Simulação in situ no atendimento pré-hospitalar fixo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Viviane Aparecida Faria
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Goes, Fernanda dos Santos Nogueira de, Camargo, Rosangela Andrade Aukar de, Dalri, Maria Célia Barcellos, Vilela, Danielle Monteiro, Toneti, Bruna Francielle
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Recien (Online)
DOI: 10.24276/rrecien2024.14.42.304316
Texto Completo: https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/842
Resumo: Descrever uma intervenção pedagógica composta por oficinas teórico-práticas e simulação in situ, desenvolvida com e para a equipe de enfermagem, de acordo com a problematização da realidade e necessidades de aprendizagem. Realizou-se um estudo descritivo e exploratório com 37 profissionais de enfermagem de unidade pré-hospitalar fixa do interior de São Paulo. Parada Cardiorrespiratória, Infarto Agudo do Miocárdio, Eletrocardiograma e Trabalho em Equipe foram as principais necessidades de aprendizagem; essas informações subsidiaram o planejamento das oficinas teórico-práticas e simulação in situ, respectivamente.  As oficinas foram facilitadas com estratégias ativas. A simulação in situ ocorreu na própria unidade, envolvendo todos os profissionais com participação de 100% da equipe presente no dia.  Ações educativas com e para a equipe podem proporcionar uma reflexão sobre o cuidado integral e humanizado quando as necessidades dos participantes são respeitadas em atividades de formação profissional.Descritores: Enfermagem, Serviços Médicos de Emergência, Treinamento com Simulação de Alta Fidelidade.   In situ simulation in fixed pre-hospital care Abstract: To describe a pedagogical intervention composed of theoretical-practical workshops and in situ simulation, developed with and for the nursing team, according to the problematization of reality and learning needs. A descriptive and exploratory study was carried out with 37 nursing professionals from a fixed pre-hospital unit in the interior of São Paulo. Cardiorespiratory Arrest, Acute Myocardial Infarction, Electrocardiogram and Teamwork were the main learning needs. This information supported the planning of the workshops and in situ simulation, respectively. The workshops were facilitated with active strategies. The in-situ simulation took place in the unit, involving all professionals with 100% participation of the team present on the day. Educational actions with and for the team can provide an opportunity to reflect on comprehensive and humanized care when the participant’s needs are respected for professional training.Descriptors: Nursing, Emergency Medical Services, High Fidelity Simulation Training.   Simulación in situ en atención prehospitalaria fija. Resumen: Describir intervención pedagógica compuesta por talleres teórico-prácticos y simulación in situ, desarrollada con y para el equipo de enfermería, de acuerdo con la problematización de la realidad y las necesidades de aprendizaje. estudio descriptivo y exploratorio con 37 profesionales de enfermería de una unidad prehospitalaria del interior de São Paulo. Paro Cardiorrespiratorio, Infarto Agudo de Miocardio, Electrocardiograma y Trabajo en Equipo fueron las necesidades de aprendizaje; Esta información apoyó la planificación de los talleres y de simulación in situ, respectivamente. Los talleres fueron facilitados con estrategias activas. La simulación in situ se desarrolló en la unidad, involucrando a todos los profesionales con una participación del 100% del equipo. Las acciones educativas con y para el equipo pueden aportar una reflexión sobre la atención integral y humanizada cuando se respetan las necesidades de los participantes en las actividades de formación profesional.Descriptores: Enfermeria, Servicios Médicos de Urgencia, Enseñanza Mediante Simulación de Alta Fidelidad.
