O espaço como elemento de desigualdade intraescolar para pessoas com deficiência
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-21102020-154635/ |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo situar a temática espaço como fator de desigualdade intraescolar para pessoas com deficiência. Para tal, apresenta-se o debate teórico a respeito da estruturação do espaço escolar, abordando sua construção social, fundamentada na troca de experiências dos indivíduos na sociedade, e seu caráter disciplinador e normalizante, fruto dos ideais restritivos e autoritários das governanças que estabelecem e norteiam sua constituição, direcionando suas discussões à questão da deficiência. Além disso, expõe-se as normativas e a produção acadêmica que tratam do espaço, evidenciando o percurso histórico dos conceitos de acessibilidade e desenho universal, com intenção de retratar os aspectos teóricos e legais de sua constituição, à luz do direito ao acesso à escola das pessoas com deficiência, e os estudos que tomam a acessibilidade em escolas de educação formal como objeto de pesquisa, buscando sua problematização como um dos fatores de garantia de acesso das pessoas com deficiência à escola. Ademais, examina-se os trabalhos que pesquisam os processos causadores da desigualdade intraescolar, considerando, especialmente, os componentes escolares clássicos como nível socioeconômico, gênero e raça, tendo como propósito demonstrar porque a temática espaço deve configurar nesse contexto, e os dados acerca das condições estruturais das escolas de educação básica do país e do número de matrículas nestes estabelecimentos, atentando-se particularmente à etapa de ensino médio, no intuito de apurar a quantidade de alunos com deficiência que as frequentam. As análises e interpretações produzidas demonstram que as questões do espaço devem ser tratadas sob uma ótica que o compreende como produto das experiências e transformações sociais, em detrimento de uma perspectiva que o vincula exclusivamente à acessibilidade e ao desenho universal e que, embora a problematização do espaço como um fator de desigualdade intraescolar tenha imensa importância, sua constatação não soluciona as situações de exclusão que as pessoas com deficiência enfrentam no ambiente escolar. Conclui-se, assim, que uma reflexão deve ser realizada na busca da elaboração de dispositivos de monitoramento e análise que incorporem a questão do espaço, como produto das experiências e transformações sociais, nos levantamentos estatísticos efetuados pelos órgãos oficiais, fato que seria um primeiro passo de fundamental importância para a inserção da temática espaço como fator de desigualdade intraescolar para pessoas com deficiência. |
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O espaço como elemento de desigualdade intraescolar para pessoas com deficiênciaSpace as an element of intra-school inequality for people with disabilitiesAccessibilityAcessibilidadeDesenho universalDesigualdade intraescolarDisabled peopleEspaçoEspaço escolarIn-school inequalityPessoas com deficiênciaSchool spaceSpaceUniversal designO presente trabalho tem como objetivo situar a temática espaço como fator de desigualdade intraescolar para pessoas com deficiência. Para tal, apresenta-se o debate teórico a respeito da estruturação do espaço escolar, abordando sua construção social, fundamentada na troca de experiências dos indivíduos na sociedade, e seu caráter disciplinador e normalizante, fruto dos ideais restritivos e autoritários das governanças que estabelecem e norteiam sua constituição, direcionando suas discussões à questão da deficiência. Além disso, expõe-se as normativas e a produção acadêmica que tratam do espaço, evidenciando o percurso histórico dos conceitos de acessibilidade e desenho universal, com intenção de retratar os aspectos teóricos e legais de sua constituição, à luz do direito ao acesso à escola das pessoas com deficiência, e os estudos que tomam a acessibilidade em escolas de educação formal como objeto de pesquisa, buscando sua problematização como um dos fatores de garantia de acesso das pessoas com deficiência à escola. Ademais, examina-se os trabalhos que pesquisam os processos causadores da desigualdade intraescolar, considerando, especialmente, os componentes escolares clássicos como nível socioeconômico, gênero e raça, tendo como propósito demonstrar porque a temática espaço deve configurar nesse contexto, e os dados acerca das condições estruturais das escolas de educação básica do país e do número de matrículas nestes estabelecimentos, atentando-se particularmente à etapa de ensino médio, no intuito de apurar a quantidade de alunos com deficiência que as frequentam. As análises e interpretações produzidas demonstram que as questões do espaço devem ser tratadas sob uma ótica que o compreende como produto das experiências e transformações sociais, em detrimento de uma perspectiva que o vincula exclusivamente à acessibilidade e ao desenho universal e que, embora a problematização do espaço como um fator de desigualdade intraescolar tenha imensa importância, sua constatação não soluciona as situações de exclusão que as pessoas com deficiência enfrentam no ambiente escolar. Conclui-se, assim, que uma reflexão deve ser realizada na busca da elaboração de dispositivos de monitoramento e análise que incorporem a questão do espaço, como produto das experiências e transformações sociais, nos levantamentos estatísticos efetuados pelos órgãos oficiais, fato que seria um primeiro passo de fundamental importância para a inserção da temática espaço como fator de desigualdade intraescolar para