Simulação in situ no atendimento pré-hospitalar fixo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Recien (Online) |
DOI: | 10.24276/rrecien2024.14.42.304316 |
Texto Completo: | https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/842 |
Resumo: | Descrever uma intervenção pedagógica composta por oficinas teórico-práticas e simulação in situ, desenvolvida com e para a equipe de enfermagem, de acordo com a problematização da realidade e necessidades de aprendizagem. Realizou-se um estudo descritivo e exploratório com 37 profissionais de enfermagem de unidade pré-hospitalar fixa do interior de São Paulo. Parada Cardiorrespiratória, Infarto Agudo do Miocárdio, Eletrocardiograma e Trabalho em Equipe foram as principais necessidades de aprendizagem; essas informações subsidiaram o planejamento das oficinas teórico-práticas e simulação in situ, respectivamente. As oficinas foram facilitadas com estratégias ativas. A simulação in situ ocorreu na própria unidade, envolvendo todos os profissionais com participação de 100% da equipe presente no dia. Ações educativas com e para a equipe podem proporcionar uma reflexão sobre o cuidado integral e humanizado quando as necessidades dos participantes são respeitadas em atividades de formação profissional.Descritores: Enfermagem, Serviços Médicos de Emergência, Treinamento com Simulação de Alta Fidelidade. In situ simulation in fixed pre-hospital care Abstract: To describe a pedagogical intervention composed of theoretical-practical workshops and in situ simulation, developed with and for the nursing team, according to the problematization of reality and learning needs. A descriptive and exploratory study was carried out with 37 nursing professionals from a fixed pre-hospital unit in the interior of São Paulo. Cardiorespiratory Arrest, Acute Myocardial Infarction, Electrocardiogram and Teamwork were the main learning needs. This information supported the planning of the workshops and in situ simulation, respectively. The workshops were facilitated with active strategies. The in-situ simulation took place in the unit, involving all professionals with 100% participation of the team present on the day. Educational actions with and for the team can provide an opportunity to reflect on comprehensive and humanized care when the participant’s needs are respected for professional training.Descriptors: Nursing, Emergency Medical Services, High Fidelity Simulation Training. Simulación in situ en atención prehospitalaria fija. Resumen: Describir intervención pedagógica compuesta por talleres teórico-prácticos y simulación in situ, desarrollada con y para el equipo de enfermería, de acuerdo con la problematización de la realidad y las necesidades de aprendizaje. estudio descriptivo y exploratorio con 37 profesionales de enfermería de una unidad prehospitalaria del interior de São Paulo. Paro Cardiorrespiratorio, Infarto Agudo de Miocardio, Electrocardiograma y Trabajo en Equipo fueron las necesidades de aprendizaje; Esta información apoyó la planificación de los talleres y de simulación in situ, respectivamente. Los talleres fueron facilitados con estrategias activas. La simulación in situ se desarrolló en la unidad, involucrando a todos los profesionales con una participación del 100% del equipo. Las acciones educativas con y para el equipo pueden aportar una reflexión sobre la atención integral y humanizada cuando se respetan las necesidades de los participantes en las actividades de formación profesional.Descriptores: Enfermeria, Servicios Médicos de Urgencia, Enseñanza Mediante Simulación de Alta Fidelidad. |
id |
IE-1_65d7e2b151f1b026f1339aea1c20b237 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.recien.com.br:article/842 |
network_acronym_str |
IE-1 |
network_name_str |
Revista Recien (Online) |
spelling |
Simulação in situ no atendimento pré-hospitalar fixoEnfermagemServiços Médicos de EmergênciaTreinamento com Simulação de Alta FidelidadeDescrever uma intervenção pedagógica composta por oficinas teórico-práticas e simulação in situ, desenvolvida com e para a equipe de enfermagem, de acordo com a problematização da realidade e necessidades de aprendizagem. Realizou-se um estudo descritivo e exploratório com 37 profissionais de enfermagem de unidade pré-hospitalar fixa do interior de São Paulo. Parada Cardiorrespiratória, Infarto Agudo do Miocárdio, Eletrocardiograma e Trabalho em Equipe foram as principais necessidades de aprendizagem; essas informações subsidiaram o planejamento das oficinas teórico-práticas e simulação in situ, respectivamente. As oficinas foram facilitadas com estratégias ativas. A simulação in situ ocorreu na própria unidade, envolvendo todos os profissionais com participação de 100% da equipe presente no dia. Ações educativas com e para a equipe podem proporcionar uma reflexão sobre o cuidado integral e humanizado quando as necessidades dos participantes são