Acessibilidade em ambientes virtuais de aprendizagem sob a perspectiva do desenho universal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Beda, Juliana da Silva Linhares
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=126216
Resumo: Orientadora: Profª. Drª. Denise Hideko Goya
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spelling Acessibilidade em ambientes virtuais de aprendizagem sob a perspectiva do desenho universalAMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEMACESSIBILIDADEINCLUSÃODESENHO UNIVERSALDESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEMPESSOA COM DEFICIÊNCIAVIRTUAL LEARNING ENVIRONMENTSACCESSIBILITYINCLUSIONUNIVERSAL DESIGNUNIVERSAL DESIGN FOR LEARNINGPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - UFABCOrientadora: Profª. Drª. Denise Hideko GoyaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Santo André, 2023.A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência garante os direitos de acesso, inclusão e participação das pessoas com deficiência (PcD) em diferentes esferas da sociedade. Porém, para conviver nesses espaços, reais ou virtuais, as PcD precisam que eles sejam projetados em uma perspectiva inclusiva. No contexto educacional, considerando os espaços virtuais, há os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), nos quais existe a necessidade de desenvolver elementos que permitam a autonomia em todas as formas de interação e interatividade que o ambiente propõe. Este trabalho tem como principal objetivo elaborar, categorizar e avaliar um conjunto de critérios de acessibilidade visando o desenho universal para elaboração de cursos e disciplinas instanciados em ambientes virtuais de aprendizagem. Com esse propósito foi elaborado um conjunto de critérios de acessibilidade, com base no levantamento realizado por meio de um mapeamento sistemático da literatura. Os critérios foram categorizados em Design de Interação, Design Visual e Design de Conteúdo Visual, Audiovisual e Verbal, de acordo com o Design Psicologicamente Inclusivo, além de serem classificados em função de quem pode aplicá-los (desenvolvedores de sistemas, designers instrucionais e educadores). Em seguida, foi criada uma lista, com base no refinamento do conjunto, com critérios aplicáveis por educadores para dar suporte à estruturação de cursos e disciplinas mais acessíveis, instanciados em ambientes virtuais de aprendizagem. A lista foi avaliada em duas etapas: (i) 13 especialistas, profissionais da educação e da educação especial e inclusiva, avaliaram 9 critérios de qualidade - relevância, corretude, consistência, clareza, inequívoco, completude, autenticidade, flexibilidade, usabilidade; e, (ii) avaliação da usabilidade e flexibilidade da lista aplicando em um cenário real, o AVA Moodle instalado e configurado para a Universidade Federal do ABC. A avaliação qualitativa das respostas dos especialistas aponta a relevância, autenticidade e flexibilidade da lista. O Moodle utilizado para os testes, com um plugin de acessibilidade instalado, atende critérios como acesso por leitores de tela, opções de alteração das cores para visualização e possibilidade de diferentes formas de acessar e concluir atividades abertas. Contudo, continua com deficiências para disponibilização dos conteúdos em Libras, opções para visualização de vídeos, limitações aos tipos de conteúdo disponibilizados em fóruns e ampla dependência dos conhecimentos do educador sobre acessibilidade para manipulação do conteúdo. Ambas etapas avaliativas indicaram aprimoramentos de qualidade, especialmente para melhoria da usabilidade da lista de critérios de acessibilidade. A avaliação com o Moodle permitiu verificar também a aderência de um AVA à lista, durante a elaboração de cursos e disciplinas mais inclusivos por educadores; como resultado, foram obtidas evidências de que o ambiente requer evolução e atenção principalmente em aspectos relacionados a vídeos e a conteúdo em Libras, considerando o cenário de teste.The Brazilian Law of Inclusion of People with Disabilities guarantees the rights of access, inclusion and participation of People With Disabilities (PWD) in different spheres of society. However, to inhabit in these real or virtual spaces, PWD need the spaces to be designed with an inclusive perspective. In the educational context, considering virtual spaces, there are the Learning Virtual Environments (LVE), in which there is a need to develop elements that allow autonomy to PWD in all forms of interaction and interactivity that the environment proposes. The main objective of this work is to elaborate, categorize and evaluate a set of accessibility criteria aiming at the universal design for the elaboration of courses and disciplines instantiated in Learning Virtual Environments. As a result, a set of accessibility criteria was elaborated, based on the survey conducted through a systematic mapping of the literature. The criteria were categorized into Interaction Design, Visual Design and Visual, Audiovisual and Verbal Content Design, according to the Psychologically Inclusive Design, besides being classified according to who can apply them (system developers, instructional designers and educators). Then, a list was created, based on the refinement of the set, with criteria applicable by educators to support the elaboration of more accessible courses and disciplines, instantiated in virtual learning environments. The list was evaluated in two stages: (i) 13 experts, professionals from education and special and inclusive education, evaluated 9 quality criteria - relevance, correctness, consistency, clarity, unequivocalness, completeness, authenticity, flexibility, usability; and, (ii) evaluation of the usability and flexibility of the list applying in a real scenario, the Moodle LVE installed and configured for the Federal University of ABC. The qualitative evaluation of the experts' responses pointed out the relevance, authenticity and flexibility of the list. The Moodle used for the tests, with an accessibility plugin installed, meets criteria such as access by screen readers, options to change colors for viewing and the possibility of different ways to access and complete open activities. However, it continues with deficiencies for the availability of content in Libras, options for viewing videos, limitations to the types of content available in forums and a wide dependence of the educator's knowledge on accessibility requirements to manipulate the content. Both evaluation stages indicated quality improvements, especially for improving the usability of the accessibility criteria list. The evaluation with Moodle also allowed to verify the adherence of a LVE to the list, during the elaboration of more inclusive courses and disciplines by educators. As a result, evidence was obtained that the environment requires evolution and attention especially in aspects related to videos and content in Libras, considering the testing scenario.Goya, Denise HidekoRodriguez, Carla LopesEler, Marcelo MedeirosBeda, Juliana da Silva Linhares2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf187 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=126216http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=126216&midiaext=81130Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=126216porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-26T14:44:17Zoai:BDTD:126216Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2024-01-26T14:44:17Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
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