Concepções sobre ciência e natureza: uma investigação das visões filosóficas de professores de física do ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lisbôa, Roseny Aparecida Miranda de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-17122015-105810/
Resumo: O objetivo deste trabalho é pesquisar e classificar as diversas concepções filosóficas sobre o mundo físico e a ciência em um grupo específico de físicos: professores do Instituto de Física da Universidade de São Paulo. O trabalho começou com a criação de um questionário envolvendo julgamentos ou opiniões sobre alguns assuntos da física, sempre procurando abordar conceitos fundamentais da filosofia da ciência, como verdade, realismo, reducionismo, determinismo, natureza do tempo físico, objetivos da ciência e visões religiosas. De posse desse questionário realizamos entrevistas com dez professores do Instituto de Física da USP e então partimos para as análises dessas respostas. A metodologia utilizada seguiu os princípios da pesquisa qualitativa associada à análise de conteúdo. Isso que nos permitiu o estabelecimento de critérios de classificação para as diversas concepções filosóficas encontradas nas respostas dos entrevistados e a criação de categorias que foram ilustradas com representações diagramáticas. Com esta pesquisa, pretende-se deixar abertos caminhos para que, no futuro, possam ser investigadas conexões com o ensino na sala de aula, os livros didáticos, práticas pedagógicas, estratégias de ensino, novas sequências didáticas, etc. Além disso, espera-se que essa pesquisa possa tornar-se um forte aliado no processo de ensino-aprendizagem de determinados fenômenos, influenciando também a maneira como a natureza da ciência é apresentada e como a Física é ensinada.
id USP_6498290f4cd06ca1cbcc87943f7e6d6e
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-17122015-105810
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Concepções sobre ciência e natureza: uma investigação das visões filosóficas de professores de física do ensino superiorCONCEPTIONS of SCIENCE and NATURE: an investigation of the philosophical views of physical teachers of higher educationAntirrealismoConcepções filosóficasEpistemological realismOntologicalPhilosophical conceptsRealism and anti-realismRealismo epistemológicoRealismo ontológicoTruth in scienceVerdade na ciênciaO objetivo deste trabalho é pesquisar e classificar as diversas concepções filosóficas sobre o mundo físico e a ciência em um grupo específico de físicos: professores do Instituto de Física da Universidade de São Paulo. O trabalho começou com a criação de um questionário envolvendo julgamentos ou opiniões sobre alguns assuntos da física, sempre procurando abordar conceitos fundamentais da filosofia da ciência, como verdade, realismo, reducionismo, determinismo, natureza do tempo físico, objetivos da ciência e visões religiosas. De posse desse questionário realizamos entrevistas com dez professores do Instituto de Física da USP e então partimos para as análises dessas respostas. A metodologia utilizada seguiu os princípios da pesquisa qualitativa associada à análise de conteúdo. Isso que nos permitiu o estabelecimento de critérios de classificação para as diversas concepções filosóficas encontradas nas respostas dos entrevistados e a criação de categorias que foram ilustradas com representações diagramáticas. Com esta pesquisa, pretende-se deixar abertos caminhos para que, no futuro, possam ser investigadas conexões com o ensino na sala de aula, os livros didáticos, práticas pedagógicas, estratégias de ensino, novas sequências didáticas, etc. Além disso, espera-se que essa pesquisa possa tornar-se um forte aliado no processo de ensino-aprendizagem de determinados fenômenos, influenciando também a maneira como a natureza da ciência é apresentada e como a Física é ensinada.The aim of this study is to investigate and classify the various philosophical conceptions about the physical world and science in a specific group of physicists: teachers of the Institute of Physics at the University of São Paulo (USP). The work began with the creation of a questionnaire involving judgments or opinions on some subjects of physics, addressing fundamental concepts of philosophy of science, such as truth, realism, reductionism, determinism, nature of physical time, aims of science, and religious views. With this questionnaire, interviews were conducted with ten professors from the Institute of Physics of USP, and then an analysis of the answers was made. The methodology used followed the principles of qualitative research associated with content analysis. This enabled us to establish criteria for classification for the various philosophical concepts found in the answers of the respondents, and to create categories that were illustrated with diagrammatic representations. We hope that in the future this research can be connected to issues in classroom teaching, textbooks, teaching practices, teaching strategies, new didactic sequences, etc. In addition, we hope that this research can become a strong ally in the teaching-learning process of certain phenomena, influencing the way the nature of science is presented and how physics is taught.