respeitadas em atividades de formação profissional.Descritores: Enfermagem, Serviços Médicos de Emergência, Treinamento com Simulação de Alta Fidelidade. In situ simulation in fixed pre-hospital care Abstract: To describe a pedagogical intervention composed of theoretical-practical workshops and in situ simulation, developed with and for the nursing team, according to the problematization of reality and learning needs. A descriptive and exploratory study was carried out with 37 nursing professionals from a fixed pre-hospital unit in the interior of São Paulo. Cardiorespiratory Arrest, Acute Myocardial Infarction, Electrocardiogram and Teamwork were the main learning needs. This information supported the planning of the workshops and in situ simulation, respectively. The workshops were facilitated with active strategies. The in-situ simulation took place in the unit, involving all professionals with 100% participation of the team present on the day. Educational actions with and for the team can provide an opportunity to reflect on comprehensive and humanized care when the participant’s needs are respected for professional training.Descriptors: Nursing, Emergency Medical Services, High Fidelity Simulation Training. Simulación in situ en atención prehospitalaria fija. Resumen: Describir intervención pedagógica compuesta por talleres teórico-prácticos y simulación in situ, desarrollada con y para el equipo de enfermería, de acuerdo con la problematización de la realidad y las necesidades de aprendizaje. estudio descriptivo y exploratorio con 37 profesionales de enfermería de una unidad prehospitalaria del interior de São Paulo. Paro Cardiorrespiratorio, Infarto Agudo de Miocardio, Electrocardiograma y Trabajo en Equipo fueron las necesidades de aprendizaje; Esta información apoyó la planificación de los talleres y de simulación in situ, respectivamente. Los talleres fueron facilitados con estrategias activas. La simulación in situ se desarrolló en la unidad, involucrando a todos los profesionales con una participación del 100% del equipo. Las acciones educativas con y para el equipo pueden aportar una reflexión sobre la atención integral y humanizada cuando se respetan las necesidades de los participantes en las actividades de formación profesional.Descriptores: Enfermeria, Servicios Médicos de Urgencia, Enseñanza Mediante Simulación de Alta Fidelidad.Instituto ENFservic2024-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/84210.24276/rrecien2024.14.42.304316Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem; v. 14 n. 42 (2024): Publicação Contínua 2024; 304-3162358-3088reponame:Revista Recien (Online)instname:Instituto Enfservicinstacron:IEporhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/842/866https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBatista, Viviane Aparecida Faria Goes, Fernanda dos Santos Nogueira de Camargo, Rosangela Andrade Aukar de Dalri, Maria Célia Barcellos Vilela, Danielle Monteiro Toneti, Bruna Francielle 2024-06-14T10:58:35Zoai:ojs2.recien.com.br:article/842Revistahttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/PRIhttps://www.recien.com.br/index.php/Recien/oairevistarecien@gmail.com2358-30882177-157Xopendoar:2024-06-14T10:58:35Revista Recien (Online) - Instituto Enfservicfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Simulação in situ no atendimento pré-hospitalar fixo |
title |
Simulação in situ no atendimento pré-hospitalar fixo |
spellingShingle |
Simulação in situ no atendimento pré-hospitalar fixo Simulação in situ no atendimento pré-hospitalar fixo Batista, Viviane Aparecida Faria Enfermagem Serviços Médicos de Emergência Treinamento com Simulação de Alta Fidelidade Batista, Viviane Aparecida Faria Enfermagem Serviços Médicos de Emergência Treinamento com Simulação de Alta Fidelidade |
title_short |
Simulação in situ no atendimento pré-hospitalar fixo |
title_full |
Simulação in situ no atendimento pré-hospitalar fixo |
title_fullStr |
Simulação in situ no atendimento pré-hospitalar fixo Simulação in situ no atendimento pré-hospitalar fixo |
title_full_unstemmed |
Simulação in situ no atendimento pré-hospitalar fixo Simulação in situ no atendimento pré-hospitalar fixo |
title_sort |
Simulação in situ no atendimento pré-hospitalar fixo |
author |
Batista, Viviane Aparecida Faria |
author_facet |
Batista, Viviane Aparecida Faria Batista, Viviane Aparecida Faria Goes, Fernanda dos Santos Nogueira de Camargo, Rosangela Andrade Aukar de Dalri, Maria Célia Barcellos Vilela, Danielle Monteiro Toneti, Bruna Francielle Goes, Fernanda dos Santos Nogueira de Camargo, Rosangela Andrade Aukar de Dalri, Maria Célia Barcellos Vilela, Danielle Monteiro Toneti, Bruna Francielle |
author_role |
author |
author2 |