pessoas com deficiência.This paper aims to locate the theme space as a factor of intra-school inequality for people with disabilities. For such, the theoretical debate about the structuring of the school space is presented, approaching its social construction, based on the exchange of experiences of individuals in society, and its disciplinary and normalizing character, fruit of the restrictive and authoritarian ideals of the governments that establish and guide their constitution, directing their discussions to the issue of disability. In addition, the normative and academic production dealing with space are exposed, highlighting the historical course of the concepts of accessibility and universal design, with the intention of portraying the theoretical and legal aspects of its constitution, in the light of the right to access to school of people with disabilities, and studies that take accessibility in schools of formal education as a research object, seeking its problematization as one of the factors guaranteeing access of people with disabilities to school. In addition, we examine the works that investigate the processes that cause intra-school inequality, especially considering the classic school components such as socioeconomic level, gender and race, with the purpose of demonstrating why the space theme should configure in this context, and the data about structural conditions of the country\'s elementary schools and the number of enrollments in these establishments, paying particular attention to the high school stage, in order to determine the number of students with disabilities who attend them. The analyzes and interpretations produced show that the issues of space should be treated from the perspective that understands it as a product of social experiences and transformations, rather than a perspective that exclusively links it to accessibility and universal design and that, although the problematization of as space as a factor of intra-school inequality is of immense importance, its finding does not solve the situations of exclusion that people with disabilities face in the school environment. It is concluded, therefore, that a reflection should be made in the search for the elaboration of monitoring and analysis devices that incorporate the issue of space, as a product of social experiences and transformations, in the statistical surveys made by the official bodies, a fact that would be a first step of fundamental importance for the insertion of the theme space as a factor of intra-school inequality for people with disabilities.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilva, ShirleyPavan, Douglas Vitorio2019-11-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-21102020-154635/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-11-25T21:27:02Zoai:teses.usp.br:tde-21102020-154635Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-11-25T21:27:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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O presente trabalho tem como objetivo situar a temática espaço como fator de desigualdade intraescolar para pessoas com deficiência. Para tal, apresenta-se o debate teórico a respeito da estruturação do espaço escolar, abordando sua construção social, fundamentada na troca de experiências dos indivíduos na sociedade, e seu caráter disciplinador e normalizante, fruto dos ideais restritivos e autoritários das governanças que estabelecem e norteiam sua constituição, direcionando suas discussões à questão da deficiência. Além disso, expõe-se as normativas e a produção acadêmica que tratam do espaço, evidenciando o percurso histórico dos conceitos de acessibilidade e desenho universal, com intenção de retratar os aspectos teóricos e legais de sua constituição, à luz do direito ao acesso à escola das pessoas com deficiência, e os estudos que tomam a acessibilidade em escolas de educação formal como objeto de pesquisa, buscando sua problematização como um dos fatores de garantia de acesso das pessoas com deficiência à escola. Ademais, examina-se os trabalhos que pesquisam os processos causadores da desigualdade intraescolar, considerando, especialmente, os componentes escolares clássicos como nível socioeconômico, gênero e raça, tendo como propósito demonstrar porque a temática espaço deve configurar nesse contexto, e os dados acerca das condições estruturais das escolas de educação básica do país e do número de matrículas nestes estabelecimentos, atentando-se particularmente à etapa de ensino médio, no intuito de apurar a quantidade de alunos com deficiência que as frequentam. As análises e interpretações produzidas demonstram que as questões do espaço devem ser tratadas sob uma ótica que o compreende como produto das experiências e transformações sociais, em detrimento de uma perspectiva que o vincula exclusivamente à acessibilidade e ao desenho universal e que, embora a problematização do espaço como um fator de desigualdade intraescolar tenha imensa importância, sua constatação não soluciona as situações de exclusão que as pessoas com deficiência enfrentam no ambiente escolar. Conclui-se, assim, que uma reflexão deve ser realizada na busca da elaboração de dispositivos de monitoramento e análise que incorporem a questão do espaço, como produto das experiências e transformações sociais, nos levantamentos estatísticos efetuados pelos órgãos oficiais, fato que seria um primeiro passo de fundamental importância para a inserção da temática espaço como fator de desigualdade intraescolar para pessoas com deficiência. |
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