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPessoa Junior, Osvaldo FrotaLisbôa, Roseny Aparecida Miranda de2015-11-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-17122015-105810/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:58Zoai:teses.usp.br:tde-17122015-105810Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções sobre ciência e natureza: uma investigação das visões filosóficas de professores de física do ensino superior
CONCEPTIONS of SCIENCE and NATURE: an investigation of the philosophical views of physical teachers of higher education
title Concepções sobre ciência e natureza: uma investigação das visões filosóficas de professores de física do ensino superior
spellingShingle Concepções sobre ciência e natureza: uma investigação das visões filosóficas de professores de física do ensino superior
Lisbôa, Roseny Aparecida Miranda de
Antirrealismo
Concepções filosóficas
Epistemological realism
Ontological
Philosophical concepts
Realism and anti-realism
Realismo epistemológico
Realismo ontológico
Truth in science
Verdade na ciência
title_short Concepções sobre ciência e natureza: uma investigação das visões filosóficas de professores de física do ensino superior
title_full Concepções sobre ciência e natureza: uma investigação das visões filosóficas de professores de física do ensino superior
title_fullStr Concepções sobre ciência e natureza: uma investigação das visões filosóficas de professores de física do ensino superior
title_full_unstemmed Concepções sobre ciência e natureza: uma investigação das visões filosóficas de professores de física do ensino superior
title_sort Concepções sobre ciência e natureza: uma investigação das visões filosóficas de professores de física do ensino superior
author Lisbôa, Roseny Aparecida Miranda de
author_facet Lisbôa, Roseny Aparecida Miranda de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pessoa Junior, Osvaldo Frota
dc.contributor.author.fl_str_mv Lisbôa, Roseny Aparecida Miranda de
dc.subject.por.fl_str_mv Antirrealismo
Concepções filosóficas
Epistemological realism
Ontological
Philosophical concepts
Realism and anti-realism
Realismo epistemológico
Realismo ontológico
Truth in science
Verdade na ciência
topic Antirrealismo
Concepções filosóficas
Epistemological realism
Ontological
Philosophical concepts
Realism and anti-realism
Realismo epistemológico
Realismo ontológico
Truth in science
Verdade na ciência
description O objetivo deste trabalho é pesquisar e classificar as diversas concepções filosóficas sobre o mundo físico e a ciência em um grupo específico de físicos: professores do Instituto de Física da Universidade de São Paulo. O trabalho começou com a criação de um questionário envolvendo julgamentos ou opiniões sobre alguns assuntos da física, sempre procurando abordar conceitos fundamentais da filosofia da ciência, como verdade, realismo, reducionismo, determinismo, natureza do tempo físico, objetivos da ciência e visões religiosas. De posse desse questionário realizamos entrevistas com dez professores do Instituto de Física da USP e então partimos para as análises dessas respostas. A metodologia utilizada seguiu os princípios da pesquisa qualitativa associada à análise de conteúdo. Isso que nos permitiu o estabelecimento de critérios de classificação para as diversas concepções filosóficas encontradas nas respostas dos entrevistados e a criação de categorias que foram ilustradas com representações diagramáticas. Com esta pesquisa, pretende-se deixar abertos caminhos para que, no futuro, possam ser investigadas conexões com o ensino na sala de aula, os livros didáticos, práticas pedagógicas, estratégias de ensino, novas sequências didáticas, etc. Além disso, espera-se que essa pesquisa possa tornar-se um forte aliado no processo de ensino-aprendizagem de determinados fenômenos, influenciando também a maneira como a natureza da ciência é apresentada e como a Física é ensinada.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-17122015-105810/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-17122015-105810/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090817790312448