id IE-1_65d7e2b151f1b026f1339aea1c20b237
oai_identifier_str oai:ojs2.recien.com.br:article/842
network_acronym_str IE-1
network_name_str Revista Recien (Online)
spelling Simulação in situ no atendimento pré-hospitalar fixoEnfermagemServiços Médicos de EmergênciaTreinamento com Simulação de Alta FidelidadeDescrever uma intervenção pedagógica composta por oficinas teórico-práticas e simulação in situ, desenvolvida com e para a equipe de enfermagem, de acordo com a problematização da realidade e necessidades de aprendizagem. Realizou-se um estudo descritivo e exploratório com 37 profissionais de enfermagem de unidade pré-hospitalar fixa do interior de São Paulo. Parada Cardiorrespiratória, Infarto Agudo do Miocárdio, Eletrocardiograma e Trabalho em Equipe foram as principais necessidades de aprendizagem; essas informações subsidiaram o planejamento das oficinas teórico-práticas e simulação in situ, respectivamente.  As oficinas foram facilitadas com estratégias ativas. A simulação in situ ocorreu na própria unidade, envolvendo todos os profissionais com participação de 100% da equipe presente no dia.  Ações educativas com e para a equipe podem proporcionar uma reflexão sobre o cuidado integral e humanizado quando as necessidades dos participantes são respeitadas em atividades de formação profissional.Descritores: Enfermagem, Serviços Médicos de Emergência, Treinamento com Simulação de Alta Fidelidade.   In situ simulation in fixed pre-hospital care Abstract: To describe a pedagogical intervention composed of theoretical-practical workshops and in situ simulation, developed with and for the nursing team, according to the problematization of reality and learning needs. A descriptive and exploratory study was carried out with 37 nursing professionals from a fixed pre-hospital unit in the interior of São Paulo. Cardiorespiratory Arrest, Acute Myocardial Infarction, Electrocardiogram and Teamwork were the main learning needs. This information supported the planning of the workshops and in situ simulation, respectively. The workshops were facilitated with active strategies. The in-situ simulation took place in the unit, involving all professionals with 100% participation of the team present on the day. Educational actions with and for the team can provide an opportunity to reflect on comprehensive and humanized care when the participant’s needs are respected for professional training.Descriptors: Nursing, Emergency Medical Services, High Fidelity Simulation Training.   Simulación in situ en atención prehospitalaria fija. Resumen: Describir intervención pedagógica compuesta por talleres teórico-prácticos y simulación in situ, desarrollada con y para el equipo de enfermería, de acuerdo con la problematización de la realidad y las necesidades de aprendizaje. estudio descriptivo y exploratorio con 37 profesionales de enfermería de una unidad prehospitalaria del interior de São Paulo. Paro Cardiorrespiratorio, Infarto Agudo de Miocardio, Electrocardiograma y Trabajo en Equipo fueron las necesidades de aprendizaje; Esta información apoyó la planificación de los talleres y de simulación in situ, respectivamente. Los talleres fueron facilitados con estrategias activas. La simulación in situ se desarrolló en la unidad, involucrando a todos los profesionales con una participación del 100% del equipo. Las acciones educativas con y para el equipo pueden aportar una reflexión sobre la atención integral y humanizada cuando se respetan las necesidades de los participantes en las actividades de formación profesional.Descriptores: Enfermeria, Servicios Médicos de Urgencia, Enseñanza Mediante Simulación de Alta Fidelidad.Instituto ENFservic2024-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/84210.24276/rrecien2024.14.42.304316Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem; v. 14 n. 42 (2024): Publicação Contínua 2024; 304-3162358-3088reponame:Revista Recien (Online)instname:Instituto Enfservicinstacron:IEporhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/842/866https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBatista, Viviane Aparecida Faria Goes, Fernanda dos Santos Nogueira de Camargo, Rosangela Andrade Aukar de Dalri, Maria Célia Barcellos Vilela, Danielle Monteiro Toneti, Bruna Francielle 2024-06-14T10:58:35Zoai:ojs2.recien.com.br:article/842Revistahttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/PRIhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/oairevistarecien@gmail.com2358-30882177-157Xopendoar:2024-06-14T10:58:35Revista Recien (Online) - Instituto Enfservicfalse
dc.title.none.fl_str_mv Simulação in situ no atendimento pré-hospitalar fixo
title Simulação in situ no atendimento pré-hospitalar fixo
spellingShingle Simulação in situ no atendimento pré-hospitalar fixo
Simulação in situ no atendimento pré-hospitalar fixo
Batista, Viviane Aparecida Faria
Enfermagem
Serviços Médicos de Emergência
Treinamento com Simulação de Alta Fidelidade
Batista, Viviane Aparecida Faria
Enfermagem
Serviços Médicos de Emergência
Treinamento com Simulação de Alta Fidelidade
title_short Simulação in situ no atendimento pré-hospitalar fixo
title_full Simulação in situ no atendimento pré-hospitalar fixo
title_fullStr Simulação in situ no atendimento pré-hospitalar fixo
Simulação in situ no atendimento pré-hospitalar fixo
title_full_unstemmed Simulação in situ no atendimento pré-hospitalar fixo
Simulação in situ no atendimento pré-hospitalar fixo
title_sort Simulação in situ no atendimento pré-hospitalar fixo
