O papel da comunidade Booktube na difusão e recepção da literatura canônica entre os jovens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Diana Vieira de Oliveira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8151/tde-19032024-104809/
Resumo: A presente pesquisa surgiu de uma reflexão acerca dos lugares que a literatura ocupa, atualmente, na nossa sociedade, para além da sala de aula tradicional. O tema central foi a investigação da(s) possibilidade(s) de utilização da comunidade Booktube como ferramenta de apoio motivacional durante o processo de letramento literário culto (introdução e encorajamento da leitura de clássicos literários). A pesquisa foi desenvolvida com o suporte da metodologia exploratória e descritiva. A coleta dos dados analisados de forma quali-quantitativa foi feita por meio da observação empírica de vídeos de diferentes canais de booktubers, de informações levantadas por meio da leitura de comentários nesses vídeos e, ainda, com o auxílio da pesquisa de campo que produziu questionários e entrevistas direcionados a dois diferentes grupos, ambos compostos por estudantes do 3° ano do Ensino Médio. O primeiro grupo foi composto por jovens que acompanhavam canais booktubers e o segundo grupo foi composto por jovens que não conheciam booktubers. O segundo grupo participou de uma oficina de leitura mediada por essa pesquisadora. Durante os encontros da oficina, a comunidade booktube foi apresentada a esse segundo grupo. A pesquisa se interessou também pela forma como o leitor contemporâneo se relaciona com duas categorias de obras, as chamadas literaturas culta e trivial, sem desconsiderar a problematização da relação dos booktubers com o mercado editorial, discutindo a transformação do livro em mercadoria e os interesses comerciais por trás da iniciativa booktube. Por fim, procurou compreender o papel da troca de experiência e da mediação de leitura para formação do leitor
id USP_63c434b7788d1bbcd29079f457adbc50
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-19032024-104809
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O papel da comunidade Booktube na difusão e recepção da literatura canônica entre os jovensThe role of the Booktube community in the dissemination and reception of canonical literature among young peopleBooktubersBooktubersCanonical LiteratureContemporary readerFormação do leitorLeitor contemporâneoLiteratura canônicaReader formationA presente pesquisa surgiu de uma reflexão acerca dos lugares que a literatura ocupa, atualmente, na nossa sociedade, para além da sala de aula tradicional. O tema central foi a investigação da(s) possibilidade(s) de utilização da comunidade Booktube como ferramenta de apoio motivacional durante o processo de letramento literário culto (introdução e encorajamento da leitura de clássicos literários). A pesquisa foi desenvolvida com o suporte da metodologia exploratória e descritiva. A coleta dos dados analisados de forma quali-quantitativa foi feita por meio da observação empírica de vídeos de diferentes canais de booktubers, de informações levantadas por meio da leitura de comentários nesses vídeos e, ainda, com o auxílio da pesquisa de campo que produziu questionários e entrevistas direcionados a dois diferentes grupos, ambos compostos por estudantes do 3° ano do Ensino Médio. O primeiro grupo foi composto por jovens que acompanhavam canais booktubers e o segundo grupo foi composto por jovens que não conheciam booktubers. O segundo grupo participou de uma oficina de leitura mediada por essa pesquisadora. Durante os encontros da oficina, a comunidade booktube foi apresentada a esse segundo grupo. A pesquisa se interessou também pela forma como o leitor contemporâneo se relaciona com duas categorias de obras, as chamadas literaturas culta e trivial, sem desconsiderar a problematização da relação dos booktubers com o mercado editorial, discutindo a transformação do livro em mercadoria e os interesses comerciais por trás da iniciativa booktube. Por fim, procurou compreender o papel da troca de experiência e da mediação de leitura para formação do leitorThis research arose from a reflection on the places that literature currently occupies in our society, beyond the traditional classroom. The central theme was the investigation of the possibility(s) of using the Booktube community as a motivational support tool during the cult literacy process (introduction and encouragement of the reading of literary classics). The research was developed with the support of exploratory and descriptive methodology. The amount of data analyzed in a qualitative and quantitative way was carried out through the empirical observation of videos from different booktubers channels, information gathered by reading comments on these videos and, also, with the aid of field research that produced questionnaires and interviews aimed at two different