parto e pós-parto. Esta pesquisa teve como objetivo identificar ações educativas realizadas no âmbito da atenção básica em saúde, no pré-natal de mulheres imigrantes. Para tal, a pesquisa esteve apoiada na perspectiva teórica construcionista. Foi realizada pesquisa qualitativa e as estratégias metodológicas utilizadas foram observação participante e entrevistas semiestruturadas com 9 profissionais de saúde. A análise dos dados se deu por meio da transcrição sequencial, integral e formulação de Mapas Dialógicos, organizados em quatro categorias temáticas: Percepção da presença das imigrantes na UBS internacional; Ações educativas em saúde: limitações no cotidiano da atenção às gestantes imigrantes; Estratégias de comunicação; e Os olhos de quem está na ponta: desafios e propostas para a assistência à saúde culturalmente sensível. O estudo indica que embora os profissionais de saúde busquem realizar as ações educativas, há necessidade de capacitação para o desenvolvimento de ações de Educação em Saúde que considerem os aspectos culturais e especificidades da população imigrante
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