Goes, Fernanda dos Santos Nogueira de Camargo, Rosangela Andrade Aukar de Dalri, Maria Célia Barcellos Vilela, Danielle Monteiro Toneti, Bruna Francielle |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista, Viviane Aparecida Faria Goes, Fernanda dos Santos Nogueira de Camargo, Rosangela Andrade Aukar de Dalri, Maria Célia Barcellos Vilela, Danielle Monteiro Toneti, Bruna Francielle |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Serviços Médicos de Emergência Treinamento com Simulação de Alta Fidelidade |
topic |
Enfermagem Serviços Médicos de Emergência Treinamento com Simulação de Alta Fidelidade |
description |
Descrever uma intervenção pedagógica composta por oficinas teórico-práticas e simulação in situ, desenvolvida com e para a equipe de enfermagem, de acordo com a problematização da realidade e necessidades de aprendizagem. Realizou-se um estudo descritivo e exploratório com 37 profissionais de enfermagem de unidade pré-hospitalar fixa do interior de São Paulo. Parada Cardiorrespiratória, Infarto Agudo do Miocárdio, Eletrocardiograma e Trabalho em Equipe foram as principais necessidades de aprendizagem; essas informações subsidiaram o planejamento das oficinas teórico-práticas e simulação in situ, respectivamente. As oficinas foram facilitadas com estratégias ativas. A simulação in situ ocorreu na própria unidade, envolvendo todos os profissionais com participação de 100% da equipe presente no dia. Ações educativas com e para a equipe podem proporcionar uma reflexão sobre o cuidado integral e humanizado quando as necessidades dos participantes são respeitadas em atividades de formação profissional.Descritores: Enfermagem, Serviços Médicos de Emergência, Treinamento com Simulação de Alta Fidelidade. In situ simulation in fixed pre-hospital care Abstract: To describe a pedagogical intervention composed of theoretical-practical workshops and in situ simulation, developed with and for the nursing team, according to the problematization of reality and learning needs. A descriptive and exploratory study was carried out with 37 nursing professionals from a fixed pre-hospital unit in the interior of São Paulo. Cardiorespiratory Arrest, Acute Myocardial Infarction, Electrocardiogram and Teamwork were the main learning needs. This information supported the planning of the workshops and in situ simulation, respectively. The workshops were facilitated with active strategies. The in-situ simulation took place in the unit, involving all professionals with 100% participation of the team present on the day. Educational actions with and for the team can provide an opportunity to reflect on comprehensive and humanized care when the participant’s needs are respected for professional training.Descriptors: Nursing, Emergency Medical Services, High Fidelity Simulation Training. Simulación in situ en atención prehospitalaria fija. Resumen: Describir intervención pedagógica compuesta por talleres teórico-prácticos y simulación in situ, desarrollada con y para el equipo de enfermería, de acuerdo con la problematización de la realidad y las necesidades de aprendizaje. estudio descriptivo y exploratorio con 37 profesionales de enfermería de una unidad prehospitalaria del interior de São Paulo. Paro Cardiorrespiratorio, Infarto Agudo de Miocardio, Electrocardiograma y Trabajo en Equipo fueron las necesidades de aprendizaje; Esta información apoyó la planificación de los talleres y de simulación in situ, respectivamente. Los talleres fueron facilitados con estrategias activas. La simulación in situ se desarrolló en la unidad, involucrando a todos los profesionales con una participación del 100% del equipo. Las acciones educativas con y para el equipo pueden aportar una reflexión sobre la atención integral y humanizada cuando se respetan las necesidades de los participantes en las actividades de formación profesional.Descriptores: Enfermeria, Servicios Médicos de Urgencia, Enseñanza Mediante Simulación de Alta Fidelidad. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-06-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/842 10.24276/rrecien2024.14.42.304316 |
url |
https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/842 |
identifier_str_mv |
10.24276/rrecien2024.14.42.304316 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/842/866 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto ENFservic |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto ENFservic |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem; v. 14 n. 42 (2024): Publicação Contínua 2024; 304-316 2358-3088 reponame:Revista Recien (Online) instname:Instituto Enfservic instacron:IE |
instname_str |
Instituto Enfservic |
instacron_str |
IE |
institution |
IE |
reponame_str |
Revista Recien (Online) |
collection |
Revista Recien (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Recien (Online) - Instituto Enfservic |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarecien@gmail.com |
_version_ |
1822183173139726336 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.24276/rrecien2024.14.42.304316 |