groups, both composed of students from the 3rd year of high school. The first group was composed of young people who followed booktubers channels and the second group was composed of young people who did not know booktubers. The second group participated in a reading workshop mediated by this researcher. During the workshop meetings, the booktube community was introduced to this second group. The research was also interested in the way in which the contemporary reader relates to two categories of litterature, the so-called cultured and trivial literature, without disregarding the questioning of the relationship between booktubers and the publishing market, discussing the transformation of the book into merchandise and the commercial interests behind the booktube initiative. Finally, it sought to understand the role of experience exchange and reading mediation for reader formationBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPHossne, Andrea SaadBarbosa, Diana Vieira de Oliveira2023-11-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8151/tde-19032024-104809/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-03-19T13:59:02Zoai:teses.usp.br:tde-19032024-104809Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-03-19T13:59:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel da comunidade Booktube na difusão e recepção da literatura canônica entre os jovens
The role of the Booktube community in the dissemination and reception of canonical literature among young people
title O papel da comunidade Booktube na difusão e recepção da literatura canônica entre os jovens
spellingShingle O papel da comunidade Booktube na difusão e recepção da literatura canônica entre os jovens
Barbosa, Diana Vieira de Oliveira
Booktubers
Booktubers
Canonical Literature
Contemporary reader
Formação do leitor
Leitor contemporâneo
Literatura canônica
Reader formation
title_short O papel da comunidade Booktube na difusão e recepção da literatura canônica entre os jovens
title_full O papel da comunidade Booktube na difusão e recepção da literatura canônica entre os jovens
title_fullStr O papel da comunidade Booktube na difusão e recepção da literatura canônica entre os jovens
title_full_unstemmed O papel da comunidade Booktube na difusão e recepção da literatura canônica entre os jovens
title_sort O papel da comunidade Booktube na difusão e recepção da literatura canônica entre os jovens
author Barbosa, Diana Vieira de Oliveira
author_facet Barbosa, Diana Vieira de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Hossne, Andrea Saad
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Diana Vieira de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Booktubers
Booktubers
Canonical Literature
Contemporary reader
Formação do leitor
Leitor contemporâneo
Literatura canônica
Reader formation
topic Booktubers
Booktubers
Canonical Literature
Contemporary reader
Formação do leitor
Leitor contemporâneo
Literatura canônica
Reader formation
description A presente pesquisa surgiu de uma reflexão acerca dos lugares que a literatura ocupa, atualmente, na nossa sociedade, para além da sala de aula tradicional. O tema central foi a investigação da(s) possibilidade(s) de utilização da comunidade Booktube como ferramenta de apoio motivacional durante o processo de letramento literário culto (introdução e encorajamento da leitura de clássicos literários). A pesquisa foi desenvolvida com o suporte da metodologia exploratória e descritiva. A coleta dos dados analisados de forma quali-quantitativa foi feita por meio da observação empírica de vídeos de diferentes canais de booktubers, de informações levantadas por meio da leitura de comentários nesses vídeos e, ainda, com o auxílio da pesquisa de campo que produziu questionários e entrevistas direcionados a dois diferentes grupos, ambos compostos por estudantes do 3° ano do Ensino Médio. O primeiro grupo foi composto por jovens que acompanhavam canais booktubers e o segundo grupo foi composto por jovens que não conheciam booktubers. O segundo grupo participou de uma oficina de leitura mediada por essa pesquisadora. Durante os encontros da oficina, a comunidade booktube foi apresentada a esse segundo grupo. A pesquisa se interessou também pela forma como o leitor contemporâneo se relaciona com duas categorias de obras, as chamadas literaturas culta e trivial, sem desconsiderar a problematização da relação dos booktubers com o mercado editorial, discutindo a transformação do livro em mercadoria e os interesses comerciais por trás da iniciativa booktube. Por fim, procurou compreender o papel da troca de experiência e da mediação de leitura para formação do leitor
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8151/tde-19032024-104809/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8151/tde-19032024-104809/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090856623276032