author Batista, Viviane Aparecida Faria
author_facet Batista, Viviane Aparecida Faria
Batista, Viviane Aparecida Faria
Goes, Fernanda dos Santos Nogueira de
Camargo, Rosangela Andrade Aukar de
Dalri, Maria Célia Barcellos
Vilela, Danielle Monteiro
Toneti, Bruna Francielle
Goes, Fernanda dos Santos Nogueira de
Camargo, Rosangela Andrade Aukar de
Dalri, Maria Célia Barcellos
Vilela, Danielle Monteiro
Toneti, Bruna Francielle
author_role author
author2 Goes, Fernanda dos Santos Nogueira de
Camargo, Rosangela Andrade Aukar de
Dalri, Maria Célia Barcellos
Vilela, Danielle Monteiro
Toneti, Bruna Francielle
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Viviane Aparecida Faria
Goes, Fernanda dos Santos Nogueira de
Camargo, Rosangela Andrade Aukar de
Dalri, Maria Célia Barcellos
Vilela, Danielle Monteiro
Toneti, Bruna Francielle
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Serviços Médicos de Emergência
Treinamento com Simulação de Alta Fidelidade
topic Enfermagem
Serviços Médicos de Emergência
Treinamento com Simulação de Alta Fidelidade
description Descrever uma intervenção pedagógica composta por oficinas teórico-práticas e simulação in situ, desenvolvida com e para a equipe de enfermagem, de acordo com a problematização da realidade e necessidades de aprendizagem. Realizou-se um estudo descritivo e exploratório com 37 profissionais de enfermagem de unidade pré-hospitalar fixa do interior de São Paulo. Parada Cardiorrespiratória, Infarto Agudo do Miocárdio, Eletrocardiograma e Trabalho em Equipe foram as principais necessidades de aprendizagem; essas informações subsidiaram o planejamento das oficinas teórico-práticas e simulação in situ, respectivamente.  As oficinas foram facilitadas com estratégias ativas. A simulação in situ ocorreu na própria unidade, envolvendo todos os profissionais com participação de 100% da equipe presente no dia.  Ações educativas com e para a equipe podem proporcionar uma reflexão sobre o cuidado integral e humanizado quando as necessidades dos participantes são respeitadas em atividades de formação profissional.Descritores: Enfermagem, Serviços Médicos de Emergência, Treinamento com Simulação de Alta Fidelidade.   In situ simulation in fixed pre-hospital care Abstract: To describe a pedagogical intervention composed of theoretical-practical workshops and in situ simulation, developed with and for the nursing team, according to the problematization of reality and learning needs. A descriptive and exploratory study was carried out with 37 nursing professionals from a fixed pre-hospital unit in the interior of São Paulo. Cardiorespiratory Arrest, Acute Myocardial Infarction, Electrocardiogram and Teamwork were the main learning needs. This information supported the planning of the workshops and in situ simulation, respectively. The workshops were facilitated with active strategies. The in-situ simulation took place in the unit, involving all professionals with 100% participation of the team present on the day. Educational actions with and for the team can provide an opportunity to reflect on comprehensive and humanized care when the participant’s needs are respected for professional training.Descriptors: Nursing, Emergency Medical Services, High Fidelity Simulation Training.   Simulación in situ en atención prehospitalaria fija. Resumen: Describir intervención pedagógica compuesta por talleres teórico-prácticos y simulación in situ, desarrollada con y para el equipo de enfermería, de acuerdo con la problematización de la realidad y las necesidades de aprendizaje. estudio descriptivo y exploratorio con 37 profesionales de enfermería de una unidad prehospitalaria del interior de São Paulo. Paro Cardiorrespiratorio, Infarto Agudo de Miocardio, Electrocardiograma y Trabajo en Equipo fueron las necesidades de aprendizaje; Esta información apoyó la planificación de los talleres y de simulación in situ, respectivamente. Los talleres fueron facilitados con estrategias activas. La simulación in situ se desarrolló en la unidad, involucrando a todos los profesionales con una participación del 100% del equipo. Las acciones educativas con y para el equipo pueden aportar una reflexión sobre la atención integral y humanizada cuando se respetan las necesidades de los participantes en las actividades de formación profesional.Descriptores: Enfermeria, Servicios Médicos de Urgencia, Enseñanza Mediante Simulación de Alta Fidelidad.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-06-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/842
10.24276/rrecien2024.14.42.304316
url https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/842
identifier_str_mv 10.24276/rrecien2024.14.42.304316
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/842/866
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto ENFservic
publisher.none.fl_str_mv Instituto ENFservic
dc.source.none.fl_str_mv Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem; v. 14 n. 42 (2024): Publicação Contínua 2024; 304-316
2358-3088
reponame:Revista Recien (Online)
instname:Instituto Enfservic
instacron:IE
instname_str Instituto Enfservic
instacron_str IE
institution IE
reponame_str Revista Recien (Online)
collection Revista Recien (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Recien (Online) - Instituto Enfservic
repository.mail.fl_str_mv revistarecien@gmail.com
_version_ 1822183173139726336
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.24276/rrecien2024.